Teatro de fantoches orienta sobre como identificar sinais de abuso em crianças

Qualquer pessoa pode denunciar um caso de violação de direitos de crianças ou de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes através do Disque Denúncia 100

Evento faz parte da campanha Faça Bonito
Descrição: Evento faz parte da campanha Faça Bonito Crédito: Divulgação

Mudanças bruscas no comportamento são os principais sinais possíveis em uma criança vítima de abuso ou exploração sexual. A informação foi repassada a frequentadores do Parque da Pessoa Idosa, em Palmas, que  puderam assistir na manhã desta terça-feira, 22, uma apresentação de teatro de fantoches sobre o assunto que é o foco da campanha Faça Bonito durante o mês de maio.  

 

A ação, assim como outras atividades da campanha que são voltadas para orientação sobre o assunto, foi desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palmas. A coordenadora do Creas, Núbia Cristiane Zago Garcia, explica que os fantoches ajudam a explicar de modo mais compreensivo, tanto para adultos como para crianças, o que não se pode fazer com uma criança e ainda exemplificar como a observação do comportamento de vítimas permite o adulto atento entender o que pode estar se passando.

 

A aposentada Danúzia Martins Himaratsu, 77, gostou da apresentação. “Os fantoches fizeram tudo parecer mais interessante e que nos permitiu interagir e entender como tudo ocorre. Realmente é muito importante que nós adultos possamos identificar essa situações e entender como ouvir a criança através de um momento de atenção”, disse a aposentada.

 

Qualquer pessoa pode denunciar um caso de violação de direitos de crianças ou de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes através do Disque Denúncia 100. A ligação é gratuita e o denunciante tem, caso deseje, sua identidade preservada.

 

Programação

Confira o restante da programação de alerta para o assunto e que continua nos próximos dias em escolas da Capital.

·      Teatro na Escola Municipal Rosemir Fernandes (alunos de 1º ao 4º ano) - 25/05 - manhã e tarde;

·      Palestra na Escola Municipal Mª Verônica (pais de alunos) – 28/05 às 16h30

·      Teatro na Escola Municipal Benedita Galvão (alunos de 1º ao 3º ano) - 30/05 - manhã e tarde;

·      Teatro e palestra na Escola Municipal Estevão de Castro – 05/06 - 8h e 13h00;

·      Teatro na Escola Municipal Mª Verônica - 08/06 (alunos do pré ao 2º ano) - 8h e 13h30

 

Comentários (0)