Taquaruçu terá concurso de pratos à base de jabuticaba neste final de semana

O evento inicia na sexta, 15 e segue no sábado, 16, sempre a partir das 15 horas e até às 22 horas, na Praça das Crianças, no distrito de Taquaruçu

Crédito: Luciana Pires

Com intuito de valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta jabuticaba, acontece neste final de semana, o Concurso Gastronômico das Jabuticabas. O evento inicia na sexta, 15 e segue no sábado, 16, sempre a partir das 15 horas e até  às 22 horas, na Praça das Crianças, no distrito de Taquaruçu. O concurso avaliará de acordo com três requisitos: a apresentação, sabor e textura.


Segundo uma das organizadoras, Luciene da Silva Miranda, o concurso vem para valorizar a versatilidade que a fruta Jabuticaba pode proporcionar na culinária, desde vinhos, licores, geleias, compotas, sucos, tortas, até molhos para carnes, entre outros.


“Aqui em Taquaruçu muitos nem conheciam a fruta, com a programação recheada de atividades puderam conhecer melhor, agora, vão conhecer a culinária com diversos pratos à base da fruta. E tendo um incentivo de um concurso percebemos que a comunidade se despertou mais sobre a Jabuticaba”, disse a organizadora.


Além do concurso do melhor prato de jabuticaba, será realizado também um aporte cultural, com exposições de fotos antigas, plantio de mudas de jabuticaba, experiência sensorial com ingredientes feitos com jabuticaba, brincadeiras e atividades lúdicas, concurso de desenhos e poesia, entre outras atividades.


O evento faz parte da programação do 1º Circuito Gastronômico das Jabuticabas de Taquaruçu, que começou nos primeiros dias de novembro, com a temática ‘Taquaruçu Mostra sua Cara’. A primeira semana de programação contou a vivência da colheita dos frutos, onde foi realizada em diversas casas e chácaras do distrito.

 

 

Programação

 

Sexta, 15

15 h -  Início do evento

15 às 22h - Exposição fotográfica e artesanato;

Fotografia -Tharson Lopes – Gilson Cavalcante- João Luis Neiva

15 às 22h - Vivência – Espaço da ‘Terra ao Prato’

17h - Abertura oficial – Projeto Veredas                                                      

18h - Apresentação Poetas- Poetas Duquianos

19h - Sanfoneiros da Terra

19h45 - Intervenção Musical – Artista Fernando (solo violino)

20h - Apresentação dos Pratos (concurso)

21h - Apresentação musical – Edi Ribeiro

22h - Encerramento

 

Sábado, dia 16

15h - Abertura

15 às 22h - Exposição fotográfica e artesanato,  Casa Vitor

15 às 22h - Vivência ‘Terra ao prato’

16 as 17h30 - Brincadeiras populares

18h30 - Apresentação dos trovadores urbanos

20h - Resultado do concurso

21h - Apresentação artística Fernando Magoo e Tayna Pinheiro

22h - Encerramento

 

 

 

 

Comentários (0)