Segundo Exame, Raul é o candidato mais criticado nas redes sociais em Palmas

O ex-prefeito Raul Filho (PR) é apontado nas redes sociais como o candidato mais criticado, segundo levantamento da revista Exame.com. O candidato aparece com 68% das menções negativas

Raul Filho é candidato à prefeitura de Palmas
Descrição: Raul Filho é candidato à prefeitura de Palmas Crédito: Antonio Gonçalves

Levantamento feito pela revista Exame.com, através da plataforma Sprinklr entre às 00h do dia 15 de agosto até às 23h59 da última quinta-feira, 15, revela quais são os candidatos às prefeituras das capitais brasileiras mais criticados nestas eleições, nas redes sociais. Ao todo são 208 candidatos e em Palmas e o ex-prefeito Raul Filho (PR) é apontado como mais criticado na internet.

 

Nestes 30 dias, a empresa que oferece soluções de gerenciamento de mídias sociais, analisou menções no Twitter, Instagram, YouTube, Facebook, sites de notícias e blogs. Segundo os dados divulgados pela Exame.com, na Capital, Raul Filho foi o mais mencionado nas redes sociais, com 68% de menções negativas. O candidato possui 32% de menções positivas na rede.

 

Segundo o levantamento, dos políticos que disputam as prefeituras das capitais mais mencionados nas redes, somente sete possuem mais citações positivas do que negativas.

Campanha nas redes

A internet ganhou grande repercussão nas eleições deste ano, devido a diversas restrições aos candidatos como a redução do tempo de televisão, de 45 para 30 dias, proibição das doações empresariais e limite de gastos em campanhas. Ou seja, a web tem sido fundamental e estratégica para o pleito deste ano e as redes sociais são uma ótima opção para campanhas com pouco dinheiro, já que muitas campanhas precisam se reinventar, e é assim que a internet ganha um protagonismo jamais visto. 

 

Em 2008 a internet começou a ser utilizada timidamente na campanha eleitoral. Em 2012, o uso da internet ainda era vista como meio de campanha complementar e a mudança aconteceu, de fato, em 2014, quando, à época, uma Pesquisa Datafolha apontou que 39% dos eleitores afirmaram ser influenciados pela internet na hora de decidir sobre seu candidato.

 

Nas redes sociais, segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Kramer, o eleitor conectado não cai em discursos ensaiados ou em jargões. O especialista aponta que o eleitor quer saber, por exemplo, o que o político pensa sobre temas polêmicos como aborto, descriminalização da maconha, casamento entre pessoas do mesmo sexo, redução da maioridade penal, entre outros.

 

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