Via de acesso ao aeroporto e bairros da região sul será fechada na manhã desta 4ª

Ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014, que determina a fiscalização anual

Tráfego de veículos no trecho da Teotônio Segurado
Descrição: Tráfego de veículos no trecho da Teotônio Segurado Crédito: Cejane Borges/Governo do Tocantins

A Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, nas proximidades da ponte do Ribeirão Taquarussu, será fechada entre 8h30 e 9h10 na manhã desta quarta-feira, 18, para verificação de radares fixos de velocidade. A via dá acesso ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e bairros da região sul da Capital, como o Bertaville, Aurenys e Taquari, entre outros.

 

A verificação será realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), pois é uma ação obrigatória de verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo. A verificação deve durar por cerca de 40 minutos em cada local a ser verificado e contará com a presença da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio e suporte necessário.

 

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas e dos radares é, também, um item de segurança para quem dirige, mantendo o motorista atento aos limites da via. “As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, destaca a presidente.

 

Testes metrológicos

 

Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

 

Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.

 

 

Radares fixos a serem verificados:

 

08h30 – Av. Teotônio Segurado, próximo à ponte Ribeirão Taquarussu 

Serão observados os dois sentidos: norte e sul

 

09h30 – Av. Teotônio Segurado, próximo à Planeta Chevrolet

Sentido Sul-norte

 

 

 

 

Comentários (0)