Fortalecendo os laços

Onde fica a África no mapa? É um país? E os leões? Como é a vida? O que se come? O continente berço da humanidade composto de 54 países, uma infinidade de línguas, povos, religiões, sistemas econômicos e formas políticas está mais próximo do que imaginamos. Essas e demais perguntas que fazem parte do imaginário do trabalhador, de estudantes e a população de uma forma em geral poderá ser desmistificada com um grau de profundidade e conhecimento in loco.

 

Isso porque na noite do dia 13/07 na Pousada dos Girassóis, foi fundada a Associação dos Filhos e Amigos da África designada pela sigla AFAA. A Associação começou em 2005 quando chegam os primeiros estudantes do programa de convênio Brasil / África da Universidade Federal do Tocantins. A partir do incentivo de vários professores e amigos passaram a ocorrer a conversas e sistematização de ideias com meta divulgar a cultura do continente e fortalecer a relação de convivência e aprendizado para a comunidade acadêmica bem como a sociedade palmensse, sendo assim em 2018 a mesma foi reconhecida em cartório. Dentre seus membros temos Donat Christian é o presidente, Aires Paulo o vice, Aldaira Évora secretaria e Francisco Moreira tesoureiro dentre outros membros.

 

Hoje associação tem mais de 30 membros atuantes de várias nacionalidades Africanas, e agora com membros brasileiros. Em parceria com a UFT e demais órgão, entidades que desejem se unir para apresentar a verdadeira África ela tem como seus objetivos divulgar a cultura africana e fortalecer a relação de convivência de ensino e aprendizado para a comunidade acadêmica, bem como a sociedade palmensse. Promover atividades que visem divulgar informações úteis sobre a África, através de pesquisas, cursos, palestras, atividades artísticas, esportivas e recreativas e desenvolver os meios de comunicação adequados para divulgação dos atos da AFAA e outras notícias de interesse da população.

 

Deste esforço, para esse ano de 2018 será organizada a 1ª Feira Gastronômica Africana em Palmas –TO, alusiva ao dia da Consciência Negra nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro a primeira feira gastronômica, na praça dos povos indígenas com exposição de 20 países da África e com várias atrações artísticas com músicos vindo da África, estilistas da moda africana, haverá a oficina de dança afro e penteados. Assim como pela primeira vez os Tocantinenses irão poder conhecer o príncipe de Kuduro diretamente de Angola. Este evento tem como o intuito de fortalecer a relação histórica entre a África – Brasil, e a divulgação da realidade africana seus hábitos, costumes, tradições na região de Palmas. Estas atividades realizadas pela AFAA em Palmas é totalmente sem fins lucrativos, com interesses exclusivos à promoção de outro olhar a respeito do continente africano e interação social na comunidade. Estudantes africanos de diversas nacionalidades irão orientar oficinas exposições fotográficas assim como os feirantes de outros Estados que estarão expondo seus produtos, contribuindo para o conhecimento do público em geral. A Associação quer demonstrar um outro ângulo do continente, uma realidade que a mídia não divulga. É o combate ao racismo! Para a Associação e seu conjunto de atividades é de grande importância para os Tocantinenses no sentido de conhecer, aprofundar melhor a respeito da África. A AFFA veem para ficar, na busca de um novo aprendizado a respeito de seu território e população.

 

Rosemberg Ferracini é professor, doutor em Geografia Humana.

 

 

 

 

 

Comentários (0)