Palmas, Tocantins -

Curtas


Fake News em debate

Reconhecendo a importância do diálogo sobre temas ligados ao processo eleitoral, como segurança das urnas eletrônicas, Fake News, nome social entre outros, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou na noite desta quarta, 18, a primeira “Roda de Conversa com a Justiça Eleitoral” durante a "I Semana de Direitos Humanos: desafios e perspectivas", no Campus de Palmas.Com o objetivo de estimular a troca de informações e a reflexão, magistrados e servidores do Tribunal, falaram sobre os temas propostos, interagindo com os estudantes. O secretário de tecnologia da informação do Regional tocantinense, Jader Gonçalves, explicou que o modelo atual de conectividade gera uma onda de Fake News que é um fenômeno mundial.“Elas são publicadas nas redes socais para manipular a opinião pública de forma tendenciosa, podendo comprometer o resultado das eleições, por isso a Justiça Eleitoral tem tomado medidas para coibir e rastrear as Fakes News”, disse.

Zumba Pink Party

Na noite desta quinta-feira, 18, às 19 horas, no Parque Cesamar, será realizada a 2ª edição do Zumba Pink Party. A festa faz parte da campanha Outubro Rosa e busca, através da dança, conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e colo de útero.
O evento contará com momentos de diversão com o programa Zumba, uma mistura de coreografias, exercícios aeróbicos e dança latina. A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer participará com uma palestra sobre conscientização.

Circuito Mountain Bike TO

Pelo segundo ano consecutivo, a histórica cidade de Monte do Carmo sedia a etapa rainha do Circuito Mountain Bike Tocantins, única prova de MTB por etapas do Tocantins. Com largada às 8 horas de domingo, 21, a etapa tem o patrocínio da Prefeitura Municipal e  integra a programação do aniversário da cidade, localizada a 89 km da capital. 110 ciclistas estão confirmados para essa etapa.O percurso compreende estradas de terras com subidas íngremes pela Serra do Carmo. 

Casos de leishmaniose no TO

Os números de casos de leishmanioses preocupam os profissionais de vigilância e controle de zoonoses de todo o Estado que fazem um alerta à população quanto à prevenção e combate. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), de 2007 a 2017 foram registrados 191 óbitos em humanos causados por leishmaniose visceral (calazar), sendo que 25% correspondem a crianças menores de um ano.Nas três maiores cidades do Tocantins, os números também preocupam. Em Araguaína, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 28 casos de leishmaniose visceral em humanos. Em Gurupi, em 2017 foram 25 casos e em 2018, 15 casos de janeiro a setembro deste ano. Em Palmas, só em 2018, em humanos foram 21 casos de leishmaniose tegumentar, 25 casos de leishmaniose visceral, sendo um óbito e 1.483 casos de calazar em cães.

30 anos da Animação Japonesa Akira

O Cine Cultura exibirá, de 19 a 24 de outubro, a animação japonesa Akira. A exibição é fruto da parceria da Fundação Cultural de Palmas (FCP), com a Comics Clube Brasil (CCB) Company, em comemoração aos 30 anos Akira: animação japonesa lançada em 1988 e também inédita nas telonas de Palmas, uma homenagem ao dia da animação que acontece dia 28 de outubro. O período de exibição é de 19 a 24 de outubro, às 18h30, no Cine Cultura Palmas. Os ingressos são de R$ 20,00 (Inteira) e haverá sorteio de brindes e exposição de mangás. 
 

Educação

Tocantinense vence Prêmio Professores do Brasil 2018

Um projeto para diversificar as experiências esportivas dos estudantes do Colégio Estadual Candido Figueira, em Figueirópolis, rendeu ao educador físico Weliton de Freitas Silva, o título de vencedor do 11º Prêmio Professores do Brasil. Ele e outros quatro profissionais do Ceará, Pará, Mato Grosso e Piauí, forma os campeões nacionais na categoria temática especial “Esporte como Estratégia de Aprendizagem”. O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

Norte e Nordeste

Encontro regional do PROERD

Encerra nesta quinta-feira, 18, o encontro regional do Proerd que abrange o Estados do Norte e Nordeste. O Tocantins está representado pela sargento Elisandra Agenton de Britto, supervisora pedagógica do Proerd no Estado. O encontro acontece deste a segunda-feira, 16, em Natal (RN) e conta com programação voltada para capacitação e troca de experiências entre os Centros de Treinamentos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e as Coordenações Estaduais do Norte e Nordeste do Brasil. O evento tem como objetivo revisar o termo referencial do Pedagogo e alinhar as atividades pedagógicas do Programa pelos Centros de Treinamento do Brasil para formação de novos instrutores, atualização de instrutores e alinhamento de mentores, facilitadores e pedagogos, bem como integrar as atividades dessas regiões do país para traçar um planejamento de enfrentamento preventivo ao uso de drogas e da violência.

Paraíso 55 anos

Festival de Chambari

Como parte das comemorações dos 55 anos de Paraíso do Tocantins, será realizada neste fim de semana (20 e 21 de outubro), a partir das 19h, a 1ª edição do Festival do Chambari de Paraíso, que acontecerá na Praça da Cultura José Torres, no centro da cidade, com entrada franca. Além da gastronomia, o evento, que tem parceria com o SEBRAE Tocantins, também contará com shows musicais e espaço recreativo para crianças. Dentre as atrações do Festival, o público poderá conferir o Chambari Tradicional, bem como outras opções, com essa iguaria, tais como, hambúrguer, caldo, pastel, tapioca, pizza e coxinha. A praça de alimentação também contará com barracas de chopp, doces, açaí, sorvete e pipoca. Os shows musicais ficarão por conta da dupla sertaneja Tiarles e Taiann, no sábado, e Brisa.com, no domingo.

Congresso Jovem

Entre os dias 19 e 21 de outubro acontece a 3ª edição do Congresso Jovem em Palmas, organizado pela Comissão Arquidiocesana da Juventude. O evento será realizado na chácara sementes do verbo (lote 09 A, Loteamento área Verde de Palmas). Com o lema “Construindo uma Cultura de Paz”, a programação inicia às 18h, na sexta-feira. O evento conta com momentos de oração, seminários, workshops, testemunhos, gincanas, discussão sobre temas do contexto atual. No sábado à noite, os jovens irão participar da festa temática da Paz, no qual todos devem ir preferencialmente de branco. O valor da inscrição é R$ 40,00. Mais informações (63)98417-3874.