Palmas, Tocantins -

Curtas


Curta de Palmas concorre ao Festival de Gramado

O trailer do curta-metragem “Menina Bonita de Trança”, idealizado pelos alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva em Palmas sob a direção do cineasta Nival Correia, concorre ao 46º Festival de Cinema de Gramado.  O vídeo concorre na categoria Concurso Interativo de TRAILERS, CLIPES & WEBDOCS, que conta com votação online, até a próxima terça-feira, 21. Para votar, basta acessar a página oficial do Festival na página do concurso para trailers, por meio do endereço http://www.festivaldegramado.net/concurso-interativo/.

Aulões #ToNoEnem

Neste final de semana, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis receberá o evento pela primeira vez, com as disciplinas história e geografia. Para essa DRE foram disponibilizadas 250 vagas.  Em Palmas e Dianópolis as aulas ocorrerão pela manhã e tarde, das 8h às 12h e das 14 às 18 horas. E nas demais DREs, as aulas serão ofertadas apenas pela manhã. Foram disponibilizadas cerca de 2.870 vagas em todas as regionais.Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o link https://mobility-br.com/tonoenem e preencher o formulário de inscrição enquanto houver vaga disponível.

Paisagismo natural do Cerrado 

Desde julho, Palmas é enfeitada pelo paisagismo natural do Cerrado. Até o final de setembro ainda há muito espetáculo para ver com a floração dos ipês-amarelos, brancos e roxos, dos pequizeiros, acácias amarelas, sucupiras, os cega machados, flamboyants e muitas outras. Mesmo com o período de estiagem, as flores do Cerrado começam a desabrochar, embelezar e encantar os apreciadores das belezas naturais. Os primeiros a florir são os ipês e pequizeiros, colorindo a cidade e gerando beleza, até mesmo quando olhamos para o chão.Segundo o biólogo da UFT, Rodney Viana, a floração do Cerrado nessa época de seca, nada mais é que uma estratégia de sobrevivência, eles perdem todas as folhas e somente as flores aparecem, atraindo assim mais polinizadores e consequentemente o aparecimento dos frutos. “Os ipês usam esse período de estiagem para produzir flores e depois frutos, para no período de chuva dispersar as sementes, hora que necessita da água para germinar e assim sobreviver”, disse.

Compra de veículo

Financiamento de até 80% para taxista

Mais de 100 profissionais ligados ao Sindicato dos Taxistas (Sintaxi) poderão ser beneficiados com o financiamento de até 80% do valor de carros novos para renovação da frota ou compra de veículos novos para taxistas. O programa de financiamento está sendo disponibilizado pela Agência de Fomento do Tocantins. O financiamento possui uma taxa fixa de juros de 1,5% ao mês. O valor pode ser dividido em até 48 meses, sem carência. Mais informação sobre esta e outras linhas de crédito disponíveis na Fomento TO podem ser verificadas no telefone (63) 3220-9800.

Em Palmas

Programação da Semana da Diversidade e Inclusão

A Semana da Diversidade e Inclusão acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Educação Inclusiva (CEI), em Palmas e, criado especialmente para complementar as atividades de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. O CEI funciona na Escola Francisca Brandão Ramalho, na ARSE 121. Entre as inovações deste ano está a oficina que promove uma roda de conversa entre os pais dos alunos visando promover atividades de linguagem, ou ainda a prática de Tai Chi Chuan, arte marcial que estimula a concentração e o autoconhecimento. Como forma de promover a integração, alunos do ensino regular da Escola Francisca Beltrão também terão atividades integradas com os alunos do CEI.

 

Confira na tabela a programação completa.

 

Data

Horário

Oficina

Público

20/08

Matutino

Oficina sensorial – vivências da 3ª idade

Pré escola / 4º ano

20/08

Mat/Vesp

Artistas especiais

CEI

20/08

Matutino

Tai Chi Chuan

 

21/08

Mat/Vesp

Libras legal

3º e 4º anos

21/08

Matutino

Atividades de linguagem

Pais e professores do 3º e 4º ano

22/08

Mat/Vesp

Circuitos motores

2º ano

22/08

Mat/Vesp

Atividade aquática

1º e 3º anos

23/08

Matutino

Empoderamento das meninas brasileiras

Alunas da Escola Francisca Brandão

23/08

Vespertino

Futebol misto

3º ano

24/08

Matutino

Roda de conversa com os pais – atividades de linguagem

Pais dos alunos do 1º ano

24/08

Vespertino

Talk show

3º e 4º

 

 

Cineclube da UFT

O projeto de extensão Cineclube do Câmpus de Tocantinópolis exibirá o filme "A Vida de David Gale" neste sábado (18), a partir das 18 horas, no auditório Vigilante Adão Ribeiro da Silva. A classificação do filme é para a faixa etária de 12 anos. E, após o filme, será aberto espaço para debate. O filme retrata a história de um advogado (David Gale) que é professor na Universidade do Texas, e defende as causas da pena de morte, até que acontece algo inesperado, um colega deste é assassinado, Gale é acusado injustamente e condenado a pena de morte. Nesta situação conturbada, entra Elizabeth Bloom, uma jornalista que se instiga com este acontecimento e decide investigar o sistema judicial e a vida de Gale.

Ensinos Fundamental e Médio

Adolescentes em conflito com a lei se preparam para prova do Encceja PPL 2018

Nas escolas das unidades socioeducativas do Tocantins os professores estão preparando os socioeducandos para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens, Adultos e Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), que acontece nos dias 18 e 19 de setembro. As aulas preparatórias começaram dia 07 de agosto e seguem até 17 de setembro e as áreas de conhecimento propostas são Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Em quatro unidades do Estado o total de inscritos foi 28 adolescentes, sendo 26 para certificação do Ensino Fundamental e 02 para o Médio. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Palmas, e nos Centros de Internação Provisória (Ceip) da Capital, de Santa Fé do Araguaina e de Gurupi, foram preparados cronogramas para atender os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas inscritos no Encceja, tirando dúvidas sobre o processo e também no que tange às matérias que comporão o exame, assim como a proposta de atividades extras e simulados.

Cozinha Experimental

Projeto estimula aprendizado através da culinária em escolas públicas de Palmas

A Prefeitura de Palmas implantou o projeto ‘Cozinha Experimental’ voltado às crianças da Educação Infantil da Capital, que já funciona em seis Centros Municipais de Educação Infantil de Palmas (Cmeis). No Cmei Irmã Maria Custódia de Jesus, localizado no Aureny II, o projeto já obteve excelentes resultados. De acordo com a professora Iolanda Gomes, as crianças adoram sair da sala de aula frequentar ambientes diferentes. “Na cozinha é possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades”. Segundo a professora, o projeto traz conteúdos de maneira lúdica, permitindo o desenvolvimento contínuo de criatividade culinária, trabalho em equipe, noções de proporções (peso e volume), segurança, higiene alimentar e nutrição. O projeto também tem o objetivo de levar as crianças a entender que o ato de cozinhar envolve método, sensibilidade, criatividade, sentimento e trabalho colaborativo. No projeto, os educadores acompanham e valorizam as soluções sugeridas pelas crianças garantindo um aprendizado consistente e construtor de diversas habilidades. O preparo de refeições nos Cmeis segue etapas ligadas à higiene, a observação e experimentação de ingredientes in natura, a separação, transformação e preparação dos alimentos. As crianças aprendem na cozinha os cuidados que devem ter com incêndios, objetos cortantes, risco de contaminação e regras básicas e sanitárias na cozinha. 

Em Araguaína

Curso para reeducandos no Barra da Grota

Começou nesta quinta-feira, 16, a formação profissional de 30 reeducandos na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína. É ofertada formação profissional em cursos de pedreiro, encanador e eletricista predial. Essa é uma formação especial que possibilita a atuação futura dos detentos no setor da construção civil, como habilidades em alvenaria. Os cursos são oferecidos aos reeducandos que estão em regime semiaberto e trabalham nas dependências das unidades, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho, criando alternativa de retorno à sociedade e beneficiando-os com a diminuição da pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal. Os cursos são promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão na unidade prisional, e são ministrados e certificados pelo Instituto Natura Vida-INA.