Sicideto repassa kits odontológicos para Secretaria da Saúde

Material repassado será utilizado para higienização bucal em pacientes internados nas UTIs de diversos hospitais públicos do Estado.

 

O Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto) doou em forma de comodato para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), um kit odontológico para a higienização bucal de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva. O material vai proporcionar mais comodidade ao paciente e também facilitará o trabalho do dentista. A entrega aconteceu nesta quarta-feira, 03.

O kit é composto por ultrassom e bomba vácuo. Nesta etapa foram beneficiados os Hospitais Regionais de Araguaína e de Gurupi, porém o mesmo kit já foi doado para os Hospitais de Xambioá, Hospital Geral Público de Palmas, Hospital e Maternidade Pública Dona Regina e Hospital Público Infantil.

“Esta parceria é uma forma de humanizar ainda mais o atendimento oferecido aos pacientes do Sistema Único de Saúde, uma vez que os pacientes internados nas UTI’s não conseguem fazer sua própria higienização. É uma facilidade para o profissional e um conforto ainda maior para o paciente. Nós agradecemos o Sindicato pela parceria”, afirmou Vanda Paiva, secretária de saúde do Estado.

O motivo pelo qual estamos realizando essa é doação é de contribuir para efetivação dos atendimentos odontológicos nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também melhorando as condições de trabalho do cirurgião dentista nas unidades hospitalares que realizam atendimentos preventivos, pré e pós-operatórios proporcionando humanização aos pacientes do SUS. Uma vez que o Tocantins se destacou neste aspecto por ser um dos pioneiros a implantar o cirurgião Dentista nas UTI´s, já que existe um projeto de lei  tramitando no Congresso Nacional que estabelece á obrigatoriedade da presença desse profissional na UTI.” disse o Presidente do Sicideto,  Cícero Guimarães Neto.

Comentários (0)