Sistema Online de Cadastro de Educação Infantil de Palmas será pesquisado pelo MEC

A pesquisa que teve início em 2017 a partir de um questionário online sobre o tema, enviado a todos os 5.568 municípios do Brasil, obteve resposta de 4.727 municípios.

Socei foi criado a partir de discussão em audiência pública
Descrição: Socei foi criado a partir de discussão em audiência pública Crédito: Divulgação/ Secom Palmas

Palmas foi escolhida para fazer parte de uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC). O foco da pesquisa é o Sistema Online de Cadastro de Educação Infantil (Socei) que pretende conhecer e analisar o funcionamento completo do sistema informatizado da Secretaria Municipal da Educação (Semed) que organiza a demanda por matrículas na Educação Infantil.

 

A pesquisa que teve início em 2017 a partir de um questionário online sobre o tema, enviado a todos os 5.568 municípios do Brasil, obteve resposta de 4.727 municípios. A partir dos dados coletados, a Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI) da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC, verificou a necessidade de obter mais informações sobre a organização da demanda por vagas na Educação Infantil, para subsidiar tomadas de decisão da União na escolha das melhores estratégias e ferramentas que apoem os municípios no atendimento da Educação Infantil com qualidade.

 

A partir dessa pesquisa inicial, 41 municípios brasileiros foram considerados aptos a participarem da segunda fase (presencial) da pesquisa, tendo sido selecionados internamente, 14 deles por apresentarem critérios que garantissem a diversidade da amostra: distribuição regional, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Dos 14 municípios selecionados, Palmas está entre as quatro capitais escolhidas para participar da pesquisa, seguida de Campo Grande (MS), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e do Distrito Federal (DF). Além das cidades de Blumenau (SC), Anápolis (GO), Formosa (GO), Guarapari (ES), Jampruca (MG), Monte Alegre (RN), Rio Grande (RS), Saltinho (SP) e Santos (SP).

 

A pesquisadora escolhida pelo MEC para desenvolver a pesquisa em Palmas é a professora doutora Rosilene Lagares. Durante a visita da pesquisadora, agendada para a próxima semana, a professora realizará entrevista, conhecerá todo o funcionamento do sistema informatizado e coletará dados relevantes do Socei para serem repassados ao MEC.

 

Socei

 

O Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei), criado pela Assessoria de Informática da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), foi colocado no ar em outubro de 2013 e de lá para cá vem sendo aprimorado a cada ano e é usado para realização de novos cadastros e atualização dos já existentes, com vistas à matrícula de crianças na Educação Infantil da rede municipal de ensino. O Socei foi pensado e criado a partir da discussão em audiência pública com a participação efetiva de diversas instituições e de órgãos fiscalizadores.

Comentários (0)