Semus: Cartão de vacinas precisa ser mantido em dia por crianças, adultos e idosos

A Secretaria de Saúde Palmas (Semus) orienta que adultos e crianças atualizem a caderneta de vacinas em um dos 34 Centros de Saúde de Palmas para se imunizar.

Crédito: Divulgação

Ao longo da vida boa parte dos adultos perde o hábito de se vacinar, mas o que muitos não sabem é que precisam ser imunizados para não se tornarem transmissores de doenças. A Secretaria de Saúde Palmas (Semus) orienta que adultos e crianças atualizem a caderneta de vacinas em um dos 34 Centros de Saúde da Comunidade da Capital para se imunizar.

 

 

A enfermeira Juliana Araújo lembra ainda que quem tem mais de 60 anos também precisa se vacinar uma vez por ano contra a gripe. “Além da vacina contra a influenza esse público também deve tomar a vacina antipneumocócica, que protege de doenças graves, como pneumonia e meningite. O ideal é fazer um controle. Por meio de um exame de sangue também é possível afirmar se você está imunizado contra uma determinada doença; converse regularmente com seu médico.

 

Principais Vacinas

 

Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.

 

Tríplice viral (SRC) – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.

 

Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. Você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

 

Febre amarela – você também precisa ser vacinado uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto. Mas ela é contraindicada para as gestantes e para as mulheres que estiverem amamentando.

Comentários (0)