Dia do Servidor Público

Vereadora da Capital, Solange Duailibe parabeniza os servidores públicos neste 28 de outubro

Vereadora Solange Duailibe
Descrição: Vereadora Solange Duailibe Crédito: Divulgação

Neste dia 28 de outubro, comemora-se oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil e segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano Palmas hoje conta com mais de 11 mil funcionários, entre efetivos, nomeados, contratados e estagiários. 

 

São pessoas que encontraram na iniciativa pública uma forma de se manterem ativas economicamente e desenvolverem uma carreira segura, com possibilidade de crescimento intelectual.

 

Em troca da estabilidade oferecida pelas carreiras públicas, os servidores municipais de Palmas são os responsáveis pelas políticas públicas, que é o que garante a manutenção dos serviços, mesmo após as trocas de governos, a cada quatro ou oito anos.

 

Às vezes nem percebemos, mas o servidor público está presente em nossa rotina todos os dias, na figura do guarda de trânsito, gari, profissional de saúde, professor, agentes de fiscalização, policiais, dentre outros. 

 

Mas nesta quinta-feira não comemoramos só o dia dos servidores municipais e sim dos servidores nas três esferas de poder: municipal, estadual e federal. Mas, talvez pela por já ter integrado os quadros da Prefeitura de Palmas, na condição de primeira dama, e de hoje estar no Legislativo Municipal, me sinta tão próxima.

 

Lembro que uma de nossas ações mais emblemáticas, na gestão do então prefeito Raul Filho, entre os anos de 2005 e 2012, foi a definição das carreiras do município, com o resgate de direitos adquiridos e nunca concedidos.

 

Naquela época participei ativamente das negociações com as categorias, porque entendi que de uma remuneração justa, da valorização e da possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional é que dependem a qualidade do serviço prestado.

 

Hoje, tenho orgulho de ver que o servidor público de Palmas alcançou um nível de formação intelectual que não lhe permite retroceder. São profissionais que buscam a qualificação constante e que, ao contrário do censo comum, não fazem da estabilidade, uma desculpa para estagnação. A busca pela excelência está cada dia mais presente, tanto no Executivo, quanto no Legislativo.

 

E assim, é que mais do que parabenizar o servidor público neste 28 de Outubro, desejo me colocar à disposição para defesa dos direitos dos servidores, de suas carreiras e à qualidade do serviço público.

 

Solange Duailibe
Vereadora

Comentários (0)