Tocantins pode ficar fora de Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura

Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura reúne mais de 1.500 experiências culturais de todos os países da América Latina. Tocantins não terá nenhum representante.

Ponto de Cultura discute situação
Descrição: Ponto de Cultura discute situação Crédito: Divulgação

O Estado do Tocantins poderá ficar fora do Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura que acontece entre os dias 17 a 22 de maio em La Paz, na Bolívia. Isto porque, de acordo com Darlan Soares, coordenador do Ponto de Cultura Casa de Caboclo e representante da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Palmas, nem a Prefeitura de Palmas, nem a Fundação Cultural disponibilizaram passagens aéreas para a participação de Palmas e do Tocantins no evento.

Darlan argumenta que o Tocantins possui 23 Pontos de Cultura, um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios. Somente em Palmas são 13 Pontos de Cultura.

De acordo com Darlan, “o Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura é um divisor de águas com a participação de 17 países e mais de 1.500 experiências culturais dos países da América Latina”, argumentou.

Darlan Gomes afirmou também que por diversas vezes a Fundação Cultural foi procurada no sentido de sensibilizar sobre a importância da participação a cidade e do Estado no evento. “Enquanto todos os estados brasileiros se mobilizam e enviam representantes, no Tocantins nem se fala no assunto”, Lamentou Darlan. “Se tem verbas para a FLIT, para os editais de cultura e para as quadrilhas, que também são importantes manifestações culturais, por quê negam  a ida dos Pontos de Cultura para o evento”, questiona ele.

Darlan argumenta que Palmas recebe entre 20% e 80% das verbas destinadas pelo Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva. O representante da Rede Municipal de Pontos de Cultura, argumenta que a participação no Congresso Latinoamericano é muito importante para a troca de experiência com outras ações culturais que são desenvolvidas no Brasil e na América Latina. “Não apenas para conhecermos o que está acontecendo em outros estados e países, mas também para levar a nossa experiência de Palmas e Tocantins para os participantes do evento”, afirmou.

A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), informou que os Pontos de Cultura é uma programa do Governo Federal e a ponte entre o Estado é feito pela Secretaria da Juventude. A Seduc informou também que não recebeu nenhuma demanda a respeito do encontro de La Paz.

 

Fundação cultural esclarece

A Fundação Cultural de Palmas informou ao Portal T1 Notícias que no dia 25 de abril recebeu a demanda da “Comissão Caravana Rede Ponto de Cultura Tocantins”. No entanto, não havia mais tempo hábil para os trâmites legais para atendimento.

A FCP informou  ainda que o Ministério da Cultura disponibilizou o Edital de Intercâmbio Nº01/2013 para apoio na aquisição de passagens para custear a ida dos representantes dos Pontos ao Congresso, no qual recebeu propostas até o dia 13 de março para as solicitações aos eventos do mês de maio.

Atualizada às 17h17

Comentários (0)