E a crise, passou?

Omar Hennemann
Descrição: Omar Hennemann Crédito: Divulgação

Já é hora de fazer uma breve avaliação do momento que estamos vivendo, bem como desenhar algumas novas projeções para este ano de 2017. Existe um mito brasileiro que afirma que “o ano só começa depois do carnaval”. Isso pode até ser verdade para alguns, mas está longe da realidade dos pequenos negócios, que sabidamente, ralam muito, suam a camisa, dão seus pulos.

Os primeiros meses do ano são difíceis para todos, mas especialmente difíceis para os pequenos negócios. A vida do pequeno empresário nunca esteve tão dura! São dificuldades de gestão, concorrências agressivas, dificuldades de acesso ao crédito, leis trabalhistas complexas e o mau humor do mercado no que diz respeito ao consumo de produtos e serviços. Em meio a muitas dificuldades e desafios, nossos pequenos negócios seguem seu curso, driblando as dificuldades, do jeito que dá, todos os dias.

E é em meio a esse cenário brasileiro, ainda turbulento que eu gostaria de saber de você: “E a tal da crise, passou?” Como você está enxergando esse momento e, principalmente, como você está se preparando para os próximos momentos da economia brasileira?

Eu realmente acredito que o tamanho da “sua crise” está dentro da “sua cabeça”. É a velha história de ver o copo “meio cheio” ou “meio vazio”! Podemos ver a crise como um monstro que vai nos engolir ou como uma oportunidade para nos reinventarmos e sairmos dela melhor! Toda crise nos obriga a sair da zona de conforto e já é hora de enxergar isso de outro jeito, com positividade!

Este olhar para o momento que estamos vivendo não há um consenso, mas já há indicadores econômicos que mostram uma discreta retomada da confiança do empresariado brasileiro. É bem verdade que estamos longe da retomada do crescimento, mas podemos – e devemos – nos preparar para um novo tempo que vem por aí.

Acredito que agora é a hora de se preparar para um novo ciclo que está nascendo! É hora de se blindar do noticiário negativo sobre a crise política, crise ética e moral. É hora de dar um tempo e começar a pensar em crescimento! Se há algo de bom em tempo de crise é o fato que ele também é favorável para repensar o negócio, se reinventar e introduzir inovações na empresa, independente do seu tamanho.

Todo empresário precisa ser o protagonista do próprio negócio! Reclamar menos do governo, falar menos de crise e atribuir para si a responsabilidade pelos seus resultados, ou seja, bater a mão no peito e afirmar: é minha a responsabilidade pelos desafios que tenho pela frente.

O momento é ainda oportuno para cuidar da sua capacitação e ainda do treinamento das pessoas que lhe ajudam. Buscar compreender novas tecnologias, novas práticas de gestão e principalmente em inovação.

E se você acha que é preciso muito dinheiro para isso, saiba que dá para fazer muita coisa com poucos recursos! É hora de buscar ajuda no Sebrae, que está aí para apoiar quem quer empreender e se desenvolver! Para nós esse é “o Ano da Inovação e da Transformação”!

E lembre-se, essa tal da crise, se é que ela ainda existe para você, tende a passar, vai passar. Nada fica instalado para sempre. Tudo é muito dinâmico. E quando a economia retomar de verdade, os mais preparados estarão prontos para os maiores saltos e conquistarão resultados superiores.

Omar Hennemann

Superintendente do Sebrae Tocantins

Comentários (0)