Metas e foco para 2017

Mais um ano que se findou, e com ele o apanhado de metas que foram estabelecidas e cumpridas, e as que ainda precisam ser alcançadas. Assim como o fim, vem um novo começo, 2017, faça dele o seu ano! Basta ter planejamento e conhecer o seu perfil, aflorar seu lado investidor, estreitar seus relacionamentos e se resolver pessoalmente e profissionalmente. Então aí que vão alguns passos para te auxiliar nesse processo, e claro, nada que uma especialista não possa facilitar para você.

 

Primeiro de tudo, você precisa definir claramente o seu foco, temos que dedicar exclusividade do nosso tempo ao nosso objetivo mais almejado, claro, que sem se esquecer dos demais, mas estabelecer prioridades é uma parte muito importante para a realização nesse processo. Outro passo importante é definir quem você é, para então definir onde chegar, para ir do ponto A (onde você está), ao ponto B (onde você quer chegar), é necessário antes detalhar o ponto A, onde você está? O que é hoje? O que faz hoje? O que você tem hoje? Quem é você? Fazendo uma análise da sua satisfação e realização.

 

Defina então quais resultados você deseja, você saiu do ponto A, e quer chegar ao B, após o A ser detalhado, pontue os objetivos do ponto B, e mais que isso, detalhe a forma como irá almejar esse objetivo, são definições que devem estar claras na sua mente, e em sua programação. Levando em consideração também algumas adversidades que podem traçar seu caminho, por isso é necessário planejar-se, para trabalhar justamente nessas situações.

 

Também se faz importante uma análise dos ônus e bônus, pois, a cada atitude há uma perda e um ganho e isso fará toda a diferença para traçar as suas metas. O que se ganha, o que se perde ao alcançar ou não esse objetivo, e principalmente, se existe embasamento e possibilidade de realização, os pés no chão são excelentes amigos nesse momento.

 

Identificar qual é a sua missão de vida, seu propósito aqui na terra, se faz por meio de uma reflexão pessoal e profissional intensa e interna, encontrar-se é um dos passos mais importantes, investir nesse autoconhecimento é a maneira mais completa de traçar todas as metas para esse ano e para os outros que virão, e identificar se essas metas condizem com o seu eu. Investir no que você acredita, e principalmente no que você ama fazer já um grande passo para o sucesso e realização pessoal/profissional.

 

Buscar sempre melhorar, se profissionalizar e se especializar, por mais que esteja tudo bem, e da maneira que você sempre planejou, há mecanismos e oportunidades que podem ser dadas a você mesmo, e que atingiram um patamar superior, mas vá com calma, não se cobre tanto, estamos em eternas mudanças e jamais alcançaremos a plenitude se não entendermos isso.

 

Faça uma análise SWOT, para medir o quão próximo você está de encontrar o seu planejamento complemento, e então executá-lo, faz-se da seguinte maneira, emprestada da área de Planejamento Estratégico Corporativo, a análise SWOT tem nesse contexto como objetivo levantar: 1) suas forças internas (S de Strengths), 2) suas fraquezas internas (W de Weakness), 3) suas oportunidades externas (O de Opportunities) e 4) suas ameaças externas (T de Threats).

 

Chegamos na parte mais importante do processo, a execução! Executar suas metas, planejadas, bem elaborada e mensurada, com ônus e bônus e com o auxílio de um profissional para te direcionar e auxiliar no seu encontro pessoal e profissional, parta para ação!​

Tudy Vieira é Master Coach e especialista em liderança.

Comentários (0)