Sem salários, funcionários da Saúde vão fazer manifestação nesta sexta

Segundo o secretário de Administração, os cofres municipais estavam vazios quando o governo assumiu, mas até o dia 30 todos receberão seus salários.

Servidores vão fazer manifestação
Descrição: Servidores vão fazer manifestação Crédito: Lourenço Bonifácio

Com salários atrasados desde o início do mês, os funcionários do setor de Saúde de Taguatinga vão protestar nesta sexta-feira, 23, contra a falta de pagamento. De acordo com o servidor Iurupy Dias de Macedo, a situação vem causando uma série de transtornos para os servidores e também para o comércio local.

 

"Hoje (22) contratamos um carro de som para percorrer as ruas da cidade informando e pedindo a compreensão dos comerciantes pelo atraso em nossas contas”, afirmou o servidor.

 

De acordo com Iurupy, o atraso no pagamento provoca também outros transtornos para os funcionários.  “Estamos pagando juros no cheque especial e no cartão de crédito pelo atraso no pagamento por parte da Prefeitura” esclareceu.

 

Pagamento

O servidor contou que os salários sempre foram pagos até o dia dez de cada mês, mas desde julho passou a ser feito no dia 20 e nos últimos meses os atrasos têm sido maiores. “Desde que o prefeito Ailton Gomes assumiu, nunca recebemos em dia” sustentou.

 

Falta de certidão

O secretário de Administração da Prefeitura de Taguatinga, Geraldir Francisco Teodoro Gonçalves, admitiu ao Portal T1 Notícias que os salários estão atrasados. De acordo com o secretário, “a atual administração assumiu em 1º de junho e os cofres municipais estavam vazios”, argumentou.

 

O secretário informou ainda que a dificuldade de quitar a folha de pagamento aconteceu porque a Prefeitura não conseguiu obter certidão negativa das dívidas do INSS. Com isso os recursos que seriam repassados para pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) ficaram retidas e o município usou dinheiro de outras fontes para manter o hospital municipal em funcionamento.

 

Garantia

Geraldir Gonçalves informou que só em AIHs retidas o município tem mais de 280 mil para receber. “Assim que estes recursos forem liberados vamos quitar todos os débitos com os servidores da Saúde”, afirmou. “De qualquer forma até o dia 30 todos receberão seus salários” garantiu o secretário.

 

Comentários (0)