Palmas, Tocantins -

Curtas


Eleições para presidentes de associações

Está previsto para ocorrer no próximo dia 5, as eleições para definir os presidentes das associações de 78 bairros de Araguaína. A presidente do Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína (CCABA), Valéria Domingues, disse que atualmente Araguaína conta com 101 bairros que têm associações e desse número, 78 vão eleger seus novos presidentes. Valéria explica que qualquer pessoa, acima de 18 anos, pode concorrer ao cargo de presidente de associação de bairro. “O candidato tem que ter espírito de liderança e tem como principal meta organizar seu bairro” destacou. Ainda segundo Valéria, o prazo de inscrições para concorrer ao cargo de presidente de bairro já se encerrou no último dia 17 de fevereiro, e os pretensos candidatos estão nas ruas de seus respectivos setores fazendo as suas campanhas. O candidato que vencer no seu bairro terá um mandato de quatro anos.

Aulão de Carnaval

No próximo dia 22 de fevereiro, quarta-feira, às 19h30, o Sesc promove um Aulão de Carnaval na unidade do Centro de Atividades de Palmas, situada na 502 Norte. Esta ação vai funcionar como um esquenta carnavalesco para os foliões que não dispensa a dança e os exercícios físicos. O evento, gratuito, será aberto à comunidade. Mais informações pelo telefone (63) 3212-9925. O Aulão de Carnaval do Sesc será realizado na quadra de esportes da Unidade, aberto a todos os alunos de atividades sistemáticas do Sesc e ao público. A entrada é gratuita. 

Carnaval da Solidariedade

O Carnaval da solidariedade vai chegar mais cedo no Sesc em Gurupi. Alunos das aulas de zumba e a comunidade vão se unir para participar do Grito de Carnaval. O esquenta dos foliões será nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, das 18h30 às 19h30, na unidade Sesc Parque Primavera. Na ocasião, serão entregues ao Sesc Mesa Brasil, 700 kg de arroz arrecadados como forma de inscrição. São esperadas mais de 120 pessoas. Mais informações pelo telefone (63) 3316-1388. A entrada é gratuita.

Olimpíada Brasileira de Matemática

As escolas públicas de todo o país já podem se inscrever na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O objetivo da competição é estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da área, além de promover a inclusão social por meio da difusão de conhecimentos. Podem participar estudantes que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Para se inscrever, é necessário que as unidades de ensino acessem o sitewww.obmep.org.br até o dia 31 de março. Os melhores colocados, além de receber medalhas conforme o desempenho na competição, serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que propicia aos alunos um contato mais aprofundado com a matemática. A iniciativa oferece diversas atividades orientadas por professores qualificados em instituições de pesquisa, objetivando despertar a vocação científica dos alunos, além de estimular a criatividade por meio de problemas matemáticos.

UFT

Edital com vagas remanescentes do Sisu deve ser publicado nesta 4ª

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deve publicar, nesta quarta-feira, 22, o edital do Processo Seletivo Complementar (PSC) para preenchimento de vagas em cursos de graduação não ocupadas com as matrículas da primeira chamada regular e da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. Assim como o Sisu, o PSC vai considerar as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. A diferença é que no PSC a UFT aceitará não apenas notas do Enem de 2016, mas também de 2015, possibilitando, portanto, a participação de candidatos que não tiverem realizado a mais recente edição do exame. As inscrições para o PSC serão realizadas online e ocorrerão entre os dias 23 de fevereiro e 5 de março. O candidato que não dispuser de equipamento e acesso à internet poderá utilizar computadores nos sete câmpus da UFT, em dias úteis, nos horários e locais especificados. De acordo com a Prograd, as vagas remanescentes serão disponibilizadas dentro das modalidades Ações Afirmativas da UFT, Lei 12.711 (cotas) e ampla concorrência. Os candidatos que participaram da lista de espera do Sisu que não foram convocados para matrícula também poderão se inscrever no Processo Seletivo Complementar, desde que queiram concorrer às vagas nos cursos ofertadas pelo edital.

Avaliação de food trucks

Com vista a fornecer alimentação de qualidade e segura aos frequentadores do circuito Palmas Capital da Fé. A Agência Municipal de Turismo (Agtur) realizará nesta quarta-feira, 22, às 9 horas, a fase de degustação e análise técnica para os comerciantes de alimentos inscritos na categoria veículos Food Truck (veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas). A degustação ocorrerá na sede da Agtur, localizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A Agtur disponibilizou quatro vagas para veículos da categoria “Food Truck”. Além da inscrição prévia, para que o microempreendedor possa ser selecionado, é indispensável a presença do inscrito na fase de degustação. Após a fase de degustação, os food trucks selecionados para comercializar alimentos dentro do Circuito do Capital da Fé, em locais estabelecidos pela organização, sempre a partir das 18 horas, entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

Araguaína decreta pontos facultativos

O prefeito Ronaldo Dimas assinou, na última segunda-feira, 20, o Decreto nº005/2017 que estabelece os dias de ponto facultativo nos órgãos públicos municipais e entidades vinculadas à administração pública municipal no período de Carnaval. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 20 de fevereiro, ficam estipulados como pontos facultativos a próxima segunda-feira, 27, e a quarta-feira, 1º de março até às 14 horas. A determinação não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Canal Brasil

Documentário sobre Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Palmas foi palco da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). E, para celebrar o evento, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) realiza pré-estreia nesta terça-feira, 21, do documentário que será exibido pelo Canal Brasil, nesta quarta-feira, 22. A sessão especial é para lideranças indígenas, imprensa e autoridades políticas, e terá início às 20 horas, no Cine Cultura - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Durante nove dias, o evento contou com a participação de cerca de 1.700 atletas indígenas, sendo 1.129 de povos brasileiros e 566 de origem estrangeira. O evento divulgado pela mídia mundial agora é tema de uma série documental, que já teve também sessão especial no Rio de Janeiro. Interessados poderão acompanhar pelo Canal Brasil a partir desta quarta-feira, 22, às 20h45. A série é uma realização do Comitê Intertribal, Indiana Produções, Sete Artes, com supervisão geral de Marco Altberg, direção de Maria Clara e apresentação de Úrsula Corona. Na série são retratados os mais de três mil atletas oriundos de 23 países de cinco continentes.

Curso de inseminação artificial em bovinos

Dando sequencia as ações realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas, Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal e Representação, começa nesta terça-feira, 21, a partir das 8h, mais um curso de inseminação artificial em bovinos, o segundo este ano. As aulas prosseguem até sexta-feira, 24, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Os interessados devem ficar atentos e agendar sua inscrição para garantir a participação no próximo curso, que tem aulas teóricas e práticas. Contatos através do telefone 3218-2121 ou procurar a Diretoria de Políticas para Pecuária no endereço: 112 Norte, Av: NS-10.