2017, o ano da Inovação e da Transformação

Omar Hennemann é superintendente do Sebrae Tocantins
Descrição: Omar Hennemann é superintendente do Sebrae Tocantins Crédito: Foto: Divulgação

Ninguém pode negar que existe uma “crise” de confiança com a atual situação do país. Percebemos os reflexos dessa tal “crise” nos índices de desemprego, no grande número de empresas que fecharam nos últimos tempos e principalmente no próprio bolso. Não há como negar que vivemos de fato tempos difíceis.

 

Esse momento de incertezas que o país atravessa vem fazendo com que empresários adiem investimentos e que novos empreendedores aguardem momentos menos nebulosos para iniciar seus projetos. Nunca o pequeno empresário precisou ter tanto jogo de cintura para continuar sobrevivendo no mundo dos negócios.

 

Além desse cenário cinzento, os pequenos negócios do Brasil enfrentam ainda uma “crise de gestão”; muitos empresários não estão conseguindo acompanhar a velocidade das mudanças no mercado, tornando-se pouco competitivos e reduzindo suas capacidades de desenvolvimento e crescimento. Especialistas acreditam que vivemos hoje um ciclo de obsolescência de sete anos; isso quer dizer que a cada sete anos, em média, precisamos renovar toda nossa bagagem de conhecimento para nos mantermos atualizados. Se para as pessoas isto funciona desse jeito, da mesma forma para as empresas, que se não atentarem para isso, envelhecem. É isso mesmo, envelhecem e isto é percebido pelos clientes, que reagem substituindo o endereço de suas compras para empresas modernas, com negócios inteligentes. Não é fácil para ninguém acompanhar tudo isso.

 

Com todo esse cenário de desafios, entendemos que a grande alternativa para os pequenos negócios chama-se “inovação”. Em tempos difíceis o papel da inovação torna-se vital para a manutenção do negócio! Foram as inovações industriais e de gestão que possibilitaram o renascimento da indústria europeia após a 2ª guerra mundial. São as inovações que garantem a vanguarda da competitividade dos negócios de ponta no mundo todo.

 

Não é por acaso que o Sebrae Tocantins elegeu 2017 como o “O Ano da Inovação e da Transformação”! Inovação não é invenção. Implica criatividade, desafio e risco! Implica em estar antenado nas coisas que estão acontecendo em outros locais e adaptar à realidade local. São os grandes componentes que geram transformação e mudanças de realidade! A prática da inovação nas empresas pode ser feita com poucos recursos, às vezes até sem investimentos financeiros, garantindo ao negócio se manter atualizado e no ritmo das mudanças que o mundo atual nos exige. Muitas vezes para inovar basta criatividade, vontade e iniciativa!

 

Vivemos o desafio de avaliar as ideias para ver se tem chances de prosperar! Vivemos a era da recomendação! Inovar é utilizar o conhecimento a nosso favor, com inteligência e criatividade, gerando transformação! Negócios que inovam são negócios que prosperam! Estamos convictos que a inovação é o grande antídoto contra a crise! Inovar no atendimento aos clientes, inovar nos produtos, inovar nos serviços e assim por diante.

 

Em 2017 o Sebrae Tocantins tem o foco na inovação como diretriz de atuação em todas as suas atividades! Estamos colocando toda nossa energia em difundir a cultura da inovação, tanto em nossas operações como no ambiente dos pequenos negócios do Tocantins! Vamos investir com intensidade nas nossas ações de capacitação empresarial, buscando em cada atividade inserir a prática da inovação como um modelo permanente de pensamento! Assim como as empresas que não inovam ficam obsoletas, pessoas que não inovam também ficam obsoletas! Precisamos avançar na capacitação de pessoas, pois são elas que norteiam todos os processos!

 

Em todos os tempos e em todos os lugares do mundo as crises sempre foram um campo fértil para boas oportunidades de negócios. Pelo menos neste aspecto vivemos um ótimo momento para empreendedores “antenados” e inovadores!

 

Temos plena consciência que o papel do Sebrae é gerar transformação. Agir para desenvolver os pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo é o nosso propósito e nossa grande motivação. Acreditamos firmemente nesse caminho como alternativa para a geração de emprego, o crescimento da renda e o desenvolvimento econômico do Tocantins.

 

Omar Hennemann é superintendente do Sebrae Tocantins.

Comentários (0)