Dia do corretor de imóveis: comemorações em meio a desafios e batalhas

Uma profissão que nasceu com o crescimento das cidades no século XX, virou categoria na década de 30, com as leis trabalhistas, se organizou nos anos 40 e se consolidou no país, em 1980.

Crédito: Reprodução

Hoje, dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Corretor de Imóveis. Uma profissão que nasceu com o crescimento das cidades no século XX, virou categoria na década de 30, com as leis trabalhistas, se organizou nos anos 40 e se consolidou no país, em 1980.

 

Avançamos muito nos últimos anos no fortalecimento da profissão, garantia de direitos e expansão de benefícios para a sociedade. Porém, apesar da data festiva, e da garra dos corretores de imóveis em se reinventar neste momento de pandemia, enfrentando os desafios que o “novo normal” nos impõe, ainda há muito o que conquistar.

 

Essas conquistas passam pelo entendimento da sociedade da importância do corretor de imóveis. O papel deste profissional vai além de apenas mostrar e intermediar compra e venda de imóveis e/ou visitar empreendimentos, ele também tem a função de entender o perfil do cliente, focando no atendimento às suas necessidades e expectativas, realizando sonhos de moradia ou investimento. Além de auxiliar empresas prosperarem e o país se desenvolver. 

 

O respeito à relevância do trabalho do corretor de imóveis também deve estar refletido na entidades constituídas e esferas públicas municipal, estadual e federal. Ainda temos que lidar com o desrespeito à profissão tanto no quesito da concorrência desleal, com profissionais irregulares não credenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-TO), e também na atuação de alguns políticos interessados em dificultar ainda mais a vida do corretor, diminuindo valor de aluguel enquanto a categoria amarga com a crise financeira causada pelo novo Coronavírus. 

 

Em ambos os casos o CRECI-TO mostrou sua força. Nos mobilizamos e acionamos o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar irregularidades e exercício ilegal da profissão em loteamentos da Capital. Hoje, contamos com uma equipe de fiscalização atuante, que percorre os municípios em busca de denúncia. A concorrência desleal tem sido um verdadeiro câncer no cotidiano dos corretores de imóveis, sendo a principal reclamação da classe que procura honrar a profissão. Prezando, prioritariamente, pelo Código de Ética, o CRECI tem procurado garantir segurança para os bons profissionais e para os consumidores.

 

No segundo caso, de tentativa de interferência de alguns parlamentares do Estado na atividade de corretagem de imóveis, o CRECI atuou de forma a provar que a categoria também é vítima  da pandemia e não poderia ser penalizada. Não foi fácil, mas logramos êxito neste embate.

 

Sabemos que outro embate está sendo travado diariamente por cada corretor que precisa desafiar a Covid-19 para exercer sua profissão com dignidade. A pandemia modificou a vida de clientes e corretores, obrigando-os a buscar alternativas seguras no fechamento de negócios. Contudo, mesmo diante das incertezas que o futuro reserva, devemos ter a esperança em dias melhores, sempre. Porque todo corretor é antes de tudo, um guerreiro que não mede esforços para cumprir sua missão de realizar sonhos.

 

Parabéns aos corretores pelo seu dia.

 

Neia Norberto

Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-TO)

Comentários (0)