Telas de proteção de área de banho nas praias da Capital passam por manutenção

As estruturas teladas evitam a entrada de piranhas e outros peixes e delimitam a área segura para banho, no entanto, outros cuidados devem ser mantidos pelos banhistas, como não jogar comida na água

Estruturas teladas evitam a entrada de piranhas e outros peixes
Descrição: Estruturas teladas evitam a entrada de piranhas e outros peixes Crédito: Secom Palmas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) de Palmas iniciou hoje, 19, a manutenção das telas de proteção de área de banho das praias da Capital. A recuperação ou substituição está sendo feita simultaneamente nas Praias da Graciosa e do Caju. Depois de concluídas, o serviço será realizado na Praia das Arnos.

 

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, as praias da Capital possuem 4 mil m² de tela de proteção instaladas e que recebem esse serviço de manutenção uma vez ao ano. “Estamos realizando uma vistoria nas telas para recuperação ou substituição das mesmas, de acordo com as condições em que se encontram”, adiantou o secretário.

 

Coelho alerta que, mesmo após concluída a reparação das telas, a manutenção das estruturas de proteção requer colaboração dos frequentadores das praias. “O que mais danifica as telas são pessoas que sobem em cima delas ou pequenas embarcações que passam por cima. O que acaba danificando as estruturas”, afirmou.

 

Ao menos 25 ataques de piranhas a banhistas foram registrados em praias de Palmas somente neste ano. As estruturas teladas evitam a entrada desses e outros peixes e delimitam a área segura para banho, no entanto, segundo a secretaria, outros cuidados devem ser mantidos pelos banhistas para garantir mais segurança nos momentos de lazer na água, especialmente, não jogar lixo ou entrar com alimentos na água, pois comida atrai a atenção de peixes que podem causar acidentes graves.

 

Essas são duas recomendações que estão sendo frisadas aos banhistas e comerciantes de todas as praias da Capital por servidores da Fundação de Meio Ambiente (FMA) que estão realizando abordagens educativas no mês de julho.

Comentários (0)