Tradicional carnaval de rua e programação diversificada agitará foliões em Taquaruçu

Os eventos terão início a partir do sábado, 2 de março, e seguem até terça-feira, 5.

Crédito: Divulgação

Com uma programação diferenciada voltada para toda à família, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural e Agência Municipal de Turismo (Agtur), apoiará a realização dos eventos culturais Canto Carnaval Taquaruçu 2019 e Os Gigantes de Palmas. Os eventos terão início a partir do sábado, 02, e vão até dia 05, no distrito de Taquaruçu.

 

Segundo os organizadores do Canto Carnaval Taquaruçu 2019, o evento tem uma programação diurna e noturna, com matinês e bailes durante quatro dias de Carnaval oferecendo opções diferenciadas e de resgate da tradição da cultura popular brasileira, com músicas, fantasias, alegorias, cortejo percorrendo algumas das principais praças e ruas do distrito Turístico de Taquaruçu.

 

“Desde antes da data da comemoração já estamos trabalhamos com crianças e jovens da comunidade na construção de nosso evento, com oficinas de percussão, práticas musicais, formação de bandas, ensaios gerais do grupo/bloco Batucanto, reciclagem e construção de alegorias para oferecer para as crianças e pais que já têm o Canto das Artes como referência de atividades durante o período do Carnaval”, ressaltou Tharson Lopes, um dos idealizadores do projeto. 

 

 

A cia circense Os Kaco, em parceria com o Canto das Artes, realizará diversas atividades, como o desfile do Bloco Socapino e os Perna de Pau, saindo em cortejo pelas ruas no sábado e domingo, e contará com a participação do percussionista do Grupo Boca do Lixo de Anápolis Goiás, para somar no samba enredo nos ensaios para o grande cortejo. “O Carnaval de Taquaruçu traz essa tradição de tocar tambor, de sair em blocos nas ruas, e para conseguirmos realizar são muitas pessoas envolvidas em todo o processo, e só conseguimos manter a programação como o apoio da Prefeitura de Palmas, sem esse apoio, as entidades não conseguem fazer essa programação de forma tão acessível para a comunidade e turistas”, ressaltou Marcela Pultrini, representante da cia.

 

Segundo os organizadores do Gigantes de Palmas, o evento, que acontece paralelamente no distrito, visa promover atividades de educação ambiental, memória cultural e tradição popular. Os Gigantes de Palmas, definido pelo projeto de estruturação turística do Sebrae e Prefeitura de Palmas como evento âncora do destino Taquaruçu, abrem as festividades da Aldeia e celebram o equilíbrio, a harmonia entre o humano e a natureza no feriado de Carnaval.

 

“A Aldeia surgiu a partir dos bonecos gigantes criados para desfilarem pelas ruas de Taquaruçu em 2001. A Queima dos Tambores ritual, que nasceu do processo original de fazer os tambores artesanais, e os bonecos passaram a se apresentarem somente na Aldeia TabokaGrande desde 2016”, explica o idealizador do evento, Wetemberg Nunes. Ele ainda ressalta o apoio da Prefeitura para realização do evento, e alerta àqueles que desejam ir ao evento, é necessário ficar atento ao horário. “É um evento que inicia cedo, e ás 18h30, já estamos na concentração e, é voltado principalmente à família, e totalmente gratuito”.

 

 

A programação dos Gigantes de Palmas ano 19, começa no sábado, 02, fazendo de suas apresentações performáticas com bonecos e tambores artesanais uma tradição do lugar. Todo esse conjunto de atividades é desenvolvido por uma família de artistas empreendedores com participação da comunidade, artistas da região, visitantes e turistas do distrito de Taquaruçu.

 

Confira programação completa

 

Canto Carnaval Taquaruçu 2019

 

Sábado, 02/03

 

Abertura Canto Carnaval Taquaruçu 2019

 

14h – Matinê à Fantasia – Tema: Ser feliz pra valer!

 

Concentração Batucanto e convidados + brincadeiras, pintura facial, piscina de bolinhas, pula-pula, perna de pau, confecção de máscaras, acessórios e fantasias.

 

Local: Canto das Artes

 

17h – Cortejo Batucanto e convidados pelas ruas de Taquaruçu

 

(Bloco Só Capino e Os Perna de Pau do Circo Os Kaco e da Trupe Açu)

 

Local: Canto das Artes/Ruas de Taquaruçu

 

Percurso: Saída do Canto das Artes sentido Praça Joaquim Maracaípe depois, sentido Praça das Crianças, contornando a praça descendo pela Av. Belo Horizonte sentido Praça Tarcísio Machado, finalizando no Circo Os Kaco na Avenida 2 – (tempo estimado 2 horas)

 

Domingo, 03/03 – Comemoração dos 15 anos do Canto das Artes

 

15h – Matinê a Fantasia – Tema: Todos juntos somos fortes!

 

Concentração Batucanto e convidados... + brincadeiras, pintura facial, piscina de bolinhas, pula-pula, perna de pau, confecção de máscaras, acessórios e fantasias

 

Local: Canto das Artes

 

17h – Saída do cortejo dos dois pontos de concentração: Canto das Artes e Circo Os Kaco - Grande Encontro Batucanto, Tambores do Tocantins, Trupe Açu, Bloco Só Capino e convidados na Praça Tarcísio Machado

 

18h – Grande Encontro Percussivo de Ritmos na Praça Tarcísio Machado finalizando com ritmos na Praça Maracaípe.

 

Segunda-feira, 04/03

 

15h – Matinê à Fantasia - Tema: Reciclando e brincando

 

* Brincadeiras, pintura facial, piscina de bolinhas, pula-pula, karaokê e desfile de Fantasias!

 

17h – Apresentação circense As Charlatanas!- Trupe Açu

 

Local: Canto das Artes

 

Terça-feira, 05/03

 

15h – Matinê a Fantasia – Tema: Tudo bem e até o ano que vem!

 

*Brincadeiras, pintura facial, piscina de bolinhas, pula-pula, karaokê

 

Local: Canto das Artes

 

17h – Apresentação musical

 

Muita música e história bonita, alegria e diversão com o grupo Mãeria e convidados

 

Local: Canto das Artes

 

Gigantes de Palmas

 

Sábado, 02/03 às 19 h - Único dia de apresentação dos bonecos.

 

Corte da Boiuna, animada pela banda TabokaGrande, segue da entrada da Aldeia até onde os bonecos se apresentam na Roda dos Gigantes, a Queima dos Tambores finaliza o dia ao som do Capoeboicongo.

 

Domingo, 03/03 às 19 h – Portal da Boiuna

 

Ritual mitológico das águas e do feminino, que se personifica simbioticamente num conceito próprio, o Boi e a Cobra Grande.

 

Segunda-feira, 04/03 às 19 h – Roda do Turimbó

 

Momento de consagração dos preceitos TabokaGrande.

 

Terça-feira, 05/03 às 19 h – Corte dos Gigantes.

 

Um dos gigantes que representa a terra é escolhido para fazer a corte no ano (espécie de reinado do ano em curso) e fica durante todo o ano para receptivo da Aldeia.

Comentários (0)