Palmas, Tocantins -

Curtas


Esporte

Inscrições para os Jogos dos Servidores terminam nesta sexta

As inscrições para a edição 2017 dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins terminam nesta sexta-feira, 22, às 18 horas. Para participar do evento realizado pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o servidor deve preencher ficha própria da competição, disponibilizada no site da Seduc, www.seduc.to.gov.br, e apresentar documento pessoal com foto e cópia do cabeçalho do contracheque na sede da Superintendência de Esportes e Lazer, na Orla da Praia da Graciosa, entrada para o Píer 1, em Palmas. A inscrição é 2kg de alimento não perecível. Podem participar do evento funcionários públicos municipais, estaduais e federais, além de colaboradores de entidades convidadas. São oito modalidades em disputa: vôlei de praia, voleibol, corrida de rua, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, (masculino e feminino) e futebol 7society (masculino) aberto e máster (acima de 40 anos).

No Espaço Cultural

Participantes de festival poderão fazer oficinas de cinema

Para estimular e inserir crianças e jovens na produção audiovisual, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) oferece oficinas que acontecerão nos dias 25 e 26 de setembro, no Cine Cultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a participantes do Festival de Cinema Estudantil de Palmas. Alunos e professores poderão se inscrever nas oficinas disponibilizadas preenchendo o formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/4IH2o67xlsnfteLX2 . O projeto é resultado de parceria com a Spatium Produção, Cia de Teatro UmPontoDois - Produções Culturais, KZA CINE Produções e Secretaria Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 2111-2405, ou ainda pelo e-mail: cinema.fcp@gmail.com

Helicóptero da SSP

Ciopaer investiga queimadas no norte do TO

Por solicitação do Ministério Público Estadual, através da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi deslocada até norte tocantinense para colaborar com os trabalhos do MPE que instaurou Procedimento Preparatório para investigar os impactos ambientais causados pelos incêndios florestais, na região. A missão teve como objetivo traçar planos de ação que englobam a investigação, repressão, monitoramento, prevenção e combate às queimadas na região, bem como efetuar o resgate de pessoas em situação de risco nos assentamentos rurais.  O helicóptero da SSP realizou sobrevoo na região impactada, que ultrapassa os 20 mil hectares. Durante o voo foram constatados danos ambientais de grande extensão, centenas de animais mortos, várias propriedades impactadas, além de uma vítima, a qual se encontra em estado grave.

 

Dia da Árvore

Empresa distribui mais de100 mudas em Palmas

Em alusão ao Dia da Árvore e com o intuito de incentivar a preservação do meio ambiente e a responsabilidade socioambiental, a empresa Ferpam, em Palmas, distribuiu nesta quinta-feira, 21, mais de 100 mudas de árvores.  A iniciativa fez parte das comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado em todo o País e conta com a parceira da Fundação de Meio Ambiente que cedeu as mudas produzidas no viveiro de Palmas.

Região Sul de Palmas

Horta comunitária do Bela Vista passa por revitalização

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está reformando toda a estrutura da Horta Comunitária do Setor Bela Vista, na região Sul de Palmas. A previsão de conclusão dos trabalhos é até o final de setembro. Atualmente, a horta atende 15 famílias, mas, após a conclusão, o espaço poderá atender a um número maior de pessoas interessadas. No local são produzidos dezenas de hortaliças e produtos de caixaria, assim como plantas medicinais, tais como alface, cebolinha, couve, rúcula, quiabo, tomate, jiló, salsa, coentro,  manjericão, pimenta de cheiro, mastruz, vichy, entre outros. Para garantir a revitalização dos canteiros onde estes alimentos são produzidos, a reforma garantirá a recuperação de solo dos canteiros, com gradiação e incorporação de composto orgânico, calcário e palha de arroz, que garantirão aeração, correção da acidez do solo e enriquecimento do solo. Além disso, serão instaladas mais quatro caixas d’água e alambrado resistente com gradil eletrosoldado. Com a conclusão dos trabalhos, os canteiros serão refeitos com as medidas de 10 metros de extensão por 1 metro de largura. As famílias interessadas em participar do programa devem procurar a Seder que fica localizada na Quadra ASR-SE 125/1.212 Sul, Avenida LO-27, ao lado do Terminal Rodoviário de Palmas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (63) 2111-2603 ou 2629.

Fogo na Serra

Defesa Civil Municipal e GMP na força-tarefa em combate às queimadas

A Defesa Civil Municipal e a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) compõem a força-tarefa, organizada pelo Governo Federal, para o combate às queimadas na Serra do Lajeado. O Município contribui fornecendo uma brigada comunitária formada pelos guardas efetivos mais servidores voluntários na ação que inicia a partir desta quarta-feira, 20. A Defesa Civil fornece ainda com bombas costais e materiais de reparo para serem utilizados nas ações de combate aos incêndios. Segundo o superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales, todos os dias, no período da manhã, a força-tarefa fará reuniões para mapear as áreas suscetíveis a incêndios e definir de forma serão combatidos. Sales acrescenta ainda que as atividades seguem até o fim do período de estiagem. A ação que está sendo coordenada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) conta com participação do Instituo Natureza do Tocantins (Naturatins), Exército Brasileiro, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Preservação Ambiental

Fiscalização no Jalapão é intensificada

O ordenamento turístico nos atrativos da região do Jalapão foi pauta de reunião nesta semana na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A discussão se deu no âmbito do Termo de Cooperação Técnica, firmado em 2 de junho 2016, entre a Seden e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que trata do uso público em unidades de conservação e entorno.  Entre os principais pontos abordados estiveram a fiscalização acerca do licenciamento ambiental das empresas operadoras de turismo na região, bem como as adequações dos proprietários de atrativos, com foco na preservação ambiental.  Além da Seden e Naturatins, o encontro, realizado na última segunda-feira, 18, reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), além da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR). “Vamos intensificar a fiscalização e trabalhar com os proprietários de atrativos, dando apoio. A Seden vai elaborar os projetos básicos de infraestrutura para apoiar os empreendimentos a se adequarem de modo que tenham condições de receber o turista sem causar maior dano ambiental”, destacou o superintendente de Desenvolvimento turístico da Seden, James Possapp.

Segurança

PM conta com ônibus de videomonitoramento em Paraíso

Foi iniciada na manhã de quarta-feira, 20, em  Paraíso,  a atuação do ônibus de vídeomonitoramento da Polícia Militar do Tocantins. O ônibus, disponibilizado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), estará presente durante esta semana em vários pontos de grande fluxo de pessoas e veículos da cidade. O vídeo monitoramento possui alcance de cerca de 500 metros com boa  precisão e é uma importante forma de monitorar e gravar imagens, preventivamente, da cidade visando identificar veículos roubados ou furtados, bem como outros ilícitos. A equipe de monitoramento está diretamente ligada aos policiais militares que realizam o policiamento no município e todas as informações pertinentes são imediatamente repassadas para a devida atuação. Essa importante ferramenta possibilitará a PM trabalhar de forma mais preventiva e efetiva junto à população.

Dia da Árvore

Pé de Sombra visa plantio de 36 mil mudas em Palmas

Pé de Sombra! Um tema que remete a lembranças boas, de travessuras da infância, de conversas sob uma árvore frondosa, de dias amenos. E foi esse o nome escolhido para batizar a ação que vai plantar em toda a cidade 36 mil árvores e compõe o calendário da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), órgão responsável por abrigar e desenvolver as políticas públicas ambiental da Prefeitura de Palmas. O projeto paisagístico Pé de Sombra, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), que conta nesta fase com a parceria do curso de arquitetura da Ulbra, será lançado às 8 horas desta quinta-feira, 21, o Dia da Árvore, com um plantio simbólico de mudas no complexo Almirante Tamandaré, formado pela Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, Praça da Quadra Arse 132 e reserva viária - canteiros centrais de avenidas e rotatórias. O plantio obedece ao previsto no Plano de Arborização do município, que identificou déficit arbóreo na Arse 132, além das particularidades da escola.