Palmas, Tocantins -

Curtas


Música e comunidade

Batalha de Hip Hop reúne jovens de Palmas no Ginásio Ayrton Senna

Neste sábado, 15, centenas de jovens que curtem o movimento Hip Hop se reuniram no Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto para participar do projeto Cultura MP na etapa Batalha Solidária de Hip Hop. A Prefeitura de Palmas é parceira do Ministério Público Estadual (MPE) nesta iniciativa que é realizada pelas 20ª e 21ª Promotorias de Justiça da Capital. Esta é apenas uma etapa do Cultura MP que continuará sendo executado em 2019 e também conta com parceria da Polícia Militar e escolas públicas estaduais e municipais. O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, falou da importância desta iniciativa do MPE. “É um projeto muito importante e que vai trabalhar com a juventude e, principalmente, com um grupo que precisa de mais respeito, mais visibilidade, um grupo que vem sendo colocado à margem. Esta iniciativa vai fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade destes jovens”, destacou, acrescentando que a Prefeitura de Palmas já é parceira de outras ações voltadas para o Hip Hop como os pontos de cultura Cidade Perifa e Sombras do Hip-hop. O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, agradeceu a participação de todos os jovens e disse que o Ministério Público está a cada dia mais próximo da população. “Nosso objetivo é ajudar a sociedade a enxergar esses grupos com um novo olhar, sem o preconceito. É uma arte que precisamos dar apoio, incentivar e até mesmo proteger esses jovens, para que façam suas manifestações culturais com segurança, com paz. Este é o primeiro passo, mas vamos fortalecer essa parceria e juntamente com nossos parceiros construir uma realidade melhor para nossos jovens”, frisou o gestor. No evento teve venda de lanches e um espaço para um bazar de roupas coordenado pela Organização Não-Governamental Unidos Por Um Mundo Melhor – Palmas. “A intenção do bazar é arrecadar dinheiro e comprar alimentos e brinquedos que serão distribuídos em bairros periféricos da cidade. Nós já realizamos brincadeiras, encontros culturais e outras ações com crianças e idosos destes locais”, explica a estudante Débora de Sousa Barbosa que juntamente com a colega Sara Lopes ficou responsável pelas vendas no bazar. Durante o evento Batalha Solidária no Circuito Cultural de Hip Hop, o grupo de dança Grupo MundArt composto por estudantes da Escola Estadual São José se apresentou no Ginásio Ayrton Senna. As alunas Amanda, Alane, Railene, Geisa, Delyzieê e o aluno Lucas deram um show de talento e determinação na grande arena do ginásio com movimentos do hip hop, break dance e afrohouse. “Queremos que outras pessoas nos assistam e sintam vontade de dançar também, se libertem de estereótipos e possam mostrar seu amor pela música e pela dança”, disse Alane.

Natal no Tocantins

Cantata Encanto de Natal encerra apresentações em clima de louvor no Palácio Araguaia

A temporada da Cantata Encanto de Natal 2018, iniciada na última terça-feira, 11, na escadaria do Palácio Araguaia, terminou nesta sexta-feira, 14, em clima de alegria e louvor, lembrando o verdadeiro sentido das comemorações natalinas, que é celebrar o nascimento de Jesus Cristo. A programação do dia iniciou com a apresentação do coral Canto Jovem, da Igreja Adventista, sob a regência do maestro Joel Carlos Zukowski Jr, com acompanhamento da pianista Noemi Zukowski. A próxima atração foi o cantor En Jones, da Igreja Casa da Bênção. Ele conseguiu arrebatar o público presente com a música Aleluia e outras interpretações. Jones formou uma dupla, de improviso,  com o cantor e compositor Thiago Mangela, que atraiu a atenção de todos para as mensagens cristãs das canções. O grupo musical Ministério de Louvor IIR PRAISE (Igreja Internacional da Renovação) encerrou o espetáculo. O maestro Zukowski lembrou o quanto a música é importante no período natalino. “Quando a gente canta o nascimento de Jesus, a gente consegue fazer com que as pessoas lembrem dos necessitados, que foi quem ele ajudou, fazendo com que as pessoas se lembrem de que  o amor tem que ser repartido e vivido o ano todo, não só nessa época. A música tem o poder de mexer com os sentimentos, com o coração, e quando o coração se abre as pessoas começam a olhar em volta e ver que outras pessoas precisam de amor, de cuidado, de atenção. Aquele amor que Jesus demonstrou e que as vezes temos esquecidos de fazer isso”, afirmou.

Férias Coletivas

A Federação do Comércio do Tocantins (FECOMÉRCIO) comunica que no período de 17 de dezembro de 2018 a 15 de janeiro de 2019, todas as unidades do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ifpd estarão em férias coletivas. Os atendimentos serão retomados a partir do dia 16 de janeiro de 2019.

Festa dos Pioneiros de Palmas

Dezenas de pioneiros e pioneiras de Palmas (que chegaram à capital até 1995) realizam um grande encontro de confraternização no próximo sábado, 15, na Ilha Canela. Foi lá, no povoado Canela, que tudo começou. Antes mesmo de iniciar as obras de construção de Palmas, o então governador José Wilson Siqueira Campos, reuniu-se em um barracão no povoado para apresentar o projeto da capital. Siqueira foi homenageado pelos pioneiros recebendo do empresário Henrique Lazaro Lopes Cardoso (Henrique Fragata) o ingresso número 1 e uma camiseta alusiva ao evento. O encontro marcará, também, a reativação da Associação dos Pioneiros de Palmas (APP), sob a presidência da Artista Visual Luara Aquino. Segundo Luara, “esse é um dos momentos importantes para a associação e para todos os pioneiros que estão imbuídos do propósito de identificar, cadastrar e reconhecer a história verdadeira contada por cada um de nós”. É importante lembrar que o ex-governador Siqueira Campos é o presidente de honra da Associação os Pioneiros de Palmas.

Norte do Tocantins

Governo e Tribunal de Justiça inauguram novo Fórum de Araguaína nesta 6ª

O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça tocantinense (TJTO) entregam, à população araguainense e região, nesta sexta-feira, 14, às 16h30, a sede definitiva do Fórum da Comarca da cidade. O prédio tem 10,5 mil m² de área construída e vai centralizar todas as varas e os juizados da Comarca que atende à população do município-sede, além das cidades de Aragominas, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia. A construção, orçada em R$ 34,5 milhões, foi executada com recursos próprios do TJTO, por meio do Fundo de Modernização e Aprimoramento do Poder Judiciário do Estado do Tocantins (Funjuris), financiamento Pró-Estado/Banco do Brasil e Tesouro estadual. Realizada pelo Governo do Tocantins, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado das Cidades e Infraestrutura (Seinf), a nova estrutura do Fórum vai abrigar 20 Varas Judiciais, auditório para 251 pessoas, salão de Júri com 258 lugares, área administrativa, uma cela prisional para guarda de  réus em dia de julgamento, além de estacionamento, entrada e elevador privativos para os juízes, garantindo maior segurança aos magistrados. A construção também oferece estacionamento próprio para servidores e visitantes, além de acessibilidade dentro das normas brasileiras, o que facilitará o acesso aos portadores de necessidades especiais. Com estrutura ampla e moderna, o novo fórum vai garantir mais conforto, segurança e acessibilidade ao cidadão, magistrados, servidores e membros do sistema de Justiça. Ao todo, o prédio contém quatro pavimentos e fica localizado nas proximidades da Avenida Filadélfia, proporcionando fácil acesso da população à Justiça, pois essa avenida conta com transporte coletivo urbano.

Terapia Aplicada

Cuidar da horta é a mais nova terapia aplicada às crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, em Araguaína. O objetivo da atividade é socializar e aumentar a autoestima dos meninos e meninas que estavam em vulnerabilidade social. O plantio dos alimentos foi realizado há cerca de 10 dias, em parceria com o curso de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com a psicóloga da casa, Cleide Nascimento Silva, o trabalho é importante para dar uma vivencia familiar ao local. “A maioria dos jovens quando chega à casa acaba ficando isolado, depressivo. Então, aplicamos essas atividades terapêuticas em grupo para que se sintam incluídos. É um momento de convivência”, explica. O local tem produção de várias hortifrútis, como tomate, rúcula, alface, cebolinha, cenoura e tomate. A Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório abriga atualmente 26 meninas e 14 meninos, entre zero e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Mantida pela Prefeitura de Araguaína, a casa foi pensada no conforto e bem-estar das crianças que passarem pela unidade, que fica próximo à Via Lago.

Ação Social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol, em parceria com o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), promovem neste sábado, 15, das 8 às 11 horas, uma festa de confraternização para as crianças que fazem parte do projeto desenvolvido nas duas entidades. Segundo o coordenador do Cras Morada do Sol, Deliel Barbosa, são esperadas 110 crianças para participarem das brincadeiras que envolvem corridas, queimado, ping ponguefutsal, lanche e brindes. “As atividades de confraternização têm o intuito de elevar o protagonismo das crianças e adolescentes nos projetos desenvolvidos pelos nossos técnicos durante todo o ano de 2018”, disse o coordenador.

Celebração Natalina

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) promove, por meio da Orquestra Jovem, uma celebração natalina para as crianças do Hospital Infantil de Palmas, nesta sexta-feira, 14, com início às 16 horas. Com o tema Natal, o objetivo da apresentação é levar para as crianças e os familiares dos hospitalizados um repertório recheado de músicas que celebram a vida. O maestro da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, Rênison Oliveira, conta que a ideia de proporcionar um momento musical a essas crianças surgiu uma vez que elas estão em um tratamento extremamente desgastante, fisicamente e emocionalmente. “Por elas não poderem participar de eventos fora do hospital, surgiu a ideia da Orquestra Jovem levar suas músicas e ações aos hospitalizados e seus entes queridos”, conta. Esse é o segundo ano que a Orquestra Jovem da GMP leva os pacientes do Hospital Infantil canções natalinas, com um repertório cheio de músicas que exalta a importância da vida, e que leva bem estar na tentativa de amenizar o sofrimento das crianças e parentes.

Combate às drogas

Polícia Militar forma 1.945 crianças no Proerd, em Araguaína e região

Na manhã desta quarta-feira, 12, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou a formatura de 734 crianças no curso Programa de Resistência contra as Drogas (Proerd), na quadra da Escola Municipal Domingos Souza Lemos. Ao todo, 1.945 crianças do ensino fundamental das escolas de Araguaína e região, receberam certificado do programa neste semestre. Foram mais de 4.000 crianças formadas nos dois semestres do ano de 2018. Todas as solenidades tiveram momento cívico com o cântico do hino nacional, apresentações, excelentes prêmios e brindes para as crianças e, ao final, cantaram e encenaram a coreografia da canção do Proerd junto com o mascote Dare. Tudo pela esperança de um mundo cada vez melhor para todos, uma vez que 98% das pessoas que passam pelo curso não se envolvem com drogas. Em todas as cerimônias de formatura, as crianças participaram de momento cívico em que cantaram o Hino Nacional Brasileiro sob os acordes da Banda de Música do 2º BPM, participaram de apresentações artísticas, além de interagirem com o mascote Dare. Como de costume, na cerimônia de encerramento, os quatro alunos que fizeram as melhores redações no curso foram premiados cada qual com brindes pelos seus excelentes desempenhos, sendo que a primeira colocada ganhou uma bicicleta nova.