Sessão solene na Câmara dos deputados homenageia ex-prefeitos de Palmas

O prefeito Carlos Amastha falou da importância de cada um dos ex-prefeitos durante seus períodos de gestão na Prefeitura de Palmas...

Nilmar Ruiz é ex-prefeita de Palmas
Descrição: Nilmar Ruiz é ex-prefeita de Palmas Crédito: Valério Zelaya

A Sessão Solene em homenagem ao 25º aniversário da Capital do Tocantins, no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), também foi marcada pelas homenagens concedidas aos ex-prefeitos de Palmas. Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz e Raul Filho.

Presente na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Major Negreiros em seu discurso destacou a sua trajetória de vida na Capital, lembrando dos momentos de criação da cidade. “Em Palmas construí minha vida, me orgulho de ser um dos primeiros militares de Palmas, lá construí minha carreia e minha família. Esta data é de todos os palmenses comemorar com muito orgulho”, destacou o presidente.

O governador do Tocantins, Sandoval Cardoso, enfatizou a importância de celebrar a data e elogiou a administração municipal. “Mesmo com o pouco tempo, estarei à disposição para ajudar a Capital, e o Tocantins. Eu quero colocar esta chave das portas, se colocarmos nossa dedicação faremos de Palmas, a melhor cidade. Parabéns prefeito Amastha e toda sua equipe pelo que tem feito por Palmas”, disse o governador. 

Para o proponente da Sessão Solene, Deputado César Hallum, a iniciativa pretende lembrar a importância do ato constituinte que deu origem a criação do estado do Tocantins. “É importante realizar aqui esta sessão, pois foi desta mesa, aqui neste microfone, que a emenda constituinte foi votada.  E estamos aqui para prestar esta homenagem a aqueles que fizeram a nossa história. Agradeço ao prefeito Carlos Amastha por entender a magnitude deste ato”, enfatizou o parlamentar.  

O prefeito Carlos Amastha falou da importância de cada um dos ex-prefeitos durante seus períodos de gestão na Prefeitura de Palmas. “Esses pioneiros enfrentaram enormes desafios. Com coragem e fé. Criaram a base do que somos hoje. Merecem aqui, a lembrança e o mais profundo agradecimento. Fizeram parte da história, cada um com seu legado, os prefeitos de Palmas, Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz e Raul Filho. Minha mais sincera homenagem e recebam o agradecimento do povo palmense”, ressaltou Amastha.

 

Homenageados

Fenelon Barbosa, primeiro prefeito da Capital, não pode estar presente, e foi representado pelo seu filho, Marilon Barbosa, que no discurso agradeceu a homenagem concedida ao seu pai. Relembrando como destaque da administração de Fenelon Barbosa, como o “desbravador”. “Aquele homem simples, e humilde, que não pensou duas vezes em trazer para a margem direita do Tocantins o desenvolvimento”, acrescentando “Amastha, tenho certeza que sua administração ficará marcada no coração dos palmenses, pois sua visão empreendedora e dinâmica vem mudando a cara da Capital”, disse enfático.  

O segundo prefeito homenageado, Eduardo Siqueira Campos, foi representado pelo seu irmão, Alexandre Siqueira Campos. Eduardo Siqueira também enviou carta de agradecimento ao deputado César Hallum e ao prefeito Carlos Amastha pela homenagem. Em seu pronunciamento, Alexandre Siqueira Campos, que representava Eduardo, lembrou que seu pai fez parte da constituinte que criou o Tocantins, ressaltou também que o desenvolvimento da Capital se deve a união de todos os esforços.

Odir Rocha, o terceiro prefeito homenageado não compareceu, e avisou que se tratava de problemas de doença, o prefeito Carlos Amastha entregou a placa de homenagem ao também representante de Colinas no Tocantins, o governador, Sandoval Cardoso.

A quarta homenagem foi entregue para a ex-prefeita, Nilmar Ruiz, que agradeceu ao prefeito Amastha pelo gesto, que segundo ela mostra a vontade que ele tem de resgatar a história local, e de trabalhar pelo desenvolvimento da Capital. “Quero agradecer ao povo de Palmas por me dar a oportunidade de consolidar uma parte de um sonho do povo palmense. Está aqui relembrando o que fizemos para a cidade que é exemplo para o País é emocionante”, disse a homenageada.

Para o vereador Waldson da Agesp que representou o quinto homenageado, o ex-prefeito Raul Filho, este é um grande momento pois segundo ele a administração do ex-prefeito ficou marcada por um grande e salto na educação da Capital. “Palmas é o lugar em que eu escolhi viver com a minha família, e que nestes últimos anos tem crescido muito, na educação como muitos apontaram aqui teve um grande avanço. E o prefeito Carlos Amastha vem dando continuidade a este trabalho e fazendo uma boa administração”, disse o vereador.

Além do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o presidente da Mesa, deputado Simão Sessim,  e o governador do Tocantins, Sandoval Cardoso também compuseram a mesa de honra a primeira-dama, GLô Amastha, presidente da Câmara dos Vereadores de Palmas, Major Negreiros, Embaixadora da Colômbia Patrícia Eugênio Cardenas Santamaria, Presidente Ordem dos Advogados-TO, Gideon Pitalunga Jr, Deputados Federais Lazáro Botelho, Angelo Agnolin.

Interpretado pela cantora tocantinense Mônica Soares, os presentes puderam acompanhar a execução do Hino Nacional, e a Canção de Amor a Palmas.

Este foi o primeiro evento da programação diversificada relativa aos 25 anos de Palmas, que vai até 23 de maio, quando será realizada Sessão Solene na Câmara Municipal de Palmas.

Comentários (0)