Palmas, Tocantins -

Curtas


Palmas

Fesp oferece especializações

A Prefeitura de Palmas oferecerá mais três novas especializações na área médica, sendo elas Oftalmologia, Psiquiatria e Patologia. As residências para habilitação nessas três áreas de atuação serão realizadas pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). As inscrições para os Programas de Residência Médica já estão abertas e seguem até o dia 04 de março. Serão oferecidas seis vagas, sendo duas vagas para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, duas vagas para Residência em Patologia e duas vagas para Psiquiatria com bolsas de acordo com a legislação vigente.

 

Palmas

Fiscalização da Lei Seca

Acontece neste fim de semana, a partir desta sexta, 23, e até o domingo, 25, ações de fiscalização no trânsito em Palmas, a tradicional Operação Lei Seca. A operação que tem como objetivo diminuir os índices de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção, contará com pontos de bloqueio em ruas, avenidas e em locais estratégicos de toda a Capital. 

 

 

PM

Calouros Akádemo

Na manhã dessa sexta-feira, 23, em Palmas, a Polícia Militar recebeu no Quartel do Comando Geral da PM (QCG), os calouros do projeto Akádemo/2018-1. Os alunos são do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e participaram de várias atividades coordenadas pelos policiais militares. A PM é parceira nesse projeto há alguns anos e busca uma aproximação com esse público. O evento, de caráter preventivo e educativo, foi coordenado pelo 1º Batalhão da Polícia Militar. Estiveram presentes o subchefe do Estado-maior, coronel Jaizon Veras Barbosa; o coordenador das atividades com os acadêmicos, capitão Jackson Nogueira da Silva; a Banda de Música da PM e duas equipes da Força Tática. Além dos policiais, compareceram cerca de 20 calouros de diversos cursos, entre eles administração, fisioterapia, direito, medicina veterinária.

 

Encerramento

Inscrições para morar na Casa do Estudante Indígena

Estudantes indígenas de baixa renda de cursos de graduação presencial, do Câmpus de Palmas, que não tenham casa própria ou não residam com os pais na cidade, podem concorrer a uma das vagas da Casa do Estudante Indígena Kranipĩ. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), informa que as inscrições, para a seleção que disponibiliza 12 vagas, encerram hoje, 23. Conforme o documento, os estudantes devem estar regularmente matriculados. São cinco vagas para estudantes do sexo masculino e outras sete vagas para estudantes do sexo feminino. Também será composto um cadastro de reserva. A inscrição deve ser feita na sala da Pró-reitoria, no Bloco IV (Reitoria), sala 02 (antiga sala 102). Os estudantes devem estar atentos quanto aos critérios para seleção (item 3. do edital) e também para procedimentos da seleção (item 5.). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3229-4211, pelo e-mail alimentacaoemoradia@uft.edu.br ou no site da Proest. Confira, abaixo, a íntegra do edital publicado: Edital nº 012/2018 - Proest - Programa Moradia Estudantil - Casa do Estudante Indígena (Palmas)

Palmas

Pesca Esportiva

Com propostas de fomentar a pesca esportiva, atrair investimentos e profissionalizar a atividade no Estado, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com empresas privadas, participa neste sábado, 24, do encontro “Canoeiros e Amigos”. O evento acontece próximo à praia Graciosa, das 9 às 19h, em Palmas. No encontro terão palestras com informações sobre o tema, divulgação e distribuição da cartilha, produzida pela instituição, “Orientações para a Prática da Pesca esportiva no Estado do Tocantins”. Mais informações sobre o encontro pelo telefone: 3218-7613, com o gerente de pesca esportiva da Seagro Thiago Tardivo.

Limpeza na cidade

Serviços de limpeza e manutenção de paisagismo nesta sexta, em Palmas

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas estão nesta sexta-feira, 23, realizando serviços de limpeza e manutenção de paisagismo por todo o Plano Diretor, bairros e distritos da Capital. Confira a programação de serviços em ação. O serviço de roço com tratores ocorre nas quadras Arso 51, Arno 73, Arne 13, Arne 71, Arso 54, área Norte da Avenida Teotônio Segurado e Setor Jardim Taquari. Também há equipes de roço costal na Avenida Teotônio Segurado nas proximidades do Jardim Taquari, nas quadras Arno 44, Arno 73 e Arse 22. Também está sendo feita a retirada de entulhos no Jardim Taquari, na Arno 33, na Avenida Perimetral (próxima às Arnos) e avenidas do Jardim Aureny III. A varrição manual, capina de áreas e canteiros públicos e pintura de meio-fio ocorrem no Jardim Aureny III e no distrito rural de Taquaruçu Grande. Além disso, também está sendo feito na mesma data a manutenção de parques e pintura nas Praças da Arne 13 e Avenida LO-11. As equipes que lidam com parques e jardins da Seisp também estão realizando manutenção do paisagismo da cidade em diversos pontos da Capital. A população também pode encaminhar demandas solicitando esses serviços diretamente à Seisp por meio de ofício direcionado à pasta, que fica localizada na ASR-SE 125, Avenida LO-27, ao lado do Terminal Rodoviário de Palmas ou pelo telefone (63) 2111-0628, que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial.

 

Trânsito

PMs de Araguaína são treinados para atuar em fiscalizações à CNH digital

A Polícia Militar promoveu dois dias de capacitação voltada aos militares do 2º Batalhão, em Araguaína, acerca da fiscalização da nova Carteira Nacional Habilitação (CNH) em formato digital. “Os policiais militares receberam instruções com o objetivo de capacitá-los ao conhecimento específico sobre essa nova ferramenta da CNH digital, sabendo assim manusear e identificar a autenticidade desse documento tecnológico, na ocasião da fiscalização e orientação de trânsito”, ressaltou o tenente-coronel João Márcio Costa Miranda, comandante da Unidade. O treinamento foi realizado na tarde da última quarta-feira, 21, e manhã de quinta-feira, 22, no auditório do Senai em Araguaína. O capitão Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior, gerente de fiscalização e segurança do Detran, ministrou a instrução e ressaltou a importância dos policiais e agentes de trânsito do município terem um conhecimento específico sobre essa nova ferramenta da CNH digital, conforme a legislação vigente. Na ocasião, foi apresentado aos policiais militares e agentes de trânsito o novo modelo de CNH com o QR Code, a chamada CNH digital, que já está sendo utilizada por condutores do Tocantins e de mais duas Unidades Federativas Brasileiras, sendo que a partir de 1º de julho deverá ser adotada em todo o território nacional. Todo motorista que já tem o novo modelo de CNH física com o QR Code pode procurar o Detran para cadastrar a sua CNH no modelo digital e, assim, caso esqueça o documento físico em casa e não esquecer o aparelho celular poderá apresenta-la digitalmente para o policial ou agente de trânsito e evitar sofrer sanção administrativa por parte do órgão de fiscalização.

 

 

Aulas

Atividades da Escolinha Nilton Santos retornam com 250 crianças

Teve início, no último dia 20, as atividades da Escolinha Nilton Santos, projeto social da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Esportes e Lazer. Com o retorno das aulas, cerca de 250 jovens na faixa etária entre 7 e 17 anos, retomaram as atividades da Escolinha. Segundo o gerente da unidade, Carlos Ricardo dos Santos, a Escolinha Nilton Santos encerrou as atividades em 2017 com 456 alunos e, nos primeiros dias de treinamentos deste ano, 250 jovens retornaram às atividades. O gestor espera que até o próximo dia 2 de março, quando serão encerradas as inscrições para fazer parte da escolinha, aumente o número de matriculados para a temporada 2018. As aulas vão de terça a sexta-feira, no período da manhã das 7h30 às 9h30, e à tarde, das 15h30 às 17h30. Os alunos retornaram com coletes novos e mais de 20 bolas que estarão à disposição deles e dos professores. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas na sede da Escolinha, localizada na quadra 407 Norte, Alameda 08, APE 01, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. Para compor o quadro de alunos, a criança ou adolescente deve estar devidamente matriculada em uma unidade de ensino. Além de comprovante de matrícula em escola da rede pública ou privada, no ato da inscrição os pais ou responsáveis devem apresentar atestado médico, duas fotos 3x4 e cópia da certidão de nascimento ou RG. O período de matrículas vai até o dia dois de março para novatos e veteranos. Serão formadas turmas nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. As atividades são orientadas por profissionais de educação física e de forma gratuita. O projeto tem como foco o estímulo à iniciação esportiva aliado à cidadania.

Cidades

Reforço policial em Palmas

Com foco em reforçar o policiamento ostensivo na capital, a Polícia Militar iniciou na tarde desta quinta-feira, 22, a Operação Expediente Operacional em áreas comerciais e residenciais, a fim de garantir a tranquilidade social e proteger o patrimônio. A operação está sendo desenvolvida através da realização de blitzen e bloqueios em pontos estratégicos da cidade, bem como abordagens itinerantes, com a finalidade de intensificar a presença da Polícia Militar nos centros urbanos. As operações são atividades rotineiras da corporação que visam propiciar à população maior efetividade no emprego do efetivo policial, inclusive do administrativo, no intuito de, por meio de ações preventivas e repressivas, coibir delitos, apreender drogas e armas, bem como recuperar veículos furtados/roubados.