Visando melhorias para a Ceasa, governo e prefeitura firmam parceria

Meta é criar condições para que o pequeno produtor possa comercializar todos os seus produtos num mesmo local.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) firmou parceria com a Prefeitura de Palmas para viabilizar a comercialização de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores da Capital e região na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins (Ceasa). Na manhã desta quarta-feira, 6, o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, e os secretários municipais Roberto Sahium (Agricultura) e Borges da Silveira (Desenvolvimento Econômico), visitaram a Ceasa e discutiram os investimentos que serão realizados na Central.

Na ocasião, Jaime Café falou sobre o Banco de Alimentos, que será construído na Ceasa, ainda este ano. Segundo o secretário, essas obras devem ser iniciadas no primeiro semestre e concluídas até dezembro. Para garantir a estrutura física do Banco de Alimentos, o Governo do Tocantins assinou, no último dia 8, contrato de Repasse de Recurso com Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1,5 milhão.

De acordo com o secretário de Agricultura da Capital, a Prefeitura de Palmas já possui alguns equipamentos e um recurso no valor de R$ 600 mil, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, para investir na criação de um centro de alimentos no município. Através da parceria, os investimentos municipais serão direcionados para a Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins, localizada no distrito industrial da Capital.

 

 A parceria

“O nosso intuito é somar forças com a Prefeitura de Palmas, para criar condições para que o pequeno produtor possa comercializar todos os seus produtos num mesmo local”, explicou Jaime Café. Segundo ele, as compras de alimentos realizados pelas escolas do Governo e da Prefeitura, que acontecem através do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), serão canalizadas para a Ceasa.

Para o secretário municipal da Agricultura, essa parceria com o Estado deve otimizar o funcionamento do banco de alimentos. “Essa relação entre as duas secretarias [estadual e municipal de Agricultura] já existia, mas queremos intensificar, tendo em vista a melhoria das condições dos pequenos produtores de Palmas e do Tocantins”, avaliou Roberto Sahium.


(Da Assessoria)

Comentários (0)