Palmas, Tocantins -

Curtas


Dia do Apicultor

Palestras sobre a importância e preservação das abelhas

Neste, 22 de maio é comemorado o Dia do Apicultor. A apicultura é uma atividade produtiva que gera renda para a agricultura familiar, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. Dentro das discussões sobre a atividade, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros participam, nesta terça-feira, 23, do ciclo de palestra sobre a “importância e preservação das abelhas”. O evento acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Universidade de Palmas, auditório do Bloco III, a partir das 19h. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral. As palestras serão realizadas pelo Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejos das Abelhas, da UFT,  em parceria com Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins(Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Solidariedade

Aafeto realiza ação na Casa de Apoio Vera Lúcia

“Já estava precisando mesmo ir a um salão e a vinda deles aqui me poupou esse trabalho e despesa, além de ser um gesto de amor e carinho”, disse Dona Francisca de 57 anos, que veio de Novo Alegre a 542 Km de Palmas, para acompanhar sua filha em tratamento, e que não precisou se distanciar para cuidar dos cabelos. A ação a que ela se refere aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22, na Casa de Apoio Vera Lúcia e foi desenvolvida pelos alunos e o instrutor do curso de cabeleireiro do projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Tocantins (Aafeto), que se propuseram a cuidar e cortar gratuitamente os cabelos dos hóspedes da instituição. Em tratamento radioterápico, Luis da Silva Ferreira, de 49 anos, está hospedado há 20 dias na Casa, e disse que a ação é importante para quem está longe do lar e tem na Casa de Apoio seu porto seguro. “Todos nós que estamos aqui, chegamos com pouco dinheiro e essa ação é um gesto de cuidado para conosco. Assim, de cabelo cortado nos sentimos mais animados para a lida do dia”, disse ele. Gislaine Coelho, aluna do Curso disse sentir-se gratificada por poder colaborar. “Participar dessa ação tem um significado especial para todos nós. Estamos sendo observadas pelo instrutor, que também participa da ação, e nos doando para deixar todos os hóspedes mais satisfeitos. Ajudar sempre faz bem a todos”, falou a aprendiz. O curso de cabeleireiro da Aafeto que teve inicio em 5 de maio, será concluído no mês de agosto. A turma completa tem 18 alunos.

Em Palmas

Subprefeitura faz serviços na região Sul

A Subprefeitura de Palmas realiza nesta segunda-feira, 22, serviços de limpeza e recapeamento em vários bairros da região Sul da Capital. No setor Vale do Sol, equipes fazem a retirada de entulhos, enquanto no Setor Morada do Sol I e III estão sendo realizados serviços de roço e terraplanagem. Já em Taquaralto e nos setores Sol Nascente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, realiza a operação tapa-buraco. A Subprefeitura também está realizando serviços de recapeamento na região Sul, onde serão executados 31 km de recapeamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). “As ruas que ligam a Subprefeitura à Avenida Tocantins em Taquaralto estão sendo preparadas para receber o recapeamento  que acontece no período da tarde”, disse o responsável pela equipe do mutirão, Renan Botelho, acrescentando que o serviço acontece também na Marginal Oeste.

Reinauguração

II Mostra Galeria Empório

A Galeria Empório Design reinaugura a II Mostra Galeria Empório hoje, 19, a partir das 21h para visitação do público no Capim Dourado Shopping, dando seguimento ao sucesso da primeira edição. No ano passado, mais de cinco mil visitantes foram à mostra em busca de inspiração para reformas, construção e decoração de casas. Com 14 ambientes assinados por 22 profissionais, o evento é promovido pelas empresas Empório Design, Adhara Iluminação e Todeschini. Desta união nasceu o intercâmbio entre os empreendimentos e profissionais de arquitetura para apresentar as últimas inovações tecnológicas e tendências. Do seguimento de material de construção, iluminação, móveis e decoração. “As empresas realizadoras investem e entendem que esta é uma forma de apresentar para a população as diversas possibilidades de usos de materiais e acabamentos que irão valorizar os seus ambientes, despertando-os também para uma nova forma de morar”, conclui Gleisejane Almeida, proprietária da Galeria e uma das idealizadoras do projeto.

Saúde

Contratação de médicos hematologistas

Os médicos Hematologistas interessados em firmarem contrato temporário para atendimento no Ambulatório de Hematologia, do Hemocentro Regional de Araguaína, (HRA) devem entrar em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemocentro Coordenador de Palmas, no telefone (63) 3218-3287, até o dia 31 de maio. O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado, através da Portaria nº 323, de 10 de maio de 2017. A documentação necessária dos interessados pode ser conferida aqui: secad.to.gov.br/posse/.

 

 

Em Palmas

Fãs de Star Wars realizam encontro

Neste mês de maio o mundo Star Wars comemora 40 anos. E para celebrar este marco da franquia, o Conselho Jedi Tocantins e o Comics Club convidam todos os aficionados pela saga para participar de um encontro neste sábado, dia 20, na loja Rihappy, localizada no Shopping Capim Dourado. Quem comparecer terá a oportunidade de concorrer a brindes, participar de gincanas e conferir a exposição de colecionáveis. O evento terá início às 15h, com entrada franca.

Fim de semana

Espetáculo infantil Cabeça Oca acontece em Palmas

O Theatro Fernanda Montenegro recebe neste final de semana, 20 e 21 de maio, o espetáculo infantil “Cabeça Oca em Palmas: A Grande Descoberta”, com sessões às 17 horas. Os personagens mais queridos do Centro-Oeste contam a história da mais nova capital brasileira. A divertida história foi escrita pelo autor Christie Queiroz, vencedor do Prêmio Angelo Agostini 2016 na categoria Mestre do Quadrinho Nacional. De acordo com a produção do espetáculo, a aventura descreve a cara, o cheiro e a música tocantinense que encantará crianças de todas as idades. Imagine só o que acontece quando Cabeça Oca e Pião, brincando de piratas, descobrem, ao lado de Mariana e de Empadinha, um baú de verdade no quintal da casa do Cabeça. As belezas e os encantos de Palmas, a capital do Tocantins, são revelados nesta apresentação. Os ingressos custam R$ 50,00 a entrada inteira e R$ 25,00 a meia. Informações: Ponto de vendas Pezinho e Cia e site de compra coletiva: Tô no Lucro. Crianças a partir de três anos pagam ingresso. Contato: 3213- 1484.

No HGP

1ª cirurgia de trânsito intestinal por videolaparoscopia

Contando com equipamentos de laparoscopia, realizando procedimento cirúrgico menos incisivo, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou na última terça-feira, 16, a primeira cirurgia de reconstrução de trânsito intestinal por vídeo laparoscopia no sistema público estadual. O procedimento foi realizado com uma moradora da Capital e durou cinco horas. A beneficiada foi a estudante Letícia Gomes Ribeiro, de 20 anos. Convivendo com uma bolsa de colonostomia desde 2016, após sofrer intercorrências durante o parto de sua primeira filha, e enfrentar um processo infeccioso, ela precisou fazer uma histerectomia, retirando útero e ovários. “Tudo era muito difícil porque eu não conseguia arrumar emprego. Logo que falava que precisava me ausentar, às vezes por causa da limpeza da bolsa, eu não conseguia trabalho. Agora tudo vai mudar”, afirmou. Confiante, Letícia sonha em voltar a ter uma vida normal como qualquer jovem de sua idade. “Vou voltar a estudar e com certeza voltar a trabalhar”, afirma. De acordo com o cirurgião Itágores Hoffman I, coordenador do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGP, além de causar menos incômodo no pós-operatório, a cirurgia com equipamentos de laparoscopia garante uma recuperação mais rápida. “O paciente sente menos dores após o procedimento, o risco de sangramento e infecção é menor e a pessoa recebe alta em até cinco dias após a cirurgia”, afirmou.

Em Araguaína

Inscrições para Garota Expoara 2017

Estão abertas as inscrições para o tradicional concurso que vai escolher a mais bela garota da Exposição Agropecuária de Araguaína, o Garota Expoara 2017. As inscrições são gratuitas e acontecem no Sindicato Rural de Araguaína, em horário comercial. A candidata deve levar duas fotos sendo uma de corpo inteiro e uma de rosto. A idade mínima é 16 anos e menores devem apresentar, no ato da inscrição, autorização dos responsáveis, registrada em cartório. Garota Expoara 2017 acontece na segunda noite da Exposição Agropecuária, no dia 9 de junho, sexta-feira, as 20h no Palco Show. Para esta noite também está programada a volta de outro momento especial: o Show Talentos da Terra. Mais informações pelo telefone (63) 3416-0220.