Palmas, Tocantins -

Curtas


Série cinematográfica

Abertas inscrições para figuração na série "O Boneco de Barro e o Rei"

Estão abertas inscrições para processo seletivo da equipe de figurantes de "O Boneco de Barro e o Rei", série cinematográfica da Spatium Arte e Cultura. Podem participar homens e mulheres, de qualquer idade ou perfil, para figuração voluntária. Esta é a primeira série de ficção do Tocantins e a produção será veiculada em todo o País, distribuída nos 215 canais da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, por meio da Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas (Chamada Pública BRDE/FSA Prodav). Interessados em participar, podem procurar a produção de elenco da série pelo telefone (63) 9 9101-6687. Ao todo, a produção contará com 26 episódios, cada um de 13 minutos. As gravações do filme se iniciaram no início do mês de abril e seguem até o final de maio, com locações nos estúdios da Br153 e Alento na Capital, chácaras do entorno de Palmas e Parque Estadual do Jalapão. Roteirizada e dirigida pelo ator Nival Correia, a obra conta com um elenco de cerca de 40 atores, todos artistas regionais.

Educação

Programa Conte até 10

Voltado para orientar os estudantes quanto ao bullying e à violência no ambiente escolar, a campanha Conte Até 10 nas Escolas inicia as atividades de 2017 nesta segunda-feira, 24, com a formação para os educadores que atuarão no programa. A iniciativa é do Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O curso, realizado na modalidade de Educação a Distância, atenderá cerca de 400 educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação que atuam nas turmas de 8° e 9° ano do ensino fundamental nas escolas estaduais.  A formação será desenvolvida em quatro módulos no período de 24 de abril a 30 de junho deste ano. Os temas abordados serão: violência nas escolas e bullying; valorização da vida; direitos e deveres dos adolescentes; cultura de paz e respeito nas escolas; enfrentamento da violência nas escolas. A campanha Conte até 10 tem como objetivo trabalhar a tolerância a partir do ambiente escolar com ações de conscientização visando evitar atos violentos e homicídios cometidos por motivos fúteis.

Na UFT

Lançamento do livro Do Girassol ao Capim Dourado

Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, será lançado o livro Do Girassol ao Capim Dourado: Apropriação e Ressignificação de Elementos Naturais na Narrativa Identitária do Estado do Tocantins, da jornalista e professora mestre da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Ana Carolina Costa dos Anjos. O evento acontece dentro da programação da II Semana Academia Integrada de Direito e Comunicação Social em Palmas, no dia 28 de abril, às 19h, no Hall do Cuica-UFT. O livro, que tem origem em uma dissertação de mestrado, analisa e criação da identidade tocantinense fazendo, para tanto, um recorte no discurso midiático que usa a simbologia do girassol e do capim dourado como elementos constituintes da narrativa recente do Estado. A obra se baseia em farta documentação, 2700 exemplares de dois jornais analisados no período de 2003 a 2011, e mostra processo de construção dos símbolos políticos que sustentam e dão legitimidade aos principais mandatários do Estado. Com um olhar minucioso e revelador, a autora realiza uma nova abordagem sobre cultura, história e memória da cidade, transitando pelos processos de construção, desconstrução e ressignificação de símbolos político-identitários com a contextualização da criação do Estado do Tocantins (1988) e a fundação da cidade de Palmas (1989) em conjunto com a perspectiva de poder político.

Palmeirante e Porto Nacional

Recorde de carregamento em Terminais Integradores

A VLI, empresa de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, registrou recordes de produtividade em dois terminais intermodais do Corredor Centro-Norte. Os ativos bateram marcas relativas aos tempos operacionais destinados ao transbordo de grãos. Enquanto o Terminal de Porto Nacional atingiu a marca de 18,46 vagões carregados por hora, ou seja, 80 vagões em 4h20min, o Terminal Integrador de Palmeirante bateu a marca de 80 vagões carregados em 4h08, equivalente a 19,35 vagões por hora. Os terminais do corredor Centro-Norte destacam-se, também, pela eficiência em processos.  A equipe operacional alcançou a sua melhor marca em descarregamento de carretas com 134 descargas em apenas 8 horas, um único turno no Terminal Integrador de Porto Nacional. O recorde anterior, em março do ano passado, era de 118 carretas. A capacidade de movimentação do corredor Centro-Norte representa uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira. “A VLI desenvolveu uma infraestrutura logística no corredor Centro-Norte, que engloba os Estados do Maranhão e Tocantins, com capacidade para atender a demanda crescente da produção agrícola”, destaca o gerente de Terminais para Corredor Centro Norte, Leonardo Paiva.

 

Leitura

Sistema OCB/TO doa livros para biblioteca da DPE

O Projeto Biblioteca em Movimento da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins recebeu uma doação de mais de 60 livros, realizada pelas
instituições do Sistema OCB/TO. O diretor regional de Palmas, defensor público
Leonardo Oliveira Coelho, recebeu a doação das mãos do representante da
OCB/TO, Magnun Vinicius Borges. As obras são das mais diversas áreas do conhecimento e vão para as prateleiras do Projeto Biblioteca em Movimento, que estão localizadas nos corredores de todas as diretorias regionais da Defensoria Pública no Estado. Segundo Magnun Vinicius, os livros foram recolhidos em capacitações realizadas pelas instituições do Sistema OCB/TO para a comunidade, onde a inscrição para participação é trocada por um livro. “Escolhemos a Defensoria como um dos pontos de distribuição desses livros que recolhemos durante as capacitações, e a partir de agora esse será um processo contínuo”, afirmou Borges.

Poder Judiciário do Tocantins

Nupemec cadastra conciliadores e mediadores

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) está cadastrando conciliadores e mediadores para atuarem no Poder Judiciário do Tocantins. Podem se inscrever no cadastro, profissionais que participaram dos cursos de formação oferecidos pelo Núcleo, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense, nos anos de 2016 e 2017. Além da comprovação de conclusão do Curso de Conciliadores e Mediadores, na forma definida pelo Conselho Nacional de Justiça, também será exigido o preenchimento dos requisitos previstos no art. 35 da Resolução de Nº 5 do TJTO e certidão negativa de antecedentes criminais. Os interessados deverão apresentar os documentos necessários na Sala do Nupemec, localizada no 1º piso do prédio do Tribunal de Justiça, na Praça dos Girassóis. Mais informações pelo telefone 3218-4348 ou pelo e-mail Nupemec@tjto.jus.br.

Rally da Safra

Rally da Safra para produtores rurais

Após a conclusão da etapa de avaliação das lavouras de soja, o Rally da Safra prossegue este mês com a realização de eventos para produtores. O maior levantamento sobre a safra de grãos do Brasil fará em Porto Nacional/TO, nesta segunda-feira, dia 24 de abril, às 19h, na A7 Eventos & Lounge, no evento com o sócio analista da Agroconsult, André Debastiani, que irá avaliar o cenário para o mercado de grãos no Brasil e apresentará os resultados obtidos em campo pelo Rally. Acontecerão também palestras técnicas com os patrocinadores, sorteio de brindes e coquetel. Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 está na 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Agrosatélite, FIESP e Fundação Agrisus. O trabalho das equipes, o roteiro completo da expedição e a programação de eventos podem ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra.

Dia do PM

Militares homenageados no Tocantins

A Polícia Militar do Tocantins utilizou esse dia 21 de abril, o dia de Tiradentes, e também Dia do Policial Militar, para render homenagem aos melhores homens de sua tropa. Entre os que receberam medalhas por mérito, destaque para o comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar de Arraias, major Autieres Bezerra Pimentel, que ao lado de diversos colegas, foi homenageado. Militares de todo o Estado, que fizeram tempo de serviço esse ano também receberam medalhas por completar 10 ou 20 anos de trabalho prestado ao Tocantins.

Na Capital

Ópera na Tela exibe Gianni Schicchi

A grande atração da temporada 2016 do Festival Ópera na Tela de Giacomo Puccini, o Gianni Schicchi, será exibida neste sábado, 22, às 19h30, no Cine Cultura. A ópera que acontece em Los Angeles tem como maestro Grant Gershon e direção de Woody Allen e Kathleen Smith Belcher e conta um elenco premiado como Plácido Domingo e Arturo Chacon-Cruz. O Festival teve início em novembro de 2016 e foi exibido em mais 17 cidades brasileiras. Em Palmas, a Fundação Cultural (FCP) exibiu toda a temporada 2016 com 12 óperas e terá mais duas exibições com o fechamento da temporada prevista para o dia 30 de abril. Ingressos à venda na bilheteria do cinema a partir das 18 horas. Valores: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Sinopse: Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.