Vice-prefeita de Rio Branco elogia modelo de ensino de tempo integral de Palmas

Vice-prefeita de Rio Branco visita Palmas e elogia modelo de ensino de tempo integral do Município

Vice conversa com secretário da Educação sobre ensino em Palmas
Descrição: Vice conversa com secretário da Educação sobre ensino em Palmas Crédito: Regiane Rocha/ Secom Palmas

A vice-prefeita de Rio Branco (AC), Socorro Neri, que está em Palmas para conhecer o modelo de educação municipal palmense, fará, durante toda esta terça-feira, 26, visitas a escolas e centros de ensino infantil.


 
“Viemos para uma agenda de educação e aproveitamos para conhecer o prefeito Amastha, que é uma referência para nós, do PSB, e o professor Danilo Melo, que tem coordenado esta revolução na educação infantil e no ensino fundamental, que constituem, no meu ponto de vista, as etapas mais importantes da educação. O modelo de Palmas tem sido referência para quem estuda educação”, afirmou Socorro Neri.


 
O prefeito Carlos Amastha recepcionou a vice-prefeita da capital acreana e relatou os projetos em andamento na educação municipal, frisando a prioridade concedida à área. O prefeito afirmou que a agenda de educação de Rio Branco, que também se preocupa em pensar a escola como um instrumento de superação para construir a cultura da paz, é extremamente importante. Disse ainda que ficou muito satisfeito com a visita da vice-prefeita e colocou o Município à disposição para contribuir com a capital acreana. Após a recepção, a vice-prefeita iniciou visitas a escolas de tempo integral e centros de ensino infantil.


 
Ensino integral
 
Segundo a vice-prefeita Socorro Neri, Rio Branco possui apenas uma escola de tempo integral e, por isso, o modelo de ensino em tempo integral de Palmas foi um dos pontos que renderam muitos elogios durante a visita, especialmente pelas novas parcerias que a educação de Palmas tem adquirido para garantir ao currículo das escolas de tempo integral a credibilidade e a transdisciplinaridade de temas que fazem parte da missão destas instituições.


 
“Nossas escolas de tempo integral cumprem função social de fazer com que a criança fique mais tempo na escola, tenha segurança alimentar e toda forma de proteção que é importante. Apesar de nossos alunos terem acesso a um currículo diversificado, sentimos que algumas unidades precisavam apresentar mais resultado naquilo que os testes padronizados pedem: língua portuguesa e matemática. A partir daí, pensamos em escolas mais disciplinadas e focadas tanto no conhecimento científico como em abordagens diferenciadas a partir das parcerias com instituições militares e instituições da sociedade civil”, frisou o secretário municipal de Educação, Danilo Melo.


 
“O que me impressionou aqui é que, além de confirmar as impressões que eu já tinha, vocês estão vivendo um momento único porque, mesmo no momento de crise como  este em que manter os serviços funcionando é um grande feito, conseguir isso com a qualidade que vocês têm aqui e ampliar esses serviços é realmente um caso a ser estudado para que possamos aproveitar na nossa  realidade de Rio Branco”, disse a vice-prefeita da capital acreana, reforçando o quanto ficou impressionada ao conhecer as parcerias da Educação de Palmas com instituições das Forças Armadas e outras forças policiais, como as recém-anunciadas parcerias com o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).


 
Identidade escolar
 
Este modelo, segundo o secretário, garante a identificação das crianças com as instituições parceiras. “Ter identidade na escola é muito importante. Todo mundo gosta de participar e torcer por um time, e a escola é um time. Se essas escolas tiverem uma identidade forte, isso marca muito a vida das crianças positivamente e pode ajudar a construir todo o universo de pensamento moral. Isso é fundamental, especialmente  quando se compreende a disciplina como instrumento de promoção da pessoa”, frisou Danilo.

Comentários (0)