Semana de Trânsito tem como meta evitar acidentes por excesso de velocidade

Começou nesta terça-feira, 18, em todo o País, a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, a programação segue até dia 25.

Blitzs educativas
Descrição: Blitzs educativas Crédito: Assessoria

A Semana Nacional de Trânsito teve início nessa terça-feira, 18, e vai até o dia 25. Este ano, a campanha mundial busca conscientizar os motoristas e motociclistas a respeito da alta velocidade, com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os setores municipais de Trânsito em relação à “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

 

Os responsáveis pelo Trânsito no âmbito municipal, de acordo com a CNM, podem promover campanhas em jornais, rádios e TVs locais. As emissoras têm a obrigação de vincular o conteúdo gratuitamente, conforme o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O trabalho de conscientização feito pelos Municípios está previsto na Resolução 420/69 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Aos gestores interessados em aderir às campanhas, a CNM informa que, no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no menu Educação, é possível acessar a exemplos de campanhas de TV, rádio e mídia impressa e modelos internacionais.

 

Campanha

A Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Vários países se unem nesta semana em prol de melhorias no Trânsito e na redução do número de vítimas em acidentes. Aqui no Brasil, a maioria são os jovens entre 18 e 25 anos, com destaques aos do sexo masculino.

 

Hemocentro e Detran realizam campanha

Com o objetivo de sensibilizar os condutores de veículos de Palmas, nas principais vias da capital sobre a importância da doação de sangue e de dirigir com segurança, o Hemocentro Coordenador de Palmas, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Guarda Metropolitana (ATTM), Polícia Militar e voluntários, realizam no período de 19 a 20, blitz educativas nas principais avenidas de Palmas.

 

Durante a blitz além de serem distribuídas sacolas de lixo para carro e porta documentos, também serão distribuídos folhetos educativos e informativos para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e comerciantes.

 

A ação faz parte do projeto “A vida é bela, respeite o trânsito e não tenha pressa para acabar com ela”, idealizado pela Hemorrede Tocantins, em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em todo o país de 18 a 25 de setembro.

 

De acordo com a gerente de captação do Hemocentro Coordenador Palmas, Denis Gomes, a participação do Hemocentro nestas mobilizações é importante, uma vez que as maiores demandas de sangue nas Unidades hospitalares são das vitimas de acidentes de trânsito, principalmente na capital.

 

Programação

19/09/2012 – 08h às 9h - AV JK em frente ao Banco do Brasil,  9h às 10h, AV 103 Norte em frente à galeria Bela Palmas;

16h às 17h - Taquaralto Av Tocantins em frente ao Nosso Lar,  17h às 18h30 Taquaralto Av Tocantins em frente ao Banco do Brasil;

20/09/2012 – 8h20 as 10h - Teotônio Segurado, em frente o Rio do Sono, próximo ao Palmas Shopping


 

Comentários (0)