Palmas, Tocantins -

Curtas


Avaliação de food trucks

Com vista a fornecer alimentação de qualidade e segura aos frequentadores do circuito Palmas Capital da Fé. A Agência Municipal de Turismo (Agtur) realizará nesta quarta-feira, 22, às 9 horas, a fase de degustação e análise técnica para os comerciantes de alimentos inscritos na categoria veículos Food Truck (veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas). A degustação ocorrerá na sede da Agtur, localizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A Agtur disponibilizou quatro vagas para veículos da categoria “Food Truck”. Além da inscrição prévia, para que o microempreendedor possa ser selecionado, é indispensável a presença do inscrito na fase de degustação. Após a fase de degustação, os food trucks selecionados para comercializar alimentos dentro do Circuito do Capital da Fé, em locais estabelecidos pela organização, sempre a partir das 18 horas, entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

Araguaína decreta pontos facultativos

O prefeito Ronaldo Dimas assinou, na última segunda-feira, 20, o Decreto nº005/2017 que estabelece os dias de ponto facultativo nos órgãos públicos municipais e entidades vinculadas à administração pública municipal no período de Carnaval. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 20 de fevereiro, ficam estipulados como pontos facultativos a próxima segunda-feira, 27, e a quarta-feira, 1º de março até às 14 horas. A determinação não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Canal Brasil

Documentário sobre Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Palmas foi palco da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). E, para celebrar o evento, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) realiza pré-estreia nesta terça-feira, 21, do documentário que será exibido pelo Canal Brasil, nesta quarta-feira, 22. A sessão especial é para lideranças indígenas, imprensa e autoridades políticas, e terá início às 20 horas, no Cine Cultura - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Durante nove dias, o evento contou com a participação de cerca de 1.700 atletas indígenas, sendo 1.129 de povos brasileiros e 566 de origem estrangeira. O evento divulgado pela mídia mundial agora é tema de uma série documental, que já teve também sessão especial no Rio de Janeiro. Interessados poderão acompanhar pelo Canal Brasil a partir desta quarta-feira, 22, às 20h45. A série é uma realização do Comitê Intertribal, Indiana Produções, Sete Artes, com supervisão geral de Marco Altberg, direção de Maria Clara e apresentação de Úrsula Corona. Na série são retratados os mais de três mil atletas oriundos de 23 países de cinco continentes.

Curso de inseminação artificial em bovinos

Dando sequencia as ações realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas, Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal e Representação, começa nesta terça-feira, 21, a partir das 8h, mais um curso de inseminação artificial em bovinos, o segundo este ano. As aulas prosseguem até sexta-feira, 24, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Os interessados devem ficar atentos e agendar sua inscrição para garantir a participação no próximo curso, que tem aulas teóricas e práticas. Contatos através do telefone 3218-2121 ou procurar a Diretoria de Políticas para Pecuária no endereço: 112 Norte, Av: NS-10.

 

Contra o abuso sexual no período do carnaval

Com o intuito de alertar e prevenir situações de risco às crianças e adolescentes durante o carnaval, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, órgão ligado à Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Assistência Social, mobiliza toda a sociedade para identificar situações de risco e denunciar as diversas formas de violência e violação dos direitos. “Apesar de que não há tradição do carnaval em nossa cidade, sabemos que nos municípios vizinhos tem festividades, há um maior consumo de bebidas alcoólicas e consequentemente aumenta o número de ocorrências, por isso é importante a população saber onde denunciar”, salientou Ana Paula Bessa, assistente social. As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar Municipal “ou, em caso de fraturas e machucados, elas devem ser levadas direto ao Hospital. Também podem ir direto à delegacia de polícia mais próxima de sua casa que lá serão tomadas as providências cabíveis”, acrescentou Ana Paula Bessa. Os telefones para fazer denúncias são: Disque 100, Conselho Tutelar 3904-1450 / 99285-5933 (24 horas) e Polícia Militar 190.

 

UFT incentiva esporte

Diariamente ouvimos que é necessário que se pratique esporte para manter uma vida saudável, manter a forma e até dormir melhor. A professora do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis, Orranette Pereira Padilhas, explica que na universidade outras coisas também atraem o interesse dos alunos, como defender as cores da instituição e criar laços com outras pessoas. “O esporte seja ele individual ou coletivo, com enfoque competitivo ou não, para pessoas com ou sem deficiência promove saúde, bem-estar, estimula o senso de disciplina e os laços de amizades feitos são duradouros’, ressalta.Além dos cursos de Educação Física nos câmpus de Tocantinópolis e Miracema, em Palmas foi instalado um complexo esportivo que conta com um campo gramado, pista de atletismo com padrão internacional; ainda há espaços para prática de voleibol e futevôlei, na prainha, às margens do Lago de Palmas.

Procon promove palestras

A Gerência de Educação para o Consumo do Procon-TO inicia nesta terça-feira, 21, o ciclo 2017 de palestras para estudantes da Capital. A primeira palestra acontece na Escola Estadual Criança Esperança, localizada na quadra 303 Norte, a partir das 9 horas. As palestras são ministradas por técnicos do órgão e abordam especificamente o que são as relações de consumo e os direitos do consumidor. Empresas, escolas e instituições que quiserem solicitar palestras ou treinamentos relacionados às relações de consumo para este ano já podem fazer o agendamento junto à Gerência de Educação para o Consumo do Procon-TO. Para tanto, basta ligar no 3218-2060ou ir pessoalmente à sede do Procon-TO em Palmas ou um dos núcleos regionais do órgão, nas cidades de Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Araguatins, Dianópolis, Tocantinópolis e Colinas do Tocantins.

 

Carnaval do Bem

Com a hashtag Todos Juntos na Folia Consciente, servidores da Gerência de Inclusão e Reinserção Social, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizaram na manhã desta segunda-feira, 20, em Pedro Afonso, uma blitz educativa com distribuição de panfletos e preservativos. O objetivo da ação é promover a conscientização social sobre os riscos do abuso do álcool, a educação no trânsito e o uso de preservativo.  A blitz faz parte do projeto Carnaval do Bem, promovido pela Superintendência de Juventude da Seduc. Além da entrega do material educativo nas principais ruas e pontos comerciais do município, o enfermeiro José Cardoso Vasconcelos realizou na Escola Estadual Ana Amorim uma palestra voltada para a prevenção às drogas, DST/Aids e Violência Contra a Mulher. Durante as atividades, os estudantes da escola realizaram apresentações teatrais e de dança, que abordaram a importância e a necessidade da prevenção, além de combater o preconceito e a violência.

 

3ª Corrida contra o Sedentarismo

Dia 4 de março, sábado, será realizada a 3ª Corrida contra o Sedentarismo que faz parte do calendário das ações sociais da Associação Amigos do Bem. Com objetivo de alertar quanto ao combate ao maior problema de saúde pública que é o sedentarismo fator de risco para diversas doenças, e o lema foi Mexa-se saia do Sedentarismo, e venha fazer uma atividade física por Amor e não pela Dor, quem não estava preparado para correr ou trotar fez sua caminhar o importante foi participar, dados do IBGE, 80% da população brasileira é sedentária. e associada a seus fatores de risco é o maior problema de saúde pública do mundo." A largada será as 19:30 em frente a Assembleia Legislativa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site  http://www.sinpefto.com.br./