Semana do Bebê começa com diversas ações em defesa da primeira infância

Semana começou nesta segunda-feira, 23, com a realização de eventos em três pontos da cidade, como palestras e ações voltadas para a preservação dos direitos da primeira infância

Foi aberta a 1ª Semana do Bebê em Araguaína
Descrição: Foi aberta a 1ª Semana do Bebê em Araguaína Crédito: Foto:Ascom Araguaína

Com apresentações artísticas, brincadeiras, palestras e rodas de conversa foi aberta nesta segunda-feira, 23, a 1ª Semana do Bebê em Araguaína. A solenidade de abertura foi realizada no Parque Cimba, onde o prefeito Ronaldo Dimas assinou a Lei Municipal nº 3.007/2016, que oficializa a Semana no Município e prevê sua realização todos os anos.


Além do prefeito, secretários municipais da Saúde e da Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Jean Luís Coutinho e Jocirley Oliveira, respectivamente, a primeira dama Nil Dimas, profissionais ligados a estas duas secretarias e demais entidades parceiras participaram da solenidade.

Durante o evento, o prefeito Ronaldo Dimas destacou que várias ações já são realizadas para crianças dentro da sua gestão. “Sem dúvida alguma, existe uma preocupação maior com as crianças dessa faixa etária na nossa gestão. Prova disso é a evolução e capacidade das nossas creches e os 40% de todo nosso mandato na educação. Isso reflete bem que queremos um futuro de pessoas com direitos e conceitos bem definidos de cidadania”, disse Dimas.

A Semana é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF).


Palestras


A enfermeira do Município, Ana Paula Souza, ministrou duas palestras no Colégio da Polícia Militar de Araguaína, com os temas “Adolescência, sexualidade e gravidez” e “O direito à saúde dos adolescentes”.

Cerca de 250 alunas do colégio prestaram bastante atenção nas duas palestras que abordaram situações reais e orientou-as como se prevenirem. “O meu público alvo hoje são meninas; quero repassar os cuidados para aquelas que tenham vida sexual ativa e também alertar que quanto mais maduras, melhor para iniciarem e se responsabilizarem pelos próprios atos”, disse Ana.

A estudante Sara Alexandra Ribeiro, 16 anos, cursando a 2ª série do ensino médio, conta que em sua casa, o pai já aconselha sobre os cuidados e riscos de uma relação sexual e gravidez. “Espero descobrir o que eu ainda não sei sobre a gravidez e o sexo precoce. Apesar de que meu pai sempre conversa muito lá em casa comigo, mais do que minha mãe até”, disse a adolescente.

Roda de conversa
À tarde, na Unidade Básica de Saúde José Ronaldo, no setor Dom Orione, foi realizada uma roda de conversa promovida por seis acadêmicas do 7º período de medicina do ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Voltada para gestantes e mães que possuíam filhos na primeira infância, a roda de conversa teve como tema a alimentação adequada no primeiro momento da vida e os três testes mais importantes da primeira infância: o Teste do Pezinho, Orelhinha e Olhinho.

A acadêmica e palestrante, Tatiana Pimenta, contou a importância do leite materno nos seis primeiros meses do bebê. “O leite materno previne os riscos de saúde do bebê e aumenta a imunidade. Nem água ele precisa tomar nos seis primeiros meses”, explica à acadêmica.

Com três filhos na primeira infância, a dona de casa Ayllane Ferreira, 24 anos, contou que foi deixar o pai na unidade básica e resolveu participar, no intuito de retirar dúvidas na criação de sua filha de cinco anos que apresenta mais problemas de saúde que os outros dois. “A de cinco anos vive doente e foi a que menos mamou no peito também, vou pegar algumas dicas”, comentou a mãe. 


Resumo da programação


Dia 24 (terça-feira)
8h - Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS Ponte, no Setor Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, no Setor José Ferreira; e UBS Barros, no Setor Barros);
8h – Palestra “Gravidez na adolescência” (Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no Bairro São João);
20h – Palestra “Licença paternidade e cuidados com a 1ª Infância” (Escola Municipal Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína; na Escola Municipal Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul; e na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal).


Dia 25 (quarta-feira)
7h30 - Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Edília Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul 2);
9h – Palestra “Prevenção ao uso do tabaco, álcool e outras drogas” (Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, no Bairro JK);
9h - Encontro do primeiro bebê nascido após a implantação da Lei Municipal da Semana do Bebê com o prefeito Ronaldo Dimas (Hospital Dom Orione);
16h - Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda).

Comentários (0)