Palmas, Tocantins -

Curtas


Comunicado

Operação Siga Pare na Ponte da Amizade e da Integração

A Agência Tocantinense de Transportes de Obras (Ageto) informou que estão realizando a Operação Siga Pare na Ponte da Amizade e da Integração, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional,  dos dias 21 a 23 de outubro, das 7h30 às 17h30. A interdição parcial do tráfego conta com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e está acontecendo em virtude dos trabalhos de revitalização da sinalização viária vertical e horizontal na ponte. "Desde já contamos com a compreensão da população e pedimos aos usuários da ponte que redobrem a atenção ao trafegarem pelo local. Durante a Operação Siga Pare será interditada apenas uma das faixas e o tráfego será realizado em meia pista. As medidas de interdição podem sofrer alterações conforme o trabalho das equipes avance", destacou a pasta.

Ouvidoria

Agência de Metrologia disponibiliza canal de atendimento à sociedade

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), possui ouvidoria, uma unidade administrativa responsável pelo recebimento, acompanhamento e tratamento das manifestações dos cidadãos promovendo a participação, a proteção e a defesa dos seus direitos. Além disso, o órgão conta com um canal de comunicação com a sociedade, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número (63) 3218-2076. O serviço está disponível em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Servidor

Em nota de pesar, governador lamenta morte de Eles Santana Leão da Costa

Em nota de pesar encaminhada à imprensa na manhã desta quarta-feira, 14, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, informou que com tristeza recebeu a notícia da morte de Eles Santana Leão da Costa, o Santana, ocorrida nesta quarta-feira, 14, aos 64 anos. Natural de Dueré, Santana morava em Paraíso do Tocantins e atualmente era servidor do Detran. "Santana muito colaborou para a construção da boa política no Estado do Tocantins, sempre atuando com ética e grande profissionalismo.Neste momento de dor e pesar, rogo a nosso eterno e bom Deus que console os corações dos familiares e amigos, que sentem o luto pela partida de Eles Santana Leão da Costa", finalizou em nota. 
 
 

Saiba como solicitar

Serviço de recolhimento de galhadas em Palmas

O morador de Palmas que necessite do serviço de recolhimento de galhadas pode fazê-lo na Prefeitura de Palmas. O serviço é gratuito e qualquer um pode solicitar, basta entrar em contato com a Superintendência de Serviços Públicos pelo telefone (63) 3212-7426, das 7 às 19 horas, informando endereço e ponto de referência de sua residência e consultar a data mais próxima de visita do caminhão de recolhimento à sua quadra ou bairro. Somente depois de se inteirar sobre a data provável, é que o morador deve realizar o corte das galhadas em ocasião mais próxima à data informada. A orientação é que a poda seja feita um ou dois dias antes da programação do caminhão na sua região para evitar que materiais orgânicos fiquem expostos nas calçadas por tempo indeterminado, o que poderia ocasionar condições favoráveis à decomposição e atração de vetores de doenças.

Posse

Posse da nova diretoria da ABIH/TO acontece nesta quarta-feira, 7, em Palmas

A posse da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), acontece nesta quarta, 7, às 10h no Hotel 10. Participarão do evento empresários do ramo hoteleiro do Tocantins, o presidente do parque temático Hopi Hari, Alexandre Rodrigues, e o presidente do Portal de Notícias IG, Nuno Vasconcelos. O evento irá dar posse a nova diretoria da ABIH que atuará no triênio 20/23. A ABIH é uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional, e possui mais de 3.200 meios de hospedagens associados em todo o Brasil, e é uma entidade associativa e sem fins lucrativos. A organização do evento convida os associados, hoteleiros da cidade e entidades ligadas ao turismo para participarem da cerimônia, e informa que o evento terá a posse da nova diretoria e um anúncio importante para o turismo de Palmas, de acordo com o presidente eleito da ABIH/TO, que atuará até 2023, Marcos Koche.

Evento On-line

Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais

A I Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, realizada pelo Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), começa nesta terça-feira, 06, e prossegue até sexta-feira, 09. O evento faz parte das comemorações do dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais, e tem como objetivo estimular uma reflexão acerca dos direitos dos animais. As palestras vão tratar de temas relacionados à proteção dos animais distribuídos entre os eixos que envolvem animais de produção, esporte, laboratório, silvestres e domésticos/domesticáveis. As palestras terão duração de 30 minutos e serão transmitidas pelo canal da Semarh no YouTube.

Comunicado

Reabertura das bibliotecas municipais de Palmas

As bibliotecas municipais de Palmas, Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho; Estação Cidadania - Cultura, no Setor Morado do Sol II e da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu, serão reabertas ao público na terça-feira, 06. Para isso, foram realizadas adequações às normas de uso destes espaços devido à pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Inicialmente o atendimento ao público ocorrerá em horário reduzido, das 13 às 19 horas, para que no período matutino seja realizada a higienização do local. A quantidade de usuários também será limitada, conforme o tamanho de cada espaço, e as mesas para estudo foram realocadas em atendimento à necessidade de distanciamento, sendo permitido apenas um usuário por mesa.  Neste primeiro momento, os laboratórios de informática não serão reabertos, em razão do tamanho reduzido do espaço físico. Ainda  é obrigatório o uso de máscaras e a disponibilização de álcool gel. Os usuários também não terão acesso direto aos livros, devendo requisitá-los ao funcionário da biblioteca.

Dia do Idoso

Seminário Estadual On-line sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área técnica Saúde do Idoso realiza nesta sexta-feira, 02, às 14h, o 1º Seminário Estadual on-line de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, com o tema “A arte da resiliência em tempos de pandemia”. A ação será transmitida pela ferramenta Zoom. O evento faz alusão ao Dia do Idoso, celebrado mundialmente no dia 1º de outubro, e terá como público-alvo profissionais da atenção primária à saúde e a população idosa dos 139 municípios tocantinenses, além de convidados que trabalham no segmento do idoso. O intuito da ação é sensibilizar sobre a importância de reavaliar e valorizar o cuidado e as práticas de saúde voltadas às pessoas idosas em tempo de pandemia.

Política

Live do projeto +Mulher+Democracia

Para ampliar os debates sobre a participação feminina, a Justiça Eleitoral do Tocantins promove, nesta quarta-feira, 30 de setembro, uma roda de conversa on-line com o tema: "Política também é coisa de mulher". O evento terá como mediadora a juíza membro do TRE- TO, Ângela Haonat, coordenadora do projeto +Mulher +Democracia e contará com a participação da ex-desembargadora do TRE do Rio de Janeiro, Cristiane Frota, além da professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vânia Siliciano Aieta. A live será transmitida a partir das 16 horas pelo canal do TRE-TO no YouTube: justicaeleitoralto e o perfil da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins no Instagram: @ejetocantins.