Três novas ambulâncias do Samu são entregues à Palmas junto a 100 computadores

Palmas conta com três novas ambulâncias do Samu em operação e 100 novos computadores substituem equipamentos antigos

As ambulâncias entraram em operação imediatamente após a entrega
Descrição: As ambulâncias entraram em operação imediatamente após a entrega Crédito: Secom Palmas

Focada em melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Palmas tem investido em equipamentos que garantam a qualidade na prestação dos serviços. Na manhã desta quinta-feira, 14, foram entregues três novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), um furgão refrigerado para transporte de vacinas e 100 novos computadores que serão distribuídos aos estabelecimentos de saúde da Capital. O Samu da Capital conta com uma frota de dez ambulâncias, sendo duas de suporte avançado equipadas para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), quatro de suporte básico e quatro reservas, todas em pleno funcionamento.

 

Na entrega, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou que Palmas faz política pública que promove a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “O que nós vemos acontecer hoje em Palmas é algo que, infelizmente, difere do restante do País, mas é uma saúde que nós esperamos ver ainda acontecer em todos os lugares, em todas as capitais. Com a entrega dessas três ambulâncias estamos renovando mais de 50% da nossa frota; estamos entregando também um furgão refrigerado onde as vacinas serão transportadas com a temperatura ideal para abastecer nossos centros de saúde, sem correr risco perder doses. Esse cuidado faz com que a saúde em Palmas seja uma referência sim para todo o País”, destacou a prefeita que ainda enalteceu o comprometimento dos servidores do SUS da Capital.

 

“A missão principal é cuidar de pessoas. Recebemos muitos equipamentos, mas equipamentos não cuidam de pessoas. Quem cuida de pessoas são pessoas e é muito bom saber que temos profissionais engajados e comprometidos com o cidadão”, complementou o secretário de Saúde, Whisllay Bastos.

 

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Maria Rosely Pery, ressaltou que a aquisição de equipamentos vai muito além da questão patrimonial. “A humanização vem tomando frente dos serviços e na medida que o profissional de saúde tem uma segurança maior para acolher o paciente que é de sua responsabilidade, que tem uma ambiência que lhe dá prazer, conforto, isso contribui na relação dos profissionais e das pessoas que são atendidas num momento tenso de socorro. Na medida que existe esse conforto acompanhado da tecnologia, com certeza nós temos aí um município  com uma humanização no seu contexto maior”, ressaltou.

 

A solenidade de entrega contou ainda com a presença de trabalhadores do SUS, vereadores e do defensor público, Arthur de Pádua.

 

Veículos e equipamentos

 

O investimento nos novos veículos é de R$ 1,6 milhão, custeado pelo Governo Federal por meio de emendas parlamentares. As ambulâncias entraram em operação imediatamente após a entrega, substituindo outras três que agora ficam como reserva técnica. “Vai nos proporcionar uma melhoria na qualidade da assistência, melhoria na questão da segurança e conforto do paciente, e gera para o Samu reservas técnicas, de forma que o usuário não fique desassistido quando uma das viaturas estiver em manutenção”, explicou o diretor técnico do Samu, o médico socorrista Luciano Lopes, destacando que frota renovada é sinônimo de menos gastos com manutenção.

 

As novas ambulâncias são do modelo padrão e foram totalmente equipadas com maca móvel retrátil e pranchas de última geração, suporta até dois pacientes em prancha rígida (uma na maca e outra no banco). Há ainda bancos para acompanhantes e membros da equipe de socorro. Contam ainda com componentes de tecnologia como GPS, instrumentos de comunicação, ar-condicionado, câmera de ré e sinalização deled. 

 

Já os novos computadores irão substituir alguns equipamentos antigos por um modelo com processador Corel I3, 4 gigabytes de memória, HD de 500 com sistema operacional Linux, Monitores de 21 polegadas.

 

Comentários (0)