Lula o idiólatra ou a petulância do megalomaníaco

No texto, o autor ainda elenca algumas das principais diferenças entre Abraham Lincoln e Lula.

Com um pedido de perdão ao grande blogueiro Reinaldo Azevedo <http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/>, de quem sou leitor diário, que notabilizou o adjetivo “Apedeuta” para referir-se a Luís Inácio Lula da Silva, e aos articulistas que se referem a ele como “molusco” por ter incorporado ao nome o apelido “Lula,” permitam-me discordar e propor um termo que define o ex-presidente com muito mais propriedade: Idiólatra.

 

“Apedeuta” significa “Pessoa ignorante, sem instrução” e “molusco” refere-se às espécies de animais aquáticos e terrestres de corpo mole e mucoso, como os polvos, ostras, mexilhões etc.. Apedeuta é um termo erudito, de difícil compreensão para a maioria das pessoas, de uso pedante no linguajar cotidiano, e que parece até elogio, pela semelhança com “terapeuta”, “hermeneuta” e outras palavras com o sufixo “euta.” E o fato de uma pessoa ser ignorante ou sem instrução não a torna em absoluto pessoa sem caráter ou moral.

 

Da mesma forma, “molusco” refere-se a seres que são muito úteis, principalmente por servir como alimento em todo o mundo. Portanto, referir-se a Luis Inácio Lula da Silva como apedeuta ou molusco constitui-se em uma ofensa gravíssima aos ignorantes e aos tão proveitosos animais.

 

Dado o egocentrismo, narcisismo, rancor, megalomania, inveja, ressentimento, egolatria, mitomania delirante e a toda sorte de defeitos morais que Lula cultiva com tanto empenho, o adjetivo que o descreve à perfeição é “Idiólatra.”

 

Conforme o Médio Dicionário Aurélio de 1980, “Idiólatra” é a “Pessoa que adora a si mesma,” o que demonstra a falha de caráter dos sofredores de complexo de inferioridade. Adicionalmente, “Idiólatra” é uma palavra que tem sentido nitidamente pejorativo, com uma fonética vigorosa e saborosa.

 

O motivo de tão longa introdução é devido à petulância do Idiólatra em comparar-se com Abraham Lincoln, em seu discurso durante a comemoração dos 30 anos da CUT, em que disse que é “igualzinho” a Lincoln, de quem estava “lendo” a biografia.

 

Como sempre, Lula mais uma vez falta à verdade. Quem realmente leu a biografia de Abraham Lincoln sabe que ele era conhecido como “Honest Abe.” Honesto é algo que Lula jamais foi e jamais será, por sua livre escolha.

 

Como comprovação de que Lulla jamais leu sequer uma biografia de Lincoln, a sua menção de que Lincoln lia pessoalmente as reportagens de jornais através do telégrafo é falsa; a verdade é que o Presidente Americano monitorava permanentemente os relatórios telegráficos do Departamento de Guerra, pois mantinha o andamento da Guerra Civil Americana sob total atenção, bem como os assuntos referentes ao governo.

 

Vejamos algumas das principais diferenças entre Abraham Lincoln e Lula:

 

Lincoln saiu da extrema pobreza para tornar-se um advogado autodidata, pois teve como estudos formais o equivalente a apenas um ano de instrução, ministrado por professores itinerantes, que acompanhavam os migrantes nas fronteiras do velho oeste;

 

Lincoln nunca simulou um acidente de trabalho, no qual, pela perda do dedo mínimo da mão esquerda, obteve uma aposentadoria “por invalidez;”

 

Lincoln era o que hoje se chama um “workhaolic,” pessoa dedicada ao trabalho. Lula se deleita com a sua ergofobia, “horror ao trabalho;”

 

Diferentemente de Lula, Lincoln jamais usou a Presidência para seu benefício pessoal, de sua família ou apaniguados;

 

Lincoln nunca instalou uma quadrilha na Casa Branca, dirigida pelo seu ministro da Casa Civil ou por quem quer que seja;

 

Lincoln nunca defendeu e acobertou corruptos em seu governo;

 

Lincoln tinha como princípio basilar da Democracia a independência dos Poderes, no qual cabe ao Poder Legislativo a responsabilidade pela criação de leis e ao Poder Executivo a sua execução, ambos supervisionados pelo Poder Judiciário, que atua como mediador das interpretações e defensor da Constituição. Durante seus mandatos, ele vetou apenas quatro leis propostas pelo Congresso;

 

Mary Todd Lincoln, a esposa de Lincoln, nunca teve suas despesas pessoais pagas com dinheiro público ou viajou em caráter pessoal à custa do Erário;

 

Nenhum dos filhos de Lincoln fez fortuna aproveitando-se da posição do pai;

 

Lincoln jamais colocou amantes em posição de destaque no governo, ou acobertou-as em suas negociatas;

 

Lincoln não mentia a seus concidadãos, sendo por eles chamado de Honest Abe;

 

Lincoln tinha respeito à Constituição e às suas Leis e à preservação da República e de suas instituições.

 

Lula podia ao menos aprender uma lição, contida numa das frases atribuídas a Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo, e todas as pessoas por algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo.”

 

Em suma, Lincoln foi um dos maiores estadistas de todos os tempos, no verdadeiro sentido da palavra. E Lula? Ora... Lula é um Idiólatra!

Comentários (0)