Tradições culturais de Miracema serão resgatadas pelos alunos de projeto

Neste primeiro módulo que aconteceu em Miracema do Tocantins, os beneficiados conheceram mais sobre a história da fotografia de retrato, metodologia utilizada e praticaram o que aprenderam na teoria

 

:

 

No final de semana, os alunos do projeto de fotografia - “Sob nova luz: retratos da minha cultura”, desenvolvido pela Miraceti em parceria com Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), participaram das primeiras aulas dos quatros módulos que serão ministradas por renomados profissionais da área.

Neste primeiro módulo, que aconteceu de 5 a 7 de abril, em Miracema Tocantins, os beneficiados conheceram mais sobre a história da fotografia de retrato, metodologia utilizada e praticaram o que aprenderam na teoria.

Durante dois meses, os alunos do projeto terão a oportunidade de pesquisar, conhecer e registrar a história da cultura regional, como personagens, manifestações culturais e sua importância, questões sobre arte, artesanato, tradição e novas tecnologias. Alem de conhecer a história da fotografia de retrato, composição e edição, tratamento de imagens e técnicas de iluminação.

Acesso ao conhecimento

Para os profissionais responsáveis pelo projeto no Tocantins, o historiador e fotografo João Mendes Neto, e os fotógrafos Catherine Krulik e Sidney Salú dos Santos, o acesso às técnicas e ao conhecimento prático obtido nas oficinas permitirá aos jovens a produção de retratos sobre as pessoas e suas produções artísticas, possibilitando transformar o olhar como elemento de reflexão crítica, de afetividade dos lugares, propiciando a construção da identidade local sob uma nova luz.

 Para a aluna Elizabete Borges, o curso é muito rico e é uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo da fotografia, resgatando a cultura miracemense. “Se fosse para eu custear um curso dessa dimensão eu não teria condições, mas a AASJN está dando esta oportunidade para os jovens da cidade a aprenderem algo que venha beneficiar toda a família, pois essa atividade poderá tornar uma profissão e, além disso, buscaremos resgatar a história de Miracema descobrindo assim, o quanto somos ricos culturalmente”.

 

Sob nova luz: retratos da minha cultura

Desenvolvido pela Miraceti em parceria com a AASJN  é patrocinado pela Investco S.A. e  Enerpeixe, com apoio do Instituto EDP e parceria da AASJN e Arquidiocese de Miracema. O projeto ainda será realizado em parceria com outras entidades nos municípios de Brejinho de Nazaré, Peixe e Porto Nacional. Em Miracema, funcionará no prédio da Arquidiocese da cidade, que é parceira da AASJN, local que funciona o projeto de ISDJJB - Integração Social Dom João José Burke. 

 

Comentários (0)