SICIDETO entra com mandado para retomada do GSUS: Semus aponta reforma interna

A gratificação foi suspensa em janeiro deste ano, para servidores com idade superior a 60 ou que sofrem de comorbidades e trabalham em casa devido à pandemia

Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
Descrição: Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas Crédito: Loise Maria/ Comunicação DPE-TO

O Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO) protocolou, no dia 8 de fevereiro, Mandado de Segurança Coletivo para que a Prefeitura de Palmas, mediante a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), retome o pagamento da Gratificação de Atividade Finalística e Técnica no SUS (GSUS) aos servidores que estão atuando em home office.

 

A gratificação é instituída pela lei municipal de nº 2.324 de 13 de julho de 2017, e foi suspensa pela Prefeitura de Palmas em janeiro de 2021, para profissionais da saúde que estão trabalhando em casa por integrarem o grupo de risco da Covid-19.

 

A Semus informou ao Portal neste sábado, 13, em nota, que seu corpo administrativo passa por reforma interna em que a destinação das gratificações estão sendo reavaliadas, visando assegurar que o benefício cumpra, de fato, a natureza para a qual foi criada. "Todos os atos administrativos aplicados respeitam critérios legais", pontuou a pasta. 

 

Ricardo Martinez Camolesi, presidente do SICIDETO, diz que o trabalho em casa não deveria ser motivo para a perda da gratificação, pois o serviço segue desempenhado.

 

O presidente explica que consultas, emissões de receitas, solicitações de exames laboratoriais e outras atividades de profissionais da saúde são atualmente desempenhadas online, sem prejuízo para o SUS e seus usuários. “Existe uma orientação do Ministério da Saúde para que se faça no momento da pandemia somente os atendimentos de urgência e emergência. Quem está trabalhando em home office, está orientando os usuários do SUS com relação aos demais atendimentos”, argumenta Camolesi.

 

Confira a nota da Semus na íntegra: 

 

Nota à imprensa 

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que seu corpo administrativo passa por reforma interna em que a destinação das gratificações estão sendo reavaliadas, visando assegurar que o benefício cumpra, de fato, a natureza para a qual foi criada. Todos os atos administrativos aplicados respeitam critérios legais.

Comentários (0)