Taquaruçu volta a ser sede da Prefeitura por um dia neste 1º de junho

Transferência de sede acontece anualmente em homenagem ao Distrito que deixou de ser capital para criação de Palmas

Prefeitura garante atendimento à população do Distrito
Descrição: Prefeitura garante atendimento à população do Distrito Crédito: Divulgação/ Secom Palmas

Taquaruçu ficou movimentada nesta sexta-feira, 1°, com a transferência dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas para o Distrito por um dia, como determina a Lei Orgânica Municipal. Nesta data, os serviços administrativos da Prefeitura de Palmas foram para lá transferidos em homenagem à antiga condição de capital que o distrito cedeu para construção de Palmas.

 

Os atendimentos aos cidadãos e o gabinete da prefeita Cinthia Ribeiro funcionaram no prédio do Centro de Atendimento ao Turista (Catur), na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca.

 

Na ocasião, a prefeita assinou Ordem de Serviço para início imediato da recuperação de estradas vicinais da área geoeconômica de influência do Distrito de Taquaruçu. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, esta região compreende 300 km de estradas vicinais que receberão cascalhamento, revitalização de saída d'água e patrolamento. "Desde o começo do ano já recuperamos cerca de 900 km de vicinais. Até o final do ano vamos garantir manutenção aos 4.500 km de estradas vicinais de Palmas", garantiu.

 

A prefeita Cinthia afirmou que Palmas tem uma dívida de gratidão com o Distrito. "Taquaruçu não é só um polo de ecoturismo, mas o berço de homens e mulheres que construíram a capital dos sonhos com uma visão de futuro", afirmou a prefeita.

 

O morador Anísio Moura da Silva, de 102 anos, participou ao lado da prefeita Cinthia de ato cívico. Pai de 11 filhos e muito lúcido, ele se lembra bem de quando chegou a Taquaruçu, em 1944. "Parecia a Amazônia, aquela mataria fechada. Criei a família toda aqui. Quando quiseram tirar a capital de Taquaruçu uns acharam bom, outros, não. Mas com a capital nova chegou o desenvolvimento e Taquaruçu ficou com o sossego. Para mim é o melhor lugar para se viver", disse.

 

Atendimentos

Antes da abertura dos atendimentos, a população assistiu às apresentações de alunos da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Beatriz Rodrigues e do Projeto Veredas da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, que apresentaram músicas regionais locais e nordestinas ao som de violinha e tambores de folia.

 

O produtor rural Izambert Ribeiro já esperava pela transferência de sede para formalizar pedido de apoio na Seder sem precisar sair do Distrito. "Como eu sei que todo ano tem, já deixei para vir aqui direto. Vim no ano passado e este ano de novo porque facilita e ajuda pela proximidade com certeza", disse o produtor.

 

Voluntários da Aliança do Povo pela Defesa do Ribeirão Taquaruçu também puderam conversar com a prefeita, que manifestou apoio ao pedido de reforço do Poder Público Municipal à mobilização pela preservação de nascentes da Bacia do Ribeirão e que estão sendo ameaçadas por uso indiscriminado de agrotóxicos, erosão e desmatamento provocados por propriedades privadas.

 

Ao longo de toda a manhã, Taquaruçu recebeu serviços do Resolve Palmas e das Secretarias de Finanças, Desenvolvimento Social, Governo e Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde, Fundação de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Rural, etc. Conforme adiantou a prefeita Cinthia, a transferência de sede mostra como se privilegia a proximidade da população da tomada de decisões pela cidade e que a intenção é que cada vez mais a Prefeitura continua desenvolvendo ações mais acessíveis e diretas à população. Os atendimentos foram encerrados às 14 horas no local.

 

Estiveram presentes, além dos secretários e presidentes de autarquias e fundações municipais, os vereadores Major Negreiros, Etinho do Nordeste, Laudecy Coimbra e Vanda Monteiro.

Comentários (0)