DEM, MDB e PSD foram os partidos que mais elegeram prefeitos nas eleições deste ano

O DEM elegeu 26 nomes para prefeitos nessas eleições, seguido do MDB, com 23 e do PSD com 22 eleitos

Crédito: Divulgação/Web

O DEM da deputada Dorinha Seabra e do governador Mauro Carlesse foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos nessas eleições: 26. A legenda só tinha um prefeito eleito nas eleições de 2016, da prefeitura de Rio Sono. O MDB, do ex-governador Marcelo Miranda e do senador Eduardo Gomes, conseguiu eleger 23, seguido do PSD, do senador Irajá Silvestre, com 22 eleitos.

 

O Solidariedade dos deputados federais Thiago Dimas e Eli Borges, conquistou 15 prefeituras e aparece em quarto lugar no ranking das legendas que elegeram mais prefeitos este ano. Em 2016, o partido tinha cinco prefeitos.

 

O PTB, do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Antonio Andrade, apesar de perder a eleição em Porto Nacional, também ficou mais robusto neste pleito, passando de cinco para 15 prefeitos.

 

Tanto o MDB quanto o PSD tiveram o número de gestores municipais reduzido, mas mesmo assim os dois partidos ainda estão entre os três que mais elegeram prefeitos. O MDB, nas eleições de 2016, elegeu 27 e o PSD, 28. O PV também encolheu, de 12 cidades em 2016 para cinco em 2020, de acordo com o resultado final do pleito de 2020.

 

O PP apresentou uma baixa de 10 para sete prefeitos, e o PL, do deputado Vicentinho Jr, que não tinha nenhum prefeito, conseguiu eleger seis nas eleições deste ano. O PSC, do deputado Osires Damaso, subiu de um prefeito para seis. O PT foi de dois nas últimas eleições para quatro em 2020. O PSL, que tinha um, pulou para três.

 

Na correlação de forças do novo cenário político nos municípios, o PSDB da prefeita Cinthia elegeu apenas mais um prefeito além da Capital, em Pium, que reelegeu Dr.Valdemir Barros. Os tucanos sofreram uma baixa de cinco para apenas dois prefeitos.

 

Avante e Cidadania que não tinham prefeitos eleitos em 2016 agora contam com dois cada. O Pros, do deputado Júnior Geo, conquistou a prefeitura de Gurupi com Josi Nunes e a prefeitura de Centenário. O Podemos e Republicanos elegeram um prefeito cada este ano e não tinham nenhum anteriormente. O PDT se manteve com um gestor.

 

Nos três maiores colégios eleitorais

 

Nos três maiores colégios eleitorais do Estado – Palmas, Araguaína e Gurupi – somente o MDB lançou candidatura própria em Araguaína. Lá, o DEM fechou com o candidato eleito Wagner Rodrigues (SD), apoiado pelo prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) e o PSD fez alianças com Elenil da Penha (MDB).

 

Em Gurupi, o DEM e o MDB fizeram aliança com a candidata Josi Nunes, mas o presidente do diretório estadual, ex-governador Marcelo Miranda, seguiu com o candidato de Laurez, Gutierres Torquato (PSB).

 

Em Palmas, o MDB e o DEM apoiaram a prefeita Cinthia Ribeiro e o PSD, segui com o candidato de Amastha, Tiago Andrino (PSB). No entanto, o governador Mauro Carlesse não fez empenho político declarado para nenhum dos candidatos.

 

Prefeituras que cada parido conquistou

 

O DEM (26), MDB (23), PSD (22), SD (15), PTB (10). PP (7), PL (6), PSC (6), PV (5), PT (4), PSL (3), Avante (2), Cidadania (2) PROS (2), PSDB (2). Podemos, PDT, PSB e Republicanos conquistaram uma prefeitura cada.

Comentários (0)