Discurso do velho, travestido de novo

Em artigo de opinião, Luciano Coelho comenta o discurso político nesse período eleitoral...

Prefeito Carlos Amastha, o superstar da politica Tocantinense. Seu ego massageado a cada dia por seu grupo político é de surpreender. Ele já foi o cara da oposição, junto com Sargento Aragão e Wanderley Barbosa em 2012, batia em todo mundo. Depois aproximou de Eduardo Siqueira e de seu pai, Siqueira Campos, buscando parcerias. Ao mesmo tempo também de Marcelo Miranda e de seu pai Brito Miranda, dizendo que estava na hora de Miranda voltar ao governo e o Tocantins voltar a se desenvolver. Seu afilhado Tiago Andrino fazia romaria no apartamento do Brito Miranda, até pouco tempo atrás, pedindo conselhos e levando recados de Carlos Amastha. Assim com sua “cara de pau” de vendedor de “sonhos”, foi levando todo mundo com sua conversa fácil. O pior, que todos caíram nos seus encantos, inclusive o eleitor.

 

Veio a eleição indireta, que muitos chamaram de “golpe” e Amastha voltou a colocar todos no mesmo balaio de gato, tentando criar a sonhada terceira via, sem sucesso. Com a eleição definida e Sandoval empossado governador, e candidato a reeleição, Carlos Amastha foi novamente vender “sonhos”. Sandoval caiu na conversa do “malandro”, indicando o candidato a vice e senador na chapa majoritária. Tudo arquitetado para tentar eleger seu afilhado Tiago Andrino. Não seria o inicio da familiocracia Colombiana?

 

O discurso ontem em Taquaralto

Carlos Amastha em partes esta correto, precisamos renovar, a começar por ele mesmo. Amastha foi um trágico acidente na politica Tocantinense. Amastha desvia o foco das suas promessas de campanha, dos problemas que a capital enfrenta. Então pergunto: cadê os Siqueiristas que não reagem? Cadê a turma do Eduardo Siqueira, que fica inerte a esses ataques do prefeito popstar? Marcelo Miranda, Marcelo Lélis e Katia Abreu, Sargento Aragão aceitando tudo calados? E o Raul Filho que tanto fez para nossa educação estar no patamar de hoje. Quase firmou dobradinha de Solange com Tiago Andrino na capital, também vai engolir o Amastha, como senhor da razão, calado? Estamos diante do “Deus” da politica tocantinense?

 

A verdade é: o novo nunca chegou! As obras também não! As poucas que existem é a SANEATINS que esta fazendo e do município apenas jardins em rotatórias! Agora, carona em atas suspeitas, licitações questionadas inclusive na justiça, tem várias. SANEATINS contratar empresas sem licitação e com suspeitas de superfaturamento para reformar os CMEIS e reformas feitas de qualquer jeito, outras que ainda não terminaram é a ponta do iceberg.  Afirmou em vários veículos de comunicação que acabaria com o contrato da SANEATINS, que nossa tarifa de esgoto seria reduzida, e até agora nada disso aconteceu. Mas patrocínio do carnaval de 2014 e por ultimo de um filme nacional com um montante significativo para que Palmas apareça em cenas de bandidos em fuga do Rio de Janeiro para Palmas, estrelado pela atriz Cléo Pires, isso ele conseguiu. E ninguém protesta?

 

No seu primeiro mês de governo não deu o aumento de 24% para os professores da rede municipal deixado pela gestão anterior. Em contrapartida aumentou demasiadamente o salário dos Secretários Municipais e criou a figura do Secretário Executivo para apadrinhar os “Catarinas”. Em vários veículos de comunicação disse que acabaria com o monopólio do transporte coletivo, mas ao mesmo tempo alugou o prédio do dono do monopólio para ser sede do seu gabinete e de quebra desfilou nos ônibus comprados pelo monopólio como se fosse uma conquista da própria gestão. E o pior não presenciei a imprensa criticar ou fazer uma matéria decente sobre o fato.

 

No carnaval de 2013, uma empresa financiou e não prestou contas e o governo também não! Quanto ao lixo, foi um “verdadeiro lixo” todo o processo de licitação suspeito, e a capital viveu semanas de um verdadeiro lixão a céu aberto. Teve também uma locação biônica de umas ambulâncias que parecia sucatas para atender o SAMU! No caso dos quiosques outra verdadeira “lambança”. Muito barulho e nada muito prático.

 

Na educação, criou um projeto de Modernização da Gestão Escolar, que defendi várias vezes, mas que ao participar de uma das missões, percebi que não vamos modernizar nada, os interesses são outros, menos modernizar. Pergunte ao prefeito e aos que viajaram o que de prático já mudou em alguma unidade escolar? Nada mudou. O que vem sendo feito nas escolas são frutos da gestão do prefeito Raul Filho, porque os servidores são concursados e compromissados com a nossa educação! O curso se encontra parado e incompleto, e ninguém cobra nada?

 

A maior de todas as “lambanças” desta gestão foi o aumento do IPTU e sem justificativa clara. De quebra chegou às residências uma carta/pesquisa e com postagem paga, perguntando o que queremos que seja feito com o nosso dinheiro pago no IPTU? Ora bolas! Pensava que o “Prefeito/empresário/vendedor” e bem sucedido soubesse. Decepção, mas lembrei de uma frase de Ulysses Guimarães, quando criticava os governos dos quais era ferrenho oposicionista e que cabe bem nesta gestão Carlos Amastha: dizia Ulysses: “Governo xique-xique, este que aí está. Não dá sombra nem encosto. Para a Nação, não dá. Para os amigos, parentes e protegidos, presenteia com governadorias, senatorias biônicas, embaixadas, empréstimos e negócios. Passa então ser o governo sombra e água fresca”. Para alguns...

 

Obra deste governo somente o relógio milionário. Nas minhas contas presenciei plantar e retirar grama do local umas 15 vezes aproximadamente. Alias o “novo” aprendeu rápido com o “velho” como fazer caixa para campanha e etc. Fazer jardim, plantar grama, pintar meio fio, operação tapa buraco, lama asfáltica... Carlos Amastha sempre foi o “velho” transvertido de “novo”. Ser transvertido é o que ele mais gosta de ser, um grande ator! Na verdade o eleitor clama por mudança de postura independente se seja velho ou novo!

 

Luciano Coelho de Oliveira – Pedagogo, analista político.

Comentários (0)