Trecho da Avenida LO-05 que foi recapeado e duplicado, agora recebe paisagismo

O trecho da avenida é uma opção de acesso à Praia da Graciosa, um dos principais cartões postais da cidade e divide as quadras Arso 23 e Arso 33 e as Arsos 24 e 34

Avenida divide as quadras Arso 23 e Arso 33 e as Arsos 24 e 34
Descrição: Avenida divide as quadras Arso 23 e Arso 33 e as Arsos 24 e 34 Crédito: Edu Fortes

Quem trafega pela Avenida LO-05, no trecho entre as avenidas NS-07 e NS-15, já percebe a diferença no paisagismo do local. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), iniciou nesta semana a execução do paisagismo dos canteiros centrais, rotatórias e ciclovias da avenida, com o plantio de grama natural pelas equipes da Seisp.

 

Popularmente conhecida como grama Esmeralda, a Zoysia japonica possui rápido e profundo enraizamento, além de boa resistência a seca e ao pisoteio. O crescimento da grama Esmeralda é lento em comparação a outras espécies, aumentando o intervalo de tempo para manutenção da roçagem pelas equipes de parques e jardins da Seisp. Serão instalados aproximadamente 8 mil metros quadrados do gramado nos canteiros centrais, rotatórias e ciclovias da avenida.

 

O trecho da avenida, que foi recapeado e duplicado é uma opção de acesso à Praia da Graciosa, um dos principais cartões postais da cidade, e divide as quadras Arso 23 e Arso 33 e as Arsos 24 e 34. Para os amantes do exercício ao ar livre, as calçadas acessíveis e ciclovias construídas no local são opções seguras para a prática de caminhadas e passeios com animais domésticos.

 

Para garantir segurança e visibilidade aos motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam a via, as equipes de iluminação pública realizaram a instalação de 34 postes metálicos com 54 lâmpadas de LED, garantindo também a economia de energia elétrica usada para manter as luzes acesas.

 

Estão programadas para o local a execução de sinalização vertical e horizontal, com placas de sinalização, pintura de faixa de pedestres e linhas longitudinais na extensão da avenida. Estão previstas ainda a abertura de bocas coletoras com acesso ao sistema de drenagem instalado na região, aumentando a capacidade de absorção de águas pluviais no período chuvoso.

 

Obras previstas

 

Com os recursos garantidos pelo empréstimo realizado entre Prefeitura de Palmas e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), outras avenidas da Capital receberão infraestrutura. Estão previstas a execução de pavimentação asfáltica, sinalização viária, calçadas acessíveis, macrodrenagem e ponte de concreto na Avenida NS-05, entre as avenidas LO- 02A e LO-08.

 

Estão programadas também a execução de pavimentação asfáltica dos encaixes das Avenidas LO-04 e LO-13, entre as Avenidas NS-10 e TO-050. Outra avenida programada para receber pavimentação é a NS-10, no intervalo entre as Avenidas LO-03 e LO-25, além da eficientização do parque de iluminação da Capital.

Comentários (0)