Subestação de energia elétrica será inaugurada pela Celtins

A Rede Celtins e o Governo do Estado inauguram no próximo dia 30, em Cristalândia, uma subestação de energia elétrica. A cerimônia de inauguração está prevista pás às 14 horas.

Município de Cristalândia
Descrição: Município de Cristalândia Crédito: Web

No próximo dia 30, às 14 horas, a Celtins inaugura em Cristalâdia, uma subestação de energia elétrica em Cristalândia. Construída com recursos da concessionária e do Governo do Tocantins, a subestação vai melhorar a qualidade da energia fornecida para a região, pois a sua potência instalada é de 16,25 MVA, com tensão de 69 KV e a energia fornecida hoje vem de uma outra subestação de 34,5 kV, que será desativada. Outro fator favorável desta nova subestação é que ela está localizada bem mais próxima dos consumidores do que a atual.

De acordo com as informações, isto significa que haverá menos oscilações e faltas de energia e os eletrodomésticos correrão menos risco de queimar, além de passarem a funcionar com mais eficiência. “A tensão de 69 kV oferece muito mais qualidade e vamos ter uma energia muito mais confiável em Cristalândia e na região. Além disto, utilizamos materiais e equipamentos, como as cruzetas de concreto, que são mais duráveis e com isto os desligamentos para manutenção demoram mais para acontecer”, explica o Gerente de Manutenção José Firmo Aguiar Júnior.

 
A nova subestação foi construída com a mais nova tecnologia de operação e é totalmente automatizada, sendo operada a distância no Centro de Operação do Sistema em Palmas.
Além de possibilitar o atendimento de Cristalândia e Pium com mais qualidade e confiabilidade a subestação vai ser também mais uma opção de atendimento para Paraíso e Lagoa da confusão, pois em casos de emergência no sistema elétrico, a nova subestação oferece a possibilidade de socorrer os outros municípios e também receber socorro para a cidade onde está situada.
“Nos primeiros anos de existência do Tocantins trabalhamos muito na ampliação do sistema elétrico existente para atender ao acelerado crescimento do Estado e de alguns anos pra cá estamos investindo para ter um sistema cada vez mais estruturado, com mais qualidade para atender a crescente demanda de energia provocada pelo início da industrialização e pelo crescimento populacional.”, analisa Joaquim Guedes, Diretor de Projetos Especiais da Celtins.


(Com informações da assessoria)
 

Comentários (0)