Amastha e Cinthia Ribeiro inauguram comitê feminino na região Norte de Palmas

As candidatas a uma vaga de vereador também compareceram na inauguração e, juntamente com o público feminino presente, fizeram coro em prol de mais mulheres na política

Candidatos inauguram espaço voltado às mulheres
Descrição: Candidatos inauguram espaço voltado às mulheres Crédito: Foto: Ascom/PSB

Romper com a política meramente assistencialista, promovendo mecanismos que visem à inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho ou ainda a criação de novos empreendimentos. Essa é uma das bandeiras da gestão Carlos Amastha (PSB) à frente da Prefeitura de Palmas e que buscará no seu segundo mandato evidenciar ainda mais as ações com este fim, tendo como foco a mulher, que hoje corresponde a mais de 50% da sociedade palmense. Pensando nisso, a coligação “Palmas Bem Cuidada” no decorrer da campanha eleitoral terá um espaço próprio de apoio ao movimento feminino da coligação. Inaugurado na noite desta quinta-feira, 01, o comitê feminino está localizado na 403 Norte Avenida LO-10 lote 28.

 

Para a candidata a vice Cinthia Ribeiro (PSDB), deixar de ser assistencialista é fundamental para que a sociedade evolua e que as oportunidades sejam iguais para todos independente do gênero ou condição social. “À medida que nós praticamos somente o assistencialismo, nós não permitimos que as pessoas evoluam. O prefeito tem uma visão totalmente empreendedora, uma visão de que realmente é necessário não só o empoderamento da mulher, mas em se tratando desse recorte de gênero e falando sobre a política da mulher, a gente vê realmente o quanto é necessário ensinar a pescar e não dá o peixe. Nós temos muito a acrescentar e a evoluir para uma prática de assistência social efetiva com cursos de capacitação, de formação e tantos outros benefícios que nós podemos trazer para a população”, lembrou Cinthia.

 

Lua Feliz

A candidata à vice falou ainda do legado deixado pelo marido, o ex-senador João Ribeiro (in memorian), conhecido popularmente como “João das Creches”, que somente para Palmas destinou recursos na ordem de R$ 29 milhões de emendas individuais para a construção de cinco centros municipais de educação infantil (Cmei) e sete escolas, sendo duas de tempo integral. “Um projeto que acho lindo e que é da gestão Amastha, é o Lua Feliz, que são as creches noturnas. Ele vem ao encontro do empoderamento das mulheres. Com esse projeto, as mulheres têm a possibilidade de concluir seus estudos e de trabalhar, tendo onde deixar seus filhos no período da noite bem cuidados. Então não há duvida que este projeto, somado aos Cmeis, atende às mães que contribuem com a renda familiar e muitas delas são chefes de famílias. À medida que o município tem esse olhar bastante específico e atencioso para essa necessidade da mãe e da família, acredito que soma de forma positiva para que esses instrumentos de inclusão possam continuar acontecendo”, destacou Cinthia, lembrando que hoje cerca de 25 mil mães palmenses são chefes de famílias.

 

Olhar feminino

Para o prefeito Amastha, é importante esse olhar feminino dentro da administração municipal. “Muitas mulheres contribuindo com esta gestão e tenho certeza que a Cinthia vem para nos ajudar ainda mais nas questões sociais. Mas é evidente que Palmas mudou e ninguém pode negar essa transformação. Não há mais espaço para a política do tapinha nas costas, e isso se deve não por minha causa, mas porque o palmense mudou seguindo o exemplo da Prefeitura, porque quando homens e mulheres de bem se juntam, o resultado só pode ser um: construir a melhor cidade do mundo beneficiando a todos sem distinção”, complementou Amastha.

 

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama Glô Amastha, que relembrou a história de vida do marido. “Ele sempre teve muito respeito pela mãe dele, pela esposa e pela filha e na Prefeitura não seria diferente. O tratamento dispensado por ele às pessoas é o mesmo independente do gênero, porque ele acredita que a mulher é tão ou mais capaz que qualquer homem”, disse.

 

As candidatas a uma vaga de vereador também compareceram na inauguração e, juntamente com o público feminino presente, fizeram coro em prol de mais mulheres na política, já a partir dessa eleição. “É muito importante que as mulheres se envolvam na política porque hoje não temos nenhuma representante na Câmara, o que faz com que os projetos voltados ao público feminino não tenham visibilidade. Acredito que a mulher tem um olhar diferente e mais amplo e não vai deixar a desejar”, ressaltou Irinete Lopes da Silva, que desenvolve um projeto social voltado para crianças na região das Arnos.

Comentários (0)