Palmas, Tocantins -

Curtas


Dia de Cooperar

No próximo dia 30 de junho, as cooperativas tocantinenses, com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO, vão realizar a celebração do Dia de Cooperar no Parque Cesamar, a partir das 17 horas. Serão oferecidos serviços gratuitos como dicas para uma vida saudável, aferição de pressão e glicemia, ações de educação cooperativista, cidadania, recreação, além de apresentações artísticas, entre outras atividades. Serão sete cooperativas, levando muitas atividades aos participantes, com o compromisso de celebrar as iniciativas transformadoras que já realizam durante todo o ano. Durante os meses de junho, julho e agosto, serão feitas diversas celebrações do Dia de Cooperar em todo o estado, com a expectativa de que mais de sete mil pessoas sejam beneficiadas por meio do trabalho de 1.500 voluntários. Em 2017, 15 cooperativas realizaram 39 ações, beneficiando 7.161 pessoas em 20 cidades apenas do Tocantins.

Cursos gratuitos

Vestibular Unitins: aprovados têm até esta quinta-feira para fazer matrícula

Os aprovados no Vestibular 2018/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já estão se dirigindo ao Câmpus de Palmas para a realização da matrícula. O prazo para apresentação de documentos e efetivação da matrícula segue até a próxima quinta-feira, 28, na Secretaria Acadêmica do Câmpus Palmas, localizado no endereço Av. JK, Plano Diretor Norte, na saída para Paraíso. No ato da matrícula serão exigidos do candidato classificado os seguintes documentos originais com cópia digitalizada: certificado ou diploma de conclusão do ensino médio, acompanhado do respectivo histórico escolar; documento de identidade e CPF; certidão de nascimento ou casamento, quando ocorrer mudança de nome; título de eleitor com os comprovantes de votação da última eleição, para maiores de 18 anos; documento militar, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos; uma foto recente 3x4. Os candidatos que concorrem às vagas destinadas aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino localizadas no Tocantins, ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola conveniada com bolsa integral, deverão apresentar declaração que comprove essa exigência, fornecida pela instituição onde o estudante cursou o ensino médio.

 

Dia Nacional do Bombeiro

Competição Bombeiro de Aço 2018 acontece nesta terça, no Parque Cesamar

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, acontece nesta terça-feira, 26, a prova Bombeiro de Aço 2018. O evento ocorre a partir das 8h no Parque Cesamar, na Capital. A prova, que testa nervos e limites de bombeiros e bombeiras, escolherá os melhores militares em conhecimentos técnicos e operacionais. Para participar o bombeiro militar precisa estar apto no Teste de Aptidão Física (TAF) do segundo semestre de 2017. Este ano, a competição conta com três categorias: bombeiro militar até 35 anos (nascidos a partir de 27/06/1983); bombeiro militar acima de 35 anos (nascidos até 26/06/1983) e bombeira militar.

19º Arraiá da Amizade

Rancho Velho conquista o 11º título de campeã do Arraiá da Amizade, em Gurupi

Após quatro anos sem título, a tradicional junina Rancho Velho sagrou-se campeã do 19º Arraiá da Amizade em Gurupi, conquistando seu 11º troféu, na noite de sábado, 23, com o espetáculo “A magia do Amor”, história em que uma boneca ganhou vida para dançar com um homem que buscava o amor da sua vida. A junina Rancho Velho iniciou em 2002 como uma brincadeira de amigos do bairro e ela foi crescendo e a cada ano se reinventando para fazer bonito a cada edição do Arraiá da Amizade. Marcelo Lopes, um dos fundadores da junina, relata os desafios sobre manter viva essa chama e como no decorrer dos anos a equipe foi se modernizando e profissionalizando. “Não é fácil estarmos aqui, mas é gratificante. E a cada ano nos motivamos para  trazer ao público um espetáculo bonito”, conta destacando que os anos sem título não os desmotivaram. Após o anúncio do título, Marcelo comentou que valeu à pena o esforço e a espera. “Mostramos o nosso trabalho com garra e emoção e deu tudo certo. Agora é trabalhar para o ano que vem”, finalizou Marcelo. Em segundo lugar, ficou a Fulô de Mandacaru, de Palmas, que trabalhou com o tema “Tempo, o Senhor do Destino”, em que relatava o desencontro de um casal, mas que ao final se reencontrou e viveu seu grande amor. Com o título de terceiro colocado, a “Carrapixo do Sertão”, de Gurupi, também arrancou aplausos do público com o tema “O legado de Dominguinhos”, em que contou a vida e obra de um dos maiores  artistas do nordeste brasileiro. As três juninas dividiram o prêmio de 20 salários mínimos e troféus.

Projeto da Orla de Luzimangues é apresentado

O Prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, apresentou proposta de implantação de urbanização  da orla da praia de Luzimangues e anunciou programação da temporada de verão 2018. O projeto compreende 820,36 m de extensão. O plano está em fase de finalização. O objetivo é oferecer infraestrutura de qualidade aos comerciantes, moradores, e às pessoas que visitam o local, contribuindo assim, para movimentar a atividade turística e a economia da cidade. A autora do projeto é a arquiteta Thaysa Rodrigues Carvalho, que conta que a orla contempla restaurantes, pista de caminhada e ciclovia, área de convivência, anfiteatro para lazer cultural, academia de saúde ao ar-livre, entre outros. O projeto tem até setembro deste ano para ser aprovado na Caixa Econômica Federal. Após isso, o processo licitatório será aberto com previsão para início de 2019.

Mostra Cultural de Dança de Rua

O Ponto de Cultura Sombras do Hip Hop promove neste sábado, 23, a Mostra Cultural de Dança de Rua. O evento, que acontece no Laboratório Cultural na SH2, no Aureny IV, das 14 às 18 horas, encerra as atividades semestrais do Ponto de Cultura. A programação é composta por apresentações e competição entre dançarinos (bboys) da nova geração e ainda participação de dançarinos convidados.  Haverá apresentações ao público das habilidades e competências dos dançarinos de Breaking (Bboys e Bgirls).

Forró encerra atividades no Parque da Pessoa Idosa

Os 130 idosos assistidos pelo Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira participaram nesta quinta-feira, 21, assiduamente da festa de confraternização de encerramento das atividades do primeiro semestre do parque.  Houve confraternização com forró a caráter e celebração para aniversariantes. O Parque Municipal da Pessoa Idosa funciona das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e está localizado na a ACSU-SO 30. Para participar das atividades, o interessado deve ter 60 anos ou mais, e se cadastrar junto à coordenação no Parque em qualquer época do ano. Todas as atividades oferecidas no local são gratuitas.
 

Arraiá da Amizade 

O Arraiá da Amizade, em Gurupi, teve abertura na noite desta quinta-feira, 21, na Avenida Pará em frente ao Centro Administrativo da UnirG, com arquibancadas lotadas, público animado, várias comidas típicas, espaço de lazer para crianças, bancas de artesanato e histórias em cordéis, além das diversas atrações juninas e muita emoção.  O Arraiá da Amizade continua hoje e amanhã, 22 e 23, e na noite de hoje, a partir das 20h, terá apresentação com a Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, e o início do concurso de quadrilhas tradicionais. A noite será encerrada com o show da Banda Eclipse.

Posse no Conselho sobre Drogas

Membros do Conselho Estadual sobre Drogas tomaram posse nesta quinta-feira, 21, no gabinete do secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) para o biênio 2018-2020. O Conselho, com sede em Palmas (TO), é um órgão normativo e de deliberação coletiva do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, vinculado à Seciju. Além desta, participam do Conselho 20 instituições governamentais e não governamentais. O Conselho Estadual sobre Drogas foi criado pelo Decreto nº 4.604, de 2 de agosto de 2012. A primeira reunião já será realizada no dia 27, quinta-feira, às 9 horas, na sala de reuniões da DPE-TO.;