O povo brasileiro clama! Por manifestação ou revolução?

Confira no artigo do professor Luciano Coelho, uma análise dos últimos acontecimentos que mobilizaram todo o país.

Vivenciamos nos últimos dias em tempo real pela TV, redes sociais, jornais, sites de noticias, manifestações em todo território nacional. Os motivos das manifestações são diversos: contra corrupção, alta carga tributária, aumento da tarifa do transporte coletivo, monopólios das empresas, PEC 37, preconceito religioso, homofobia, sistema educacional brasileiro, saúde e segurança pública.

Desde a redemocratização do País, a sociedade brasileira é bombardeada por mazelas e escândalos políticos referentes ao mau uso dos recursos públicos, basta rememorarem o túnel do tempo. Apesar dos avanços sociais nas classes D e E, não foram suficientes, uma vez que as classes B e C pagam um preço muito alto por este avanço, principalmente no que se refere carga tributária.

Veja o exemplo do professor de carreira de nível superior, que no mês de junho terá o acréscimo ao seu salario 1/3 de férias, com isso elevará a carga tributária sobre seus rendimentos para 40,5%! Sem contar aqueles que pagam plano de saúde, mensalidade escolar para os filhos! Pode-se afirmar que hoje o trabalhador brasileiro, está pagando para trabalhar! Uma vez que estes encargos pagos ao governo não tem retorno eficaz em educação, saúde, segurança publica e infraestrutura! Para quem não vê uma identidade clara nas manifestações, está aí, a prova. Indignação, insatisfação!

Vejo como legitimas as manifestações, fortalece a democracia, mostra a força da população ao invadir as ruas e ver estampado no rosto dos milhares de brasileiro sua indignação com o sistema politico atual, salvo os atos de vandalismo praticado por uma minoria. Mas a sociedade brasileira clama por movimento, uma simples mudança de comportamento ou revolução?

O conceito de movimento, esta relacionado a uma serie de atividades organizadas com um fim comum, mobilizar. Já o conceito de mudança pode-se definir como uma troca, transferência, alteração, de vida ou de lugar. O conceito de revolução vai além, define como um movimento brusco, de transformação radical, de lugar, sociedade, governo. Pode-se afirmar que no Brasil ocorre um fenômeno social onde o poder dominante não está mais respondendo com as necessidades, anseios da maioria, não há consenso em manter a ordem social, pois ela não existe, a desigualdade apenas mudou de classe.

Abro um parêntese para analisar a manifestação de Palmas, uma manifestação legitima, onde uma maioria esmagadora de jovens, sem ligação politico partidária foi às ruas protestar contra o governo, contra a corrupção, contra o monopólio das empresas de ônibus que existe e não adianta o seturb colocar na mídia que não. Gerações que protestaram contra a ditadura, direta já, fora Collor, voltaram às ruas com filhos e netos e juntos gritaram o que estava preso há tempo. Uma manifestação que não tinha líder foi espontânea, por mais que alguns veículos queiram imputar direcionamento ao governo no movimento. Uma manifestação pacífica. Foi isso que eu vi ontem nas ruas de Palmas.

Então a partir desta constatação estamos prestes a vivenciar uma revolução social, econômica, politica, cultural e religiosa do Brasil, desde que os movimentos não sejam estanques, mas intensos e contínuos até que uma nova ordem social venha a ser constituída e que contemple a maioria da sociedade, que haja uma diminuição das desigualdades, que o aparelhamento do estado funcione atendendo as expectativas da sociedade, que responda efetivamente os gritos das ruas, uma revolução!

Comentários (0)