Palmas, Tocantins -

Cidades


Melhoramento Genético
69 visualizações

SENAR/TO realiza curso de inseminação artificial em bovinos em Pium

Para saber mais sobre o curso os interessados devem acessar o site do Senar.
- Atualizada em
Divulgação Sistema FAET/Senar

“A inseminação artificial é uma importante aliada para o melhoramento genético de bovinos de leite e de corte, mas o Tocantins ainda precisa de inseminadores capacitados para executar essa técnica reprodutiva que está em expansão. Poucas instituições realizam esse curso no estado e o Senar é uma delas e o melhor: capacita de forma gratuita”. Essa é uma avaliação do veterinário, Ueslei Monazzi, que é instrutor do Senar no curso de “Inseminação Artificial”.  

 

Para garantir que o estado tenha profissionais preparados para esse ramo, o Sistema FAET/Senar capacitou uma nova turma no município de Pium, região centro-oeste do estado. Produtores de bovinos de leite, trabalhadores rurais e estudantes participaram do curso que utiliza a técnica de inseminação visando o aumento da taxa de natalidade e promovendo a melhoria do rebanho.

 

A produtora rural Daiane de Oliveira, destacou que é uma forma de agregar conhecimento para melhorar a genética dos bovinos da sua propriedade “Sou produtora e assim que fiquei sabendo do curso me interessei. A inseminação vai ajudar a melhorar a genética da nossa propriedade, além de diminuir riscos de doenças”, enfatizou.

 

O estudante de veterinária, Bem Hur Monteiro, conta que se interessou pelo curso, pois os pais são produtores e o seu objetivo é aplicar o conhecimento adquirido na propriedade “Na faculdade de medicina veterinária, a gente aprende anatomia e fisiologia da vaca, mas se nós quisermos ser inseminadores, teremos de fazer um curso e receber o certificado. É um curso muito importante para nossa região, principalmente porque o produtor quer inovar e melhorar o rebanho dele.  Agora eu posso levar essa informação e até ajudar meus pais na fazenda”, explicou.

 

Para saber mais sobre cursos do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no Estado