Dia da Independência

Em artigo, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Palmas comenta a importância da data e seu significado...

Independência do Brasil
Descrição: Independência do Brasil Crédito: Divulgação

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Ele foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país durante o processo da Inconfidência Mineira.
Este se tornou um dos marcos do processo da independência do Brasil, que assim como o ato conhecido historicamente como o “O dia do Fico” e o “Grito de Independência ou Morte”, declarado por D. Pedro I, foram decisivos para que o Brasil se tornasse independente de Portugal. Este grito, segundo historiadores, aconteceu às margens do riacho Ipiranga, no dia 07 de setembro de 1.822, dia em que comemoramos a nossa independência.
Mas a independência, assim como a liberdade, a igualdade e a fraternidade defendidos pelos intelectuais que durante a Revolução Francesa criaram as bases do mundo democrático, princípios que são para a evolução de qualquer ordenamento fundamentador do Estado democrático de direito, pertence à classe dos bens humanos que jamais serão alcançáveis em absoluto, exigindo uma eterna luta pela sua construção e evolução.
Assim, a importância da proclamação da independência, marca o início de um processo, do qual todos, como cidadãos, temos o dever cívico de participar no intuito de alcançarmos sempre a excelência e a garantia da paz social.
Neste sentido, a Polícia Militar, como uma instituição engajada no citado processo, e em sintonia com esses marços históricos que foram determinantes para essa grande conquista da Nação Brasileira, tem buscado, através de suas ações diárias, incluindo as diversas atividades de policiamento ostensivo e preventivo de segurança, no contato direto com o cidadão, representar não somente a efetiva prestação dos serviços de segurança pública, mas principalmente a consecução da independência efetiva de cada um dos membros das comunidades destinatárias desses serviços, sendo um pilar mestre no qual deve se sustentar o exercício da cidadania.
Independência que se traduz em liberdade. Liberdade que permite ao cidadão ir e vir e desfrutar dos direitos resguardados pela nossa Constituição. Liberdade conquistada por árduas batalhas de um povo valente, e também de instituições que assim como a Polícia Militar, lutam diuturnamente para que o cidadão possa se tornar cada dia menos dependente dos crimes, das drogas, da violência e de qualquer outra forma de violação de direitos alheios. E se torne cada vez mais livres para desfrutar das conquistas da nossa Independência, traduzida pela liberdade que nos permite gozar dos direitos garantidos aos cidadãos brasileiros.
E nessa trajetória de ideais e conquistas, você pode contar com os imprescindíveis serviços da Polícia Militar, que por intermédio dos valorosos policiais militares levam ao cidadão parte desse bem tão preciso, “a liberdade”.
Parabéns, ao povo brasileiro!!!
Parabéns, ao povo tocantinense!!!
Parabéns, às comunidades da região sul do Estado do Tocantins!!!
Parabéns, aos policiais militares do 4º BPM!!!
Vivamos a independência e a liberdade.

Comentários (0)