Trotes dificultam atendimentos no Samu em Araguaína; só este ano já foram 648

Este ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 1.552 atendimentos, com 648 trotes, o que corresponde a mais de 58%

Samu de Araguaína é alvo de ligações falsas
Descrição: Samu de Araguaína é alvo de ligações falsas Crédito: Marcos Filho/Ascom

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína, com 11 anos de atuação no Município, atende à comunidade com quatro viaturas, três motolâncias e equipe médica treinada e preparada para atender casos que exijam urgência de saúde. Mas os atendimentos muitas vezes ficam dificultados devido a um problema enfrentado e que tem prejudicado os atendimentos: os trotes. Só este ano, de janeiro a março, já foram 648 ligações falsas.

 

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, os trotes têm aumentado os custos e atrasados os atendimentos que realmente precisam. “É importante que todos se conscientizem que esse tipo de ação traz custos com deslocamento das equipes e ainda com o risco de não atender outras ocorrências verdadeiras, caso venha a ocorrer”, explicou.

 

Atendimentos

"Em 2015, o SAMU realizou 9.955 atendimentos sendo que desses 2.484 foram trotes. Este ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 1.552 atendimentos, com 648 trotes, o que corresponde a mais de 58%, um índice preocupante”, é o que explica a coordenadora administrativa, Caroline Borges.

 

“Se uma viatura vai atender um trote em um setor distante e acontece um acidente no centro, por exemplo, o socorro pode demorar a chegar e a pessoa que realmente precisa fica desassistida”, ressaltou.

 

A coordenadora acrescentou que, a maioria dos trotes são realizados por crianças. “Por isso pedimos os pais ou responsáveis que oriente os seus filhos. Ligar no 192, pode ser uma brincadeira para eles, mas, uma vida pode ser ceifada por causa disso e o nosso objetivo, do SAMU é salvar vidas”, disse.

 

As equipes do SAMU também fazem um trabalho de conscientização juntos às crianças com o Projeto Samuzinho nas Escolas. "Tentamos levar para as crianças a importância dos serviços e o quanto o trote prejudica nosso trabalho", pontuou a coordenadora.

 

SAMU

O SAMU iniciou suas atividades em Araguaína, no ano de 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas pelo Município, em parceria com os Governos Federal e Estadual. A equipe multiprofissional do SAMU é composta por 85 profissionais e tem levado serviços de urgência e emergência para toda a região.

 

Comentários (0)