UTIs de Palmas inovam com elevador móvel que leva conforto e mobilidade a pacientes

O elevador, que é carregado na energia elétrica, facilita o deslocamento do paciente do leito para a poltrona e desta para outros ambientes na UTI, entre outras ações

Equipamento é utilizado em UTIs em Palmas
Descrição: Equipamento é utilizado em UTIs em Palmas Crédito: Divulgação/Intensicare

As Unidades de Terapia Intensiva inovam a cada dia buscando na tecnologia meios de garantir cada vez mais segurança e conforto aos pacientes e facilitar o trabalho da equipe multiprofissional que cuida das pessoas internadas. São equipamentos como o elevador móvel de paciente, que já é utilizado nas UTIs Adulto da Intensicare no IOP e no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas. O elevador, que é carregado na energia elétrica, facilita o deslocamento do paciente do leito para a poltrona e desta para outros ambientes na UTI, auxilia no banho, na transferência do paciente para ir ao banheiro, para fazer exames, entre outras ações.

 

De acordo com a supervisora da equipe de Fisioterapia de UTIs da Intensicare, Dayane Gama, a empresa foi a primeira da Capital a adquirir os equipamentos. “A Intensicare tem esse compromisso de valorizar os colaboradores e garantir a segurança do paciente. Fomos os primeiros a adquirir o elevador, que é utilizado por nossas equipes desde o ano passado. E esse equipamento é um grande benefício para os profissionais, é de fácil operação, remove o paciente acamado sem grande esforço, mesmo em espaços pequenos. Antes do elevador eram necessárias de 3 a 4 pessoas para realizar esse trabalho, e hoje o conforto é maior também para a pessoa internada. Isso possibilitou que a maioria dos pacientes fique mais tempo fora do leito, o que contribui e influencia positivamente no tratamento, principalmente na questão pulmonar e na reabilitação das funções motoras”, explica Dayane.  

 

O elevador funciona a bateria, tem capacidade para suportar até 130 quilos, leva três horas para estar completamente carregado e contém, além de sua estrutura, uma bolsa de suspensão que é colocada embaixo do paciente e outros assessórios. “O elevador foi solicitado pelas equipes para fazer a mobilização dos pacientes, principalmente daqueles que tem pouca ou nenhuma mobilidade. Temos uma média de pacientes com peso que varia entre 60 a 100 quilos, então o elevador tem contribuído de forma significativa. Na minha opinião esse equipamento é necessário e fundamental na unidade de terapia intensiva adulto e é uma realidade nas UTIs mais renomadas do país. Um investimento que verdadeiramente faz a diferença no tratamento intensivo”, afirma João Paulo Arruda de Oliveira, fisioterapeuta da Intensicare, que utiliza o equipamento diariamente. 

 

A mobilização precoce do paciente nas UTIs da Intensicare é outro ponto destacado por João Paulo, que na opinião do profissional colabora diretamente para a melhora e alta do enfermo. “Temos escalas específicas que avaliam o grau de força muscular do paciente, a capacidade funcional, pois quanto menos inatividade esse paciente tiver no leito mais nós evitamos a degradação de suas fibras musculares e outras consequências decorrentes da imobilidade. Não é porque o paciente não tem mobilidade que o mesmo deva ficar apenas deitado. Só de sentar na poltrona já se percebe a melhora na mecânica respiratória, na frequência cardíaca e vários outros benefícios. Pacientes mais mobilizados na UTI, mesmo que estejam em ventilação mecânica, tem um ganho melhor, saem mais rápido do respirador e consequentemente chegam mais rápido ao dia da alta”, finaliza o fisioterapeuta.

Comentários (0)