Palmas, Tocantins -

Curtas


Em Palmas

UFT e Unitins organizam aplicação da 2ª dose contra Covid-19

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a Prefeitura de Palmas, vão aplicar a 2ª dose contra Covid-19  nos servidores, terceirizados, estagiários e contratados das duas instituições.  A vacinação será realizada na próxima segunda-feira, 27, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Câmpus de Palmas, das 9h às 17h. A ação será destinada, exclusivamente, para aplicação da 2ª dose.

 

Os documentos necessários para a vacinação da comunidade acadêmica da UFT e da Unitins são: documento de identidade pessoal com foto e o cartão de vacinação com o registro da 1° dose. Não é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Palmas. Durante a ação, será ofertada, também, a vacina contra a Influenza para servidores e seus familiares (a partir dos 6 meses de vida). É importante ressaltar que, para aplicação da vacina contra a Influenza, é necessário respeitar o prazo mínimo de 15 dias entre qualquer outra vacina.

 

Os servidores devem ter cumprido o prazo mínimo entre as doses: 

 

- AstraZeneca: Entre 80 e 90 dias desde a 1ª dose;

- CoronaVac: Entre 21 e 28 dias desde a 1ª dose; 

- Pfizer: Entre 85 e 90 dias desde a 1ª dose.

 

Em Palmas

Movimento organiza feijoada beneficente em prol do repórter Carlão

O Movimento Odontologia Mais Forte e jornalistas do Tocantins organizam uma feijoada para ajudar o repórter Carlos Gomes, o conhecido e querido cidadão palmense Carlão. A feijoada beneficente acontecerá no próximo dia 2 de outubro (sábado), com som ao vivo e entrada a R$ 35 reais, na sede do Movimento (Quadra 103 Norte, Rua de Pedestre Nº 9,11). Todo o valor arrecadado será entregue ao Carlão.

Empresas

Natureza jurídica EIRELI está extinta, informa Jucetins

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) informou nesta sexta-feira, 17, que a natureza jurídica Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) está extinta. A medida consta na Lei Federal 14.195/21. As EIRELIs existentes se transformarão automaticamente em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Atualmente no Tocantins são 11.720 empresas ativas com a natureza Eireli. "A Junta Comercial do Tocantins amparada pela lei 14.195 de 2021 não inscreve mais empresas EIRELI. As EIRELIs já existentes agora são SLU", explica a presidente da Jucetins, Thaís Coelho. Na SLU não é obrigatório ter mais de um sócio, não é exigido um valor mínimo de capital social e há a separação do patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa.  

Lançamento

Fanta lança bebida temática “Mistério Halloween”

A Coca-Cola/Bandeirantes lançou a Fanta Mistério Halloween, com o objetivo de trazer o “espírito jovem” de todos. O lançamento da bebida na cor preta e “misteriosa” busca promover ações em comemoração ao Halloween, celebrado no final de outubro. A marca fará parcerias com o Bob's, Cinépolis, Cinemark e Pizza Hut para promover a bebida e a data. A edição limitada será vendida nos formatos lata e PET Individual (500/600ml). Com líquido e embalagem pretos, a bebida inspirada no Halloween já está chegando aos pontos de venda de todo o Brasil e será vendida em mais sete países da América Latina.

Imunização

Pindorama vacina público acima de 12 anos contra Covid-19

A Prefeitura de Pindorama iniciou nesta segunda-feira 13, a vacinação contra Covid-19 dos adolecentes acima de 12 anos. A imunização acontece até as 17 horas, na Unidade Básica de Saúde da cidade, ao lado do Colégio de Tempo Integral Manoel dos Santos Rosal.

Em Palmas

Troca de óleo usado por novo na Feira da 304 Sul

A partir desta sexta-feira, 10, as trocas de óleo residual por óleo novo, dentro do Programa Renova Palmas, serão semanais. Uma equipe da Fundação Municipal de Meio ambiente (FMA), órgão responsável pela ação, irá atender na Feira Coberta da 304 Sul, das 16 às 18 horas, na sala dos fiscais. A intenção é recolher o óleo residual para destinação adequada, evitando que seja descartado indevidamente. A cada quatro litros de óleo residual entregue, o cidadão tem direito a um litro novo. Para receber o óleo residual, a Fundação mantém três ecopontos de coletas, instalados na Feira Coberta da 304 Sul, no Tribunal de Justiça, localizado na Praça dos Girassóis, e no viveiro de mudas do Município/ Horto Florestal. Porém, as trocas só serão realizadas na Feira da 304 Sul.

Livro

Lançamento da obra sobre patrimônio histórico nativitano

Cidade mais antiga do Estado, Natividade preserva a essência e heranças deixadas pelos primeiros habitantes do Tocantins colonial. Em 1987, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico nacional. As ruas, igrejas e casarões de seu centro histórico, bem como manifestações culturais, religiosas e gastronômicas são um pequeno tesouro preservado no coração do Brasil.

 

Com a proposta de trazer à luz aspectos ligados ao patrimônio material e imaterial nativitano será lançado nesta quarta-feira, 08, o livro “Natividade – TO: Patrimônio do Brasil”. O lançamento será marcado por um bate-papo a partir das 16 horas, na Câmara Municipal de Natividade, com transmissão ao vivo pelo Youtube, via link, e pelo Facebook.  

 

Tendo como proponente Wátila Misla, o projeto foi contemplado por edital de Literatura lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura.

Doação de sangue

Funcionamento da Hemorrede no feriado prolongado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o funcionamento das unidades da Hemorrede Tocantins, durante o feriado prolongado. O atendimento das unidades levam em consideração o decreto do Governo do Estado, declarando ponto facultativo hoje e seguindo dos feriados de 7 de setembro (Independência do Brasil) e 8 (dia de Nossa Senhora da Natividade – Padroeira do Tocantins). 

 

Para os dias citados, as unidades abrirão da seguinte forma: dia 6 de setembro (ponto facultativo); Palmas - o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h às 18h30), a Unidade de Coleta anexa ao Hospital Geral de Palmas estará fechada; Araguaína - o Hemocentro Regional estará aberto das 7h às 18h; Augustinópolis - Unidade de Coleta e Transfusão estará aberta das 07h às 12h30; Porto Nacional - Unidade de Coleta e Transfusão funcionará das 07h às 12h30; Gurupi – o Núcleo de Hemoterapia será aberto das 07h às 12h30. Nos feriados dos dias 7 e 8 de setembro todas as unidades da Hemorrede estarão fechadas. No dia 9, haverá o retorno ao atendimento normal.

 

Agendamentos

 

As doações podem ser agendadas através dos seguintes números telefônicos: Hemocentro Coordenador de Palmas: 3218-3232 e 0800-642-8822; Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP):  3218-7336; Hemocentro Regional de Araguaína: 3411-2915; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: 3312-2237; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: 3363-5161; Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: 3456-1153.

Vacinação

Palmas abre agendamento para 2ª dose da Astrazeneca

O agendamento para receber a segunda dose do imunizante Astrazeneca já pode ser feito na plataforma Vacina Já no Portal da Prefeitura de Palmas, disponível aqui.  Para receber a segunda dose também é preciso apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS, cartão de vacina e cópia do comprovante de residência. Aplicação da segunda dose contra a Covid-19 é para quem recebeu a primeira dose da Astrazeneca há 80 dias.

 

Confira as unidades de saúde disponíveis para a aplicação da vacina a partir desta quarta, 1º:

 

Unidades para segunda dose - D2
 

- USF Arno 42 (405 Norte) - 8 às 13 horas

- USF Arse 24 (210 Sul) - 8 às 13 horas

- USF Albertino Santos (1004 Sul) – 9 ás 20 horas

- USF Morada do Sol - 8 às 13 horas
 

Unidade com D1 e D2

 

- USF Taquari - 8 às 13 horas