Volume de chuvas previsto durante esta semana em Palmas é de cerca de 95 mm

Para esta quarta-feira, 16, a máxima pode chegar a 33°C, com 80% de probabilidade de chuvas durante o dia. Para esta quinta-feira, 17, a previsão máxima é de 34°C, com 80% de probabilidade de chuva

Forte chuva, com intensidade de raios, começou a cair sobre a cidade
Descrição: Forte chuva, com intensidade de raios, começou a cair sobre a cidade Crédito: Edu Fortes

A Defesa Civil de Palmas informou sobre as ocorrências de pancadas de chuvas durante esta semana, e alerta para os cuidados e proteção neste período. De acordo com o órgão, o volume previsto de chuvas durante esta semana em Palmas é de cerca de 95 mm, com a temperatura acima dos 20°C. Nesta terça-feira, 15, a previsão máxima é de 32°C. Na metade da manhã de hoje uma forte chuva, com grande intensidade de raios, começou a cair sobre a cidade.

 

Para esta quarta-feira, 16, a máxima pode chegar a 33°C, com 80% de probabilidade de chuvas durante o dia. Para esta quinta-feira, 17, a previsão máxima é de 34°C, com 80% de probabilidade de chuva. Na sexta, 18, a temperatura continua com 34°C, e com 80% de probabilidade de chuva. Apesar das chuvas, a incidência de raios solares continua alta durante estes dias.

 

O boletim divulgado pela Defesa Civil tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

O agente de Defesa Bruno Maciel alerta que “todos precisam estarem atentos caso ocorrer chuva, seja quem estiver na sua residência, no trânsito, ou em lugares que possam sofrer degradação com a chuva. Fiquem atentos com os alertas e as informações de chuvas da Defesa Civil. Neste período, recomendamos aos habitantes que moram em lugares que possa sofrer alagação, que busque abrigo em lugares seguros de familiares, vizinhos, e com a ajuda se possível, levem os objetos, móveis, para que não o prejudique”.

 

Maciel reforça, ainda, que é preciso evitar a exposição durante a chuva, como a prática de esporte ou até mesmo transitar a pé, pois existe chance de descargas atmosféricas. “Se os motoristas estiverem no trânsito e encontrar em áreas alagadas, que evitem transitar nesses locais e se possível esperar o volume de água reduzir ou alterar a rota para uma via segura”, complementou.

 

A Defesa Civil ainda recomendou à população não enfrentar a chuva, já que a maioria dos resgates nos casos de alagamentos são de pessoas que arriscaram a encará-la. A orientação é que a pessoa vá para um local protegido.

Comentários (0)