Palmas, Tocantins -

Curtas


Sindicato

Sisepe volta com atendimento presencial no dia 2 de agosto

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) informou que o atendimento presencial voltará a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto. Tanto a sede localizada em Palmas, como as regionais em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins e Taguatinga, voltam a prestar o atendimento de forma presencial.  Os horários de atendimento continuam os mesmos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em todas as sedes do Sindicato. 

Passeio turístico

Fátima Bernardes e Túlio visitam a Praia da Graciosa e vão conhecer o Jalapão

A apresentadora Fátima Bernardes, que atualmente está de férias do “Encontro com Fátima”, visitou a Praia da Graciosa, em Palmas, onde admirou o pôr do sol junto com o namorado, o deputado federal Túlio Gatêlha. No instagram, Fátima e Túlio divulgaram fotos ontem, 23, e a apresentadora não poupou elogios ao pôr do sol palmense. “Impossível parar de fotografar com esse pôr do sol. Nossa estreia nas praias do Rio Tocantins. Amamos”, disse. Os dois seguem o passeio turístico em destino ao Jalapão.

 

 

Linha Verde Zap

Naturatins lança canal para denúncia de crime ambiental no Tocantins

Nesta segunda-feira, 19, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) lança o "Linha Verde Zap", para registro de denúncia de crime ambiental em território tocantinense. O Linha Verde Zap está disponível  através do telefone (63) 9106-7787, em horário comercial, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 14h. O serviço funciona exclusivamente através do aplicativo, por meio de mensagens de texto e apenas para o registro de denúncias. Não funciona por ligação telefônica. Caso o denunciante queira fazer o registro de denúncia por telefone, deve utilizar-se do número 0800 063 1155.

Confira

Resultado do edital 'Palmas Curte Arte em Casa 2021'

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) homologou o resultado final do edital ‘Palmas Curte Arte em Casa 2021’. Os artistas que se inscreveram podem conferir a publicação no Diário Oficial de Palmas desta sexta-feira, 16, clicando aqui. Os artistas selecionados deverão enviar, em até 15 dias úteis, após a publicação do resultado no Diário Oficial de Palmas, a documentação pertinente, conforme descrito no Item 03 do Edital 005/2021, para o e-mail da Diretoria de Finanças, da Fundação Cultural de Palmas, compras.fcp@gmail.com. Para dúvidas referentes à documentação, o selecionado poderá entrar em contato por meio do telefone (63) 3212 – 7312, no horário das 14 às 18 horas.

Oportunidade

UFT publica edital com 14 vagas para professor substituto

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) informou que foi publicado o edital para a seleção pública simplificada para o cargo de Professor Substituto 2021/3. As inscrições têm início dia 23 de julho, conforme a titulação necessária para as vagas. São sete vagas e sete cadastros de reserva para Professor Substituto, cujas especificações estão detalhadas no Anexo I do Edital de Abertura nº 035/2021. 

 

A seleção constará de uma única etapa, dividida nas seguintes fases: a) Entrevista e Análise de Curriculum Vitae ou Lattes, de caráter eliminatório e classificatório; b) Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório; e c) Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório. As atividades referentes aos cargos de Professor Substituto incluem, obrigatoriamente, a docência de nível superior nas áreas de conhecimento do curso (conforme Anexo I do edital) e, em caráter facultativo, a participação em atividades de pesquisa e extensão da UFT. Para mais detalhes, confira no edital.

Sem vítimas

Carro de passeio pega fogo na Serra da Sucupira, próximo a Dianópolis

Bombeiros militares da 2ª Companhia, em Dianópolis, foram acionados para conter as chamas que atingiram um veículo de passeio na zona rural. O carro, um gol bola, subia a serra quando o condutor percebeu que estava saindo fumaça por debaixo do capô. Ao parar, se deparou com as chamas. A ocorrência foi no final da tarde desta quinta-feira, 15, na Serra da Sucupira, cerca de 12km da cidade. Segundo os bombeiros militares, assim que chegaram onde o carro estava, após percorrerem longa distância, perceberam que as chamas já estavam em estado avançado. Na ação, debelaram o fogo e também realizaram o rescaldo. Antes mesmo que os bombeiros chegassem ao local, o condutor usou extintor de incêndio, mas não obteve sucesso. Após o rescaldo feito pelo militares, o veículo ficou à disposição do proprietário para remoção.

Imunização

Custodiados de 20 unidades penais do Estado são vacinados contra covid-19

Pessoas privadas de liberdade de 20 unidades penais do Estado foram vacinadas contra a covid-19, o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais tocantinenses foi articulado entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e secretarias municipais de saúde, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).  O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, explica que os custodiados das outras 10 unidades penais devem ser vacinados nos próximos dias. “Esperamos que em breve as 30 unidades penais estejam com todos os custodiados vacinados com a primeira dose", observa. 

Pauta do Leitor

Semus responde leitores sobre falta de vacina contra a gripe

Após reclamações de leitores de que não conseguiram se vacinar porque imunizantes contra a gripe estariam em falta nas unidades de saúde da Arse 122 e Arse 101, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) garantiu que possui, aproximadamente, 20 mil doses da vacina para disponibilizar para toda a população palmense e que a reposição é realizada mensalmente, ocorrendo durante essa semana, portanto "o caso das unidades mencionadas foi pontual". A Semus ressaltou que a vacinação contra a Influenza segue normalmente para o público em geral.