SENAI retoma, de forma online, capacitação de mão de obra para frigoríficos

Carne bovina foi o 2º item mais exportado pelo estado este ano com 19% de participação do total de exportações até maio.

Crédito: Júnior Veras

O segmento de carnes continua crescendo no Tocantins, mesmo em meio a pandemia, registrando um aumento de 103% nas exportações de janeiro a maio de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC). Para garantir que o setor continue aquecido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Gurupi retomou as aulas, que estavam suspensas presencialmente, na modalidade online para as turmas que já estavam em andamento dos aprendizes dos frigoríficos Boi Brasil e Cooperfrigu Foods.

 

A gerente do SENAI em Gurupi, Núbia Almeida, conta que foi feita pesquisa das condições de acesso dos alunos à internet para essa retomada com um resultado positivo deste público para o retorno online. “Considerando que nessa modalidade de Aprendizagem o aluno vê a teoria no curso do SENAI e a prática é feita dentro da empresa, nós apenas substituímos, em função da suspensão de aulas presenciais, esse conteúdo para aulas online e com a capacitação dos professores e alunos na ferramenta mantivemos a mesma qualidade”, explica Núbia. Ela acrescenta que a plataforma utilizada (Meu SENAI) permite, além do professor ministrar as aulas, que os alunos interajam para tirar dúvidas e postar atividades enriquecendo o aprendizado.

 

O município de Gurupi aparece em 2º lugar entre os que mais exportaram na relação de dados do MDIC compilados pelo Centro Internacional de Negócios da FIETO com aumento de 123,18%, em relação ao mesmo período em 2019. O percentual foi puxado pelo crescimento de 1.061% das exportações de carne bovina pelo município enviadas, em sua maior parte, para a China (89%) que não aparecia como mercado consumidor neste mesmo período do ano passado.

 

A ampliação do mercado consumidor para o produto tocantinense é confirmada pelo Frigorífico Plena, planta de Paraíso do Tocantins, que divulgou ter sido habilitado a exportar para a Rússia no mês de junho o que, segundo publicação da empresa, representa o acesso a 146 milhões de russos. Em Paraíso do Tocantins, a parceria do SENAI com a indústria frigorífica para a oferta do curso de formação do Programa de Aprendizagem Industrial no curso de Operador de Carnes Bovinas iniciou em 2016, sendo que 70% dos aprendizes foram contratados de forma permanente pela empresa. 

 

Atualmente, o Centro de Formação Profissional do SENAI em Paraíso conta com 29 alunos que trabalham na Plena Alimentos. Entre os municípios exportadores da relação, Paraíso do Tocantins aparece na 7ª posição e 5,43% da participação no total do ranking estadual (janeiro a maio de 2020).

Comentários (0)