Valor da tarifa do transporte coletivo pode ser definido em reunião nesta 5ª

Conselho e sociedade voltam a analisar valor da tarifa do transporte coletivo da Capital em reunião na tarde desta 5ª...

Valor da tarifa pode ser definido hoje
Descrição: Valor da tarifa pode ser definido hoje Crédito: T1 Notícias

O Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT) terá reunião nesta  quinta-feira, 15, às 14 horas, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Palmas (PreviPalmas). A reunião será para deliberar sobre a planilha de custo do sistema de transporte coletivo, e discutir o valor  da tarifa de ônibus coletivo na Capital, tendo a participação da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot).

 

Na última reunião do conselho, que ocorreu no dia 24 de abril, foi entregue aos membros da instituição e aos  presentes, um CD contendo todas as informações do estudo realizado, assim como o cálculo de tarifa de ônibus urbanos e os gastos apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Palmas (Seturb) justificando o aumento.

 

Na oportunidade, foi apresentada planilha de gastos das empresas responsáveis pelo transporte coletivo com pessoal, manutenção de ônibus, combustível entre outras. Foi abordada ainda a quantidade de usuários beneficiados com a gratuidade no transporte coletivo, estudantes que pagam metade e ainda o custo do sistema operacional.

 

A comissão analisou qual é o custo do quilômetro rodado para chegar ao valor da tarifa e, dentro dos dados apresentados pelo Sindicato, foi verificado que o valor ideal da passagem é R$ 2,80 e não R$ 2,86.

 

Dentre as sugestões apresentadas para que o aumento não fosse repassado totalmente para a população, foi abordada possibilidade da desoneração do Imposto Sobre Serviços (ISS), cobrado pelo Município e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelo Estado sobre o combustível e também a possibilidade de subsídios.

 

O titular da Samot, Christian Zini, destacou que o valor da tarifa será definido em consenso e de forma bem fundamentada. “Esperamos chegar a um denominador comum, e através do consenso de todos, a um valor ideal, que só será definido após todos os dados forem analisados pelo conselho e pela sociedade”, informou Zini.

Comentários (0)