Taxímetros são fiscalizados em Palmas, para apurar veracidade dos valores cobrados

Nos testes são verificados se o registro do valor da corrida está em conformidade com a distância percorrida

Verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado
Descrição: Verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado Crédito: Divulgação/AEM-TO

Os permissionários de veículos de táxi em Palmas devem procurar a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) para a Verificação Anual Periódica dos taxímetros e a instalação do Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para o exercício de 2019. A verificação é realizada na sede da AEM, na quadra 602 Sul.

 

De acordo com o técnico da AEM, Luis Fernando da Silva Lima, nos testes são verificados se o registro do valor da corrida está em conformidade com a distância percorrida. Para isso, os fiscais realizam um percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. “Durante a verificação, instalamos um cronômetro na pista de ensaio e medimos as verificações necessárias”, informa o técnico. Além disso, também são observadas as condições gerais do veículo, como o aro do pneu e toda a documentação referente ao exercício anterior.

 

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, a ação rotineira tem por principal objetivo a concorrência leal. “Com os taxímetros aferidos, as condições de trabalho são legais e garantem ao consumidor final o uso de serviços atestados com a certificação. É, também, a missão da metrologia barrar a concorrência desleal e assegurar a qualidade do serviço à sociedade”, pontua Rérison.

 

A Agencia ainda ressalta que a verificação é de suma importância tanto para o permissionário, como para o usuário. Para o passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro e para o taxista elimina o uso de tabelas de preços, assegurando maior confiança ao serviço prestado.

 

A AEM aponta que os usuários devem ficar sempre atentos ao lacre, que na cor amarela significa que está com instrumentos aferidos e prontos para circulação. Já o lacre azul significa que foi feita a medição e que consta com prazo máximo de 10 dias para regularização do taxímetro.

 

Para transitarem, os táxis devem estar com o taxímetro lacrado e com o selo de verificação do Inmetro. Os usuários de táxi devem estar atentos ao local de instalação do taxímetro - local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações.

 

(Com informações da Ascom/AEM-TO)

Comentários (0)