Palmas, Tocantins -

Curtas


Cursinho pré-vestibular

Resultado parcial da seleção para o Palmas Aprova é divulgado

Os inscritos no processo seletivo do Palmas Aprova, cursinho pré-vestibular gratuito e com foco no Enem, podem conferir o resultado parcial da seleção no Diário Oficial Municipal no link, da última segunda-feira, 24. Segundo o cronograma, o período de interposição de recursos começou nesta terça-feira, 25, e vai até o dia 27 de julho. Já o resultado final será divulgado no 1º de agosto. O Palmas Aprova terá as aulas ministradas na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, Setor Santa Fé II, no período noturno, a partir do segundo semestre de 2017. Conforme previa o edital de abertura da seleção, só podiam se inscrever candidatos residentes em Palmas que concluíram ou estejam cursando o 3° ano do ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo de 100% do valor da mensalidade. São oferecidas 200 vagas distribuídas em duas turmas de 100 alunos cada. Para definir a lista parcial dos aprovados, a comissão analisou os seguintes critérios previstos no edital: se o candidato morava em Palmas, a sua renda e da sua família, onde estudaram, se participavam de programas sociais.

Bico do Papagaio

Cavalgada Ecológica de São Bento do Tocantins acontece no domingo

XI Cavalgada Ecológica de São Bento do Tocantins acontece no próximo dia 30, domingo, e promete reunir cavaleiros e amazonas de municípios da região Norte do Tocantins, numa grande confraternização. O evento já faz parte do calendário cultural da região do Bico do Papagaio. As comitivas sairão às 8h, do Campo de Futebol do Bairro São Francisco. A chegada será na Praça Osvaldo Franco onde acontece o Almoço de Confraternização. No Palco-show, haverá a entrega das premiações da Cavalgada e o sorteio de uma moto Honda Fan 160cc para os participantes das comitivas. O trajeto será do Campo de Futebol do Bairro São Francisco, seguindo em direção ao Balneário Oscar Milhomem até a BR 230, virando a esquerda na BR-230 até o Trevo de entrada do município de São Bento do Tocantins, entrando a direita na Rua Pedro Ramos, virando à esquerda na Av. Betel, virando à esquerda na Rua Antônio Leal, virando à direita na Rua do Aeroporto, indo até a Caixa d’agua, virando à direita e entrando na Av. Betel no sentido ao Centro, virando à esquerda na Rua Bartolomeu Bueno, virando à direita e entrando na Rua do Comércio chegando até o Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, totalizando 6,5km. A partir das 13h começa a parte musical comandada pelo DJ Edilson Coelho. A programação de shows, com 5 atrações musicais, promete muita animação. Serão atrações regionais com Garotos do Swing, Dias Milhomem do Acordeon, Adonias Rodrigues, Domingas Souza e o Hugo Marçal. O show mais esperado é o do vencedor da última temporada do quadro "Iluminados", do Programa do Faustão: Filipe Labre. Em São Bento, Felipe Labre vai apresentar canções do seu primeiro DVD gravado em Goiânia com participações de nomes como Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Marília Mendonça.

 

 

Vagas abertas

Estado abre inscrições para formação do Grupo de Intervenções Rápidas

Técnicos em defesa social e policiais civis interessados em integrar o Grupo de Intervenções Rápidas (GIR), da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), têm até o próximo dia 28 para fazerem suas inscrições gratuitamente na Escola Penitenciária do Tocantins (Espen). As inscrições foram abertas no último sábado, 22. De acordo com a Espen, só podem se inscrever servidores efetivos da Seciju, técnicos em defesa social, ou da Secretaria da Segurança Pública (SSP), neste caso policiais civis com pelo menos cinco anos de experiência comprovada no Sistema Penitenciário do Tocantins. Os servidores selecionados para compor o GIR terão como base a cidade de Palmas, mas deverão ter disponibilidade para se deslocarem para outras unidades do Estado quando requisitados. Ao todo, o GIR será composto por 21 membros. O processo seletivo será composto por três fases, sendo a primeira uma prova de aptidão física, a segunda um exame psicotécnico e psicossocial e a última fase curso de capacitação. Ao final de cada etapa será divulgado o resultado no site oficial da Seciju e também no DOE. A divulgação das inscrições homologadas será no dia 03 de agosto. O curso de formação terá início dia 28 de agosto e vai até o dia 15 de setembro, sendo que neste mesmo dia também será publicado o nome dos 21 servidores que irão compor o GIR. “O Grupo foi criado a partir da necessidade de ações preventivas e respostas rápidas diante de atos de insubordinação das pessoas privadas de liberdade, que possam conduzir a um episódio de maior proporção ou causar malefícios sobre a disciplina e a ordem nos estabelecimentos prisionais. O GIR visa não apenas manter a ordem e a disciplina nas unidades, mas também a integridade física da população carcerária e dos servidores”, afirmou o subsecretário da Seciju, Hélio Marques.

Vagas de trabalho

Sine Gurupi oferece 30 vagas para restaurante em Palmas

A unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Gurupi está inscrevendo candidatos a 15 vagas de auxiliar de cozinha e 15 vagas de caixa disponibilizadas pelo Restaurante Madero que será inaugurado em Palmas. As inscrições seguem até amanhã, 26, e a seleção acontece na quinta-feira, 27. Os interessados devem procurar o Sine de Gurupi localizado na Av. Mato Grosso, n° 1.771, centro, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Os telefones de contato são 3351-2477 / 3212-7809. Sobre o fato da empresa selecionar seus colaboradores em uma cidade diferente de onde se instalará, a gerente do Sine de Gurupi, Gleides Silva, explica que “o Restaurante Madero investe muito em qualificação e já perceberam que ao contratar trabalhadores de outras localidades a rotatividade é menor e a qualidade da prestação de serviço melhor”, disse a gerente.

Nova novela das 21h

Consultora de moda do TO atua em figurino da nova novela da Globo

E mais uma vez, Kassandra Valduga, divide o seu talento com o Brasil ao prestar consultoria e produção de moda para o figurino da próxima novela das 21h, da Rede Globo, intitulada “O Outro Lado do Paraíso”. Não é a primeira vez que Kassandra Valduga é destaque nacional. Durante o 3º Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, os uniformes das assessoras de comunicação causaram alvoroço ao incorporar acessórios de capim dourado aos vestidos. No trabalho feito para a próxima novela da Globo, Kassandra Valduga buscou incorporar elementos regionais no figurino dos atores. “Peças artesanais de capim dourado, joias feitas pelos ourives de Natividade, além de botas, chapéus e cintos do universo country devem compor o visual dos personagens”, explicou a consultora. Kassandra trabalhou com a equipe de figurino do Projac no período de produção da novela, em maio. De acordo com ela, toda a consultoria foi pensada no sentido de traduzir da melhor forma o que a população tocantinense gosta de usar. “Nossa inspiração foi em como se veste a mulher sofisticada, moderna, jovem e mais madura no Tocantins. O trabalho de pesquisa de figurino da Globo é muito elaborado e completo, com referências riquíssimas, e dentro do que os personagens vão usar, tentamos colocar uma pitadinha da identidade local”, finalizou Kassandra.

Revisão do Plano Diretor

Amastha convida população para audiência

 “É muito importante que a população participe deste momento”, afirmou o prefeito Carlos Amastha ao convidar os palmenses para a Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor da Capital, que acontece neste sábado, 22, das 8 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, no Jardim Aureny III, onde serão debatidos vários temas presentes no processo de revisão da Lei que planeja o desenvolvimento urbano sustentável do Município. A Prefeitura vai disponibilizar transporte coletivo de graça para o local (veja de onde os ônibus sairão abaixo).  O prefeito reforça que a participação da população é fundamental para que esta conheça o que foi apontado nos estudos técnicos sobre a cidade e também contribua nesse processo. “É muito importante que a população participe deste momento. Venha, traga familiares, amigos, seus questionamentos, ideias, suas críticas. Precisamos muito disso para construir a cidade do futuro”, pediu. Na audiência será apresentado o diagnóstico preliminar da leitura técnica de Palmas, documento que reúne as análises técnicas sobre os eixos que compõem a revisão do Plano Diretor e apontam quais são os desafios para o desenvolvimento do município para os próximos 10 anos.

OAB-TO

OAB e ATM se unem contra serviço irregular

O presidente da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), Walter Ohofugi, se reuniu, nesta quarta-feira, 19 de julho, com o presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios), Jairo Mariano (prefeito de Pedro Afonso), e acertaram uma atuação conjunta para evitar a captação ilegal de clientes junto às prefeituras do Estado. Denúncia que chegou na OAB reportava uma possível tentativa de monopolização de ações referentes ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) por parte de um escritório de fora do Estado.A reunião contou com o ouvidor-geral da OAB, Marcus Moreira, o procurador-geral de Defesa de Prerrogativas da Ordem, Marcelo Cordeiro, o presidente do TED (Tribunal de Ética e Disciplina), Fabio Wazilewski, a conselheira Seccional Elaine Ayres, e vários advogados municipalistas. No encontro, os representantes da advocacia explicaram em detalhes que a captação de clientes é proibida pelo Código de Ética da Advocacia. O presidente da ATM frisou que será um parceiro nesse combate e garantiu que vai passar recomendação na associação para que não ocorram captações de qualquer tipo.

Obras

Nova Rodoviária de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína iniciará a segunda etapa da obra da nova Rodoviária de Araguaína. A empresa AP Empreendimentos venceu o processo licitatório e está com os serviços programados para a próxima semana. Nesta etapa, serão construídos 11 quichês para venda de passagens, três lanchonetes, um restaurante, duas lojas, uma sala do Centro de Controle e Operações (CCO), uma sala da Agência Tocantinense de Regulamentação (ATR), três banheiros com acessibilidade e fraldário. Para essa fase da construção serão investidos R$ R$ 900.144,68. A reconstrução do terminal, depois de 38 anos de sua fundação, conta com a troca do calçamento, troca de todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, jardinagem, área administrativa, praça de circulação e posto policial. 
 A primeira etapa do Terminal Rodoviário foi entregue em fevereiro. Já estão em funcionamento 15 guichês, administração, banheiros com acessibilidade, fraldário, sala Vip, duas lojas, três lanchonetes com praça de alimentação e guarda-volumes. 

Nota Quente

Entrega de prêmios

Os sorteados pela Caixa no Programa Nota Quente precisam comparecer à Secretaria de Finanças do Município, no Prédio dos Buritis, para apresentação dos documentos necessários para pagamento dos prêmios. É necessária a apresentação de cópia de documento de identidade com foto, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou equivalente, além de dados bancários. Segundo o secretário executivo de Finanças, João Marciano, a partir da apresentação dos documentos e dados bancários é montado um processo para providenciar a transferência do valor em dinheiro. O prazo máximo para efetivação da transferência pode durar até 90 dias, conforme previsto no Decreto Municipal n° 1.339/2017, que regulamenta o Programa de Incentivo à Solicitação de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O próximo sorteio da Nota Quente Palmense acontece no dia 19 de agosto quando será sorteado o prêmio mensal de R$ 10 mil. O sorteio é auditado pela Caixa e pode ser acompanhado pelo endereço eletrônico https://notaquente.palmas.to.gov.br/ .