Servidores devem se recadastrar no Censo do Previpalmas, a partir de segunda

O servidor que não realizar o Censo terá seu salário bloqueado. O recadastramento do Previpalmas vale para servidores efetivos, ativos e inativos da Capital

Recadastramento do Previpalmas é até 24 de junho
Descrição: Recadastramento do Previpalmas é até 24 de junho Crédito: Foto: Valério Zelaya

Começa nesta segunda-feira, 23, o Censo Previdenciário Municipal para servidores efetivos, ativos e inativos de Palmas. O recadastramento do Previpalmas segue até 24 de junho, na sede do órgão, na Avenida NS-02, Quadra 802 Sul, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no setor Morada do Sol II. A relação de documentos e informações sobre o Censo está disponível no site: futuromelhor.palmas.to.gov.br, onde também pode ser realizado um pré-agendamento para o recadastramento. O servidor que não realizar o Censo terá seu salário bloqueado.

 

O censo é resultado de convênio com o Ministério da Previdência e não acarretará em custos para o Instituto. Segundo o presidente do Previpalmas, Bruno Sevilha, o Censo será feito por empresa contratada diretamente pelo Ministério da Previdência e aponta que a atualização cadastral é fundamental para o planejamento dos investimentos do Instituto, bem como para evitar fraudes. “O Censo Cadastral Previdenciário visa atualização, complementação, prova de vida e conferência dos dados cadastrais dos servidores efetivos ativos, aposentados, dependentes e demais segurados do Previpalmas, vinculados aos Poderes Executivo, Legislativo, suas autarquias e fundações públicas”, explica.

 

Sevilha ressalta ainda que o censo previdenciário é uma obrigação legal. Compete ao Governo Municipal manter as informações previdenciárias dos servidores municipais atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social, o que permite a atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, um sistema unificado contendo as informações previdenciárias de todos os servidores públicos do país.

 

“Sua implementação visa melhorar a qualidade dos dados cadastrais, combater fraudes, eliminar distorções e assegurar aos servidores benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e salário-família, bem como garantir um cálculo atuarial com maior eficiência” ressalta Sevilha.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)