Triatletas participam treinamento e se preparam para campeonato nacional em Palmas

Testes de resistência estão sendo realizados em Palmas. No domingo, 09, eles participam de campeonato onde terá seletiva para Jogos Sulamericanos da Juventude no Chile, que ocorrerá em outubro

Triatletas se preparam para competição em Palmas
Descrição: Triatletas se preparam para competição em Palmas Crédito: Foto: Gabriela Melo

Triatletas de vários estados, e até do Uruguai, estão em Palmas para o Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon que ocorrerá neste domingo, 09, na Praia da Graciosa. Nestes dias que antecedem a competição, eles estão passando por um Training Camp, projeto da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), onde está sendo aferido o desempenho de cada um. Os treinamentos e a competição recebem apoio da Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri).

 

 

“A nossa ideia é poder observar eles, em situação de competição, fazer uma avaliação mais contemplativa de todas as qualidades competitivas, para formar um banco de dados para podermos acompanhar esses atletas no futuro”, ressaltou o coordenador do projeto, Rodrigo Millazo, que veio do Rio de Janeiro, representando a CBTri.  

 

Os atletas foram selecionados para passar por um período de cinco dias no Tocantins, onde estão sendo realizados testes de corrida e de natação para ver o nível deles, e também para fazer uma preparação final para a seletiva nacional dos Jogos Sulamericanos da Juventude, um evento importante no mundo do tria a nível Américas, por isso o Training Camp com os melhores atletas dessa faixa etária, nascidos de 2001 e 2002.

               

 

Vão estar reunidos aqui os futuros campeões de Triathlon do Brasil, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, por exemplo. Entre eles, estão os dois jovens triatletas tocantinenses que são favoritos para conquistar as duas vagas disputadas para os Jogos de outubro, em Santiago: José Hamilton Resende e Geovanna Lacerda, 14 anos. Eles estão ansiosos pela conquista e garantem que estão preparados para a prova.

 

 

Triathleta de renome está em Palmas

 

Também está em Palmas, para acompanhar a competição o triatleta Leandro Macedo, 49 anos, consagrado como o esportista que mais trouxe conquistas ao Brasil em provas oficiais de triatletismo. "Os atletas estão em fase de desenvolvimento, mas podem chegar longe", afirmou o campeão mundial.

 

Prova

 

A largada está prevista para ocorrer às 7 horas da manhã.  Segundo Tércia Figueiredo, delegada técnica da Confederação Brasileira de Triathlon, cada categoria de idade, de acordo com sua distância, irá fazer uma volta de natação,  duas de ciclismo e uma de corrida.

 

 

Comentários (0)