E por falar em Cuba...

Em artigo Yanna Barbosa defende que "o povo brasileiro deve se curvar para receber os cubanos. Médicos que têm a medicina no sangue,e não no bolso."...

O Governo Federal, através do programa “ Mais Médicos”,  anunciou o reforço de 4 mil médicos cubanos numa  tentativa emergencial de abrandar a situação caótica da saúde no Brasil.

Tal reforço vem de um convênio com uma Organização Pan Americana  de Saúde que intermediou a negociação. Longe de ser o governo petista trazendo comunistas para o Brasil.

E a rejeição começou...

Não pretendo discorrer sobre o porquê da maioria dos médicos brasileiros se negar a viver em cidades  pequenas e pobres do interior. Pretendo sim falar da rejeição aos cubanos e agora sobre a questão “humanitária” do pagamento do referido convênio  ser repassado  ao Governo de Cuba e não aos médicos.

Cuba é uma ilha insular do Caribe com uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes...Um pouquinho a mais do que a cidade de São Paulo.

Um país que vive num regime socialista completamente diferente dos moldes brasileiros. Um país que insiste em fugir do capitalismo  e sofre em conseqüência disto.

Essa ilha,  hoje,   cede para um país livre, capitalista, próspero, com uma Constituição cidadã e liberdade de expressão 4.000 médicos. Cuba é reconhecida mundialmente por suas pesquisas na área de vacinas. É um país onde não se importam carros luxuosos, onde  tudo é racionado, mas onde não faltam médicos. Um país que possui uma taxa de alfabetização de 99,8% e uma taxa de mortalidade infantil de 4,5 por mil.

Vamos respeitar. Vivemos hoje num país democrático onde a ordem do dia é a roubalheira, o descaso com o dinheiro público. Um país onde a medicina é o canal para uma vida rica. Um país, onde política é carreira, e que tais  políticos nunca foram capazes de levantar um dedo sequer para defender seu país...que dirá uma arma como fez Fidel Castro.

Somos um país onde o IDH nos mostrou municípios no norte onde a média salarial é de 69 reais\mês. E ainda tem gente chamando os médicos cubanos de “escravos de jaleco”. Escravo é a maioria do povo brasileiro que vive em condições de exploração por uma minoria e hoje pode deixar de se submeter a salários de fome por razão de um incentivo do governo brasileiro, bem nos moldes socialistas, duramente criticado pela elite exploradora.

O povo brasileiro deve se curvar para receber os cubanos. Médicos que têm a medicina no sangue,e não no bolso.

E podem ter a certeza de que  o Governo cubano não abandona os seus. E mais certeza ainda de que esse dinheiro vai ser aplicado em medicina...Por que ali não tem 10% de propina, por que ali, com toda dificuldade e falta de liberdade existe a consciência de que saúde é coisa séria...saúde é questão pública...e acima de tudo por que quem vai receber tal contraprestação é Cuba, não é o Brasil.

 

Comentários (0)