No Tocantins, mais de 146 mil pessoas não compareceram às urnas neste domingo

As eleições em vários municípios do Tocantins foram marcadas por abstenções. Palmas foi a segunda capital do Brasil a finalizar o resultado, onde 16% dos eleitores não foram votar

TRE divulga balanço das eleições no Tocantins
Descrição: TRE divulga balanço das eleições no Tocantins Crédito: Foto: Ascom/TRE

O balanço das Eleições 2016 no Tocantins, repassado pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), desembargadora Ângela Prudente, foi finalizado às 20h28 minutos deste domingo, 2, quando foram totalizados os votos de todos os 139 municípios do Estado. O relatório também apontou que mais de 800 mil eleitores expressaram seu voto no Tocantins. O primeiro município a totalizar a votação no Estado foi Tupiratins (6ª ZE), às 17h15. A primeira zona eleitoral a fechar a totalização foi a 24ª ZE de Araguacema, às 17h40. As abstenções no Estado somaram 146.210 (14,11%).

 

Conforme o TRE, o pleito foi tranquilo e com poucas ocorrências registradas, a maioria por tentativa de compra de voto e distribuição de material de campanha. “O sucesso é resultado da atuação das forças de segurança nas ações de prevenção de possíveis ilícitos eleitorais, gerenciadas pela Comissão de Segurança Institucional”, disse o juiz membro Rubem Carvalho, presidente da Comissão.

 

“Tudo aconteceu com tranquilidade, dentro do planejado e num ambiente de paz. Este resultado, mais uma vez, evidencia a importância das ações de Planejamento e organização desenvolvidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e é imprescindível agradecer penhoradamente a todos os envolvidos nesse importante ato democrático participativo”, afirmou Ângela Prudente.

 

Denúncias

Foram registradas 1.288 denúncias pelo aplicativo Pardal, sendo 38% por propaganda eleitoral e 21% por crimes eleitorais. A Ouvidoria Eleitoral registrou 1.353 atendimentos no sábado e domingo, a maioria deles procurando saber seu local de votação e também denúncias. As urnas substituídas foram apenas 22 em todo Estado.

 

Votação

A tecnologia nestas eleições foi uma importante aliada para a celeridade no resultado das urnas, sendo Palmas, a segunda capital do Brasil a encerrar a apuração, às 18 horas.

 

Em Palmas, a totalização dos votos encerrou-se às 18h31 e o comparecimento foi de 145.487 (84,42%), votos válidos 131.037 (90,07%). Votos nulos 10.385 (7,14%), votos brancos 4.065 (2,79%), abstenção 26.857 (15,58%).

 

Ações da PF

A Polícia Federal informou também os resultados de sua atuação durante as eleições municipais deste ano no Tocantins. Foram realizados sete Termos Circunstanciados de Ocorrências, a maioria pela prática da "boca de urna” nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, além de 1 flagrante por crime eleitoral (transporte de eleitores). Em Araguaína foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em postos de gasolina.

 

(Com informações da Ascom/TRE-TO)

Comentários (0)