O nosso maior presente para as crianças é a educação infantil de qualidade

"Ação que demonstra compromisso com o futuro das crianças é o investimento em creches e na educação infantil", lembra Luana...

No dia em que  homenageamos àqueles que simbolizam nossa esperança no futuro, as nossas crianças, temos que ir além das comemorações.

Às vezes, temos o hábito de depositar a responsabilidade de  um país melhor nos ombros de seres ainda tão frágeis, vulneráveis e inocentes. Realmente está nas mãos das crianças de hoje, o amanhã que nós queremos, assim como esteve nas nossas, um dia, o sonho dos nossos pais e avós. Mas a responsabilidade por este futuro é, principalmente, nossa. Somos nós os protagonistas deste enredo que muda no “agora”, com nossas ações.

Uma ação que demonstra compromisso com o futuro das crianças é o investimento em creches e na educação infantil. Antes considerado de menor importância, hoje já se sabe que o ensino infantil pode transformar o Brasil desde sua base.

Como disse certa vez a presidenta Dilma Rousseff, investir em creches é “a chance que o país tem em enfrentar na raiz o problema da desigualdade  entre ricos e pobres”. É na creche que se garante o acesso aos melhores estímulos para a criança: curiosidade, sociabilidade e estímulos pedagógicos, físicos e psicológicos que serão importantes para ela enfrentar a vida e o mercado de trabalho no futuro.

Sem falar que com as creches as mães podem ter tranquilidade para exercer a função de provedoras da casa. Uma tarefa que tem crescido nos lares brasileiros. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a proporção de famílias chefiadas por mulheres cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos. Nos casais com filhos, o índice de autoridade feminina passou de 3,4% para 18,4%.

O Brasil tem dado o exemplo. O acesso de crianças brasileiras a creches cresceu mais de 100% em dez anos, segundo o IBGE. Com isso também aumentaram os problemas. Mas o principal deles diz respeito ao número de vagas, confirmando que há muita procura pelo benefício. A meta do governo federal é  construir, até 2014, mais de oito mil creches e pré-escolas no País.

No Tocantins, também temos feito nossa parte e contribuído para esses índices positivos. Com a ajuda do senador João Ribeiro (PR), que sempre apostou na educação infantil, já foram conseguidas mais de 140 creches e escolas de tempo integral. Deste montante, 70 foram concluídas no Estado.

 

Acreditamos que não há outro caminho para o desenvolvimento do Brasil e do Tocantins que não seja o da Educação. E ela começa na infância, com alimentação adequada, estimulação e sociabilização que a creche e as escolas de tempo integral permitem.

Eu me lembro bem que meus pais sempre disseram que o maior patrimônio que podiam deixar para mim e meus irmãos eram os estudos. E, realmente, este é o maior presente que se pode dar a uma criança: a oportunidade de aprender, desde a primeira idade. As creches são o início da garantia de um futuro melhor. São a aposta ideal nas nossas crianças e renovam  a esperança de que podemos ter o amanhã que sonhamos.

Comentários (0)