Palmas, Tocantins -

Curtas


Atendimentos

Semana Nacional da Voz

O atendimento gratuito com consultas, exames e orientações sobre os cuidados com a voz foi oferecido na última semana, durante a Semana Nacional da Voz pela Clínica Otorrino Life, em Palmas. Foram 52 pacientes atendidos e 49 laringoscopias (exames de vídeo das cordas vocais) realizados. O atendimento contemplou a população em geral, mas, mais da metade dos pacientes que foram atendidos são trabalhadores que dependem da voz como instrumento de trabalho, atingindo o objetivo da campanha de promover a saúde vocal para os que mais necessitam. Foram agendadas 80 vagas para consultas com laringoscopias, todas preenchidas, mas infelizmente não foram efetivadas devido às faltas dos pacientes agendados.

Educação

PM em dia de leitura 

Nessa segunda-feira, 23, a Polícia Militar (PM) por meio das equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) estão promovendo um dia de leitura com alunos de diversas escolas públicas em oito cidades do Estado, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Wanderlândia, Augustinópolis, Colinas, Lagoa da Confusão e Palmas. O evento é uma idealização da Fundação Pró-Tocantins através do projeto “Missão Leitura” que visa despertar nas crianças o gosto de ler. O público alvo do projeto são crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculados em escolas públicas em todo o Estado. Os livros infantis avaliados em R$ 125.400,00 foram obtidos através da parceria com a Fundação Itaú Social que fez a doação de 3.800 livros, sendo divididos em 1900 kits.  Em Palmas a ação acontecerá na CMEI Pequenos Brilhantes, na quadra 403 Norte, no período vespertino, serão beneficiadas 80 crianças.

Inscrições

Palmas Aprova

Encerram nesta segunda-feira, 23, as inscrições para o curso pré-vestibular Palmas Aprova. Os estudantes egressos e ingressos do ensino médio da rede pública, interessados em participar do cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisam verificar os pré-requisitos de seleção e quais os documentos necessários no edital. Para se inscrever, o candidato deve comparecer à sede da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas, localizada no Parque Cesamar, ou ao Estação Juventude, no setor Santa Bárbara, com o formulário de inscrição (Anexo I do edital),  documento oficial de identificação, CPF, Carteira de Reservista (para os estudantes do sexo masculino), cópia do comprovante de residência do município de Palmas (caso o comprovante não esteja no nome do candidato, o mesmo deverá fazer uma declaração de próprio punho explicando a situação), último comprovante de renda familiar, comprovante de escolaridade e 1 kg de alimento não perecível para doação (opcional). Bolsistas da rede privada tem direito a fazer o cursinho. As aulas do curso pré-vestibular serão ministradas na Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva, situada na Rua SF, APM 07 – setor Santa Fé II, na região Sul de Palmas, e na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Moraes Tavares, localizada na Arno 30, Avenida LO-08, APM 01, na região Norte da Capital, e serão dadas no período noturno, a partir do primeiro semestre de 2018.

Contra o Calazar

Araguaína vai fechar galinheiros irregulares

A Prefeitura de Araguaína inicia na próxima segunda-feira, 23, uma ação de controle da leishmaniose visceral (Calazar). Equipes da Vigilância Sanitária, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente irão percorrer vários setores onde há registro de criatórios de galinhas, visto que a matéria orgânica das aves são locais propícios para que o mosquito Palha, vetor da doença, deposite suas larvas. Através de denúncias, as equipes catalogaram 242 endereços com presença de galinheiros. Os setores com maior número são: Maracanã, Carajás, Eldorado, Itapuã, Couto Magalhães, São João, Noroeste, Setor Brasil, Barros e JK.

Arraias

Vestibular UFT para curso de Educação do Campo

Seguem abertas, até às 23h59 do dia 7 de maio, as inscrições para participar do Vestibular para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Arraias. São dispostas 60 vagas e as inscrições ocorrem pelo site da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese), no endereço http://www.copese.uft.edu.br. De acordo com o edital, de 25 a 30 de abril também será aberto período para solicitação de isenção da taxa de inscrição (valor de R$ 35) para aqueles candidatos que comprovadamente não tiverem recursos para arcar com o valor. Os detalhes e requisitos para esta solicitação podem ser conferidos no edital do certame. As provas devem ocorrer no dia 27 de maio com resultado final previsto para 19 de junho de 2018. Consulte Edital.

Teatro

Sonho de uma Noite de Verão

A segunda temporada de “Sonho de Uma Noite de Verão” (A Midsummer Night's Dream), adaptação da peça de William Shakespeare, montada pelo Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas (FCP), foi encerrada com casa cheia, nesse sábado, 21, no Theatro Fernanda Montenegro. Nesta temporada foram realizadas três exibições, na sexta-feira, 20, para estudantes, e no sábado, 21, com sessões às 17h30 e às 19h30.  Resultado do trabalho desenvolvido no Ceta, Sonho de Uma Noite de Verão uniu o elenco formado por 50 bailarinos, composto pelos alunos do Núcleo de Dança, do Corpo de Baile Infanto-Juvenil e Juvenil, professores e bailarinos convidados, além do Coral Municipal de Palmas, sob a coordenação do professor Elton Fialho, para contar uma história de amor em meio a sonho e realidade.

Dia Nacional do Choro

Roda de chorinho em Palmas

O Dia Nacional do Choro, celebrado oficialmente 23 de abril, será comemorado em Palmas com uma roda de choro, no bar OrtBier a partir das 19 horas. O evento é organizado por um grupo de músicos tocantinense com o propósito de homenagear os mestres do chorinho em um ambiente informal e descontraído. O conjunto será composto por: Paulinh o Braga (bandolim/guitarra), Nilson Adriano (flauta), Hugo (bandolim), Ivan Coelho (violão 7 cordas/cavaquinho), Junior 7 Cordas, Neuzin Neto (cavaquinho), Douglas (percussão), Vitor (percussão), além de outras participações. O roteiro da roda de choro “Palmas para o Choro” inclui os grandes clássicos de compositores como Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, o grande homenageado da data. Pixinguinha é considerado o músico que consolidou o chorinho como ritmo musical e o Dia Nacional do Choro é comemorado na data do seu nascimento.

 

Em Colinas

Projeto Bombeiros em Ação acontece neste sábado

A 12° edição do projeto Bombeiros em Ação acontece neste sábado, 21 em Colinas. O evento terá inicio a partir das 07h com a largada da Corridinha do Fogo. Os bombeiros da 2° Cia em Colinas esperam receber cerca de mais de 500 crianças para a corridinha e cerca de três mil pessoas em todo o evento. As inscrições para a corrida podem ser feitas na sede dos bombeiros, ou antes, do evento no local da prova. Podem participar crianças na faixa de 6 a 13 anos, dividida em 4 categorias, 6-7; 8-9; 10-11 e 12-13. Ainda na programação estão previstas uma série de atividades recreativas e de assistência social.

Amor e solidariedade

Banco de Leite do Hospital Dona Regina completa 16 anos

Nesta quinta-feira, 19, o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina completou 16 anos. Desde sua inauguração em 2003, através do Banco de Leite mais de 11 mil bebês já foram alimentados e muitos tiveram suas vidas salvas, graças a muitos atos de solidariedade de mais de 16 mil mulheres que doaram. Muitas homenagens foram feitas para mães doadoras, servidores e parceiros do Banco de Leite durante o dia. Representando as doadoras, Karina Rodrigues, contou que depois que seu bebê nasceu ele precisou ficar internado por conta de um quadro de icterícia, Karina então conheceu o banco de leite depois que percebeu que o filho não estava sugando corretamente. Foi aí que ela começou a doar o leite para outros bebes que estavam internados na unidade, e não parou mais. Ela já chegou a doar inclusive de quatro a cinco frascos a cada dois dias. “Comecei a doar na maternidade e não parei mais. Solicitei aos bombeiros que fossem recolher o leite para levar ao hospital para os bebês que precisavam tanto. Deus me abençoou com muito leite e sou grata por isso. Acompanhei as mães que acompanhavam seus filhos e queria muito ajudar” comentou.