Palmas 26 anos: progressista, moderna, humana

Em artigo de opinião, o autor diz que Palmas, uma cidade planejada, é hoje embelezada por uma administração que está resgatando a dignidade da população

A capital mais jovem do Brasil acaba de celebrar 26 anos de criação vivendo certamente seu melhor momento.

 

Participei do início da gestão do atual prefeito Carlos Amastha como secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego durante mais de um ano e me afastei em razão de problemas de saúde. Voltei, depois de um ano, para as comemorações de aniversário e encontrei uma cidade mais bela ainda, limpa, ajardinada, com novas praças e parques com equipamentos para atividades de crianças e idosos.

 

Na área de urbanismo, lazer e recreação, foi entregue o Parque Cesamar  reformado e revitalizado, incluindo desassoreamento do lago, disponibilizando atrações para todas as idades, como o espaço baby, academia de artes marciais, pistas esportivas e caminhada, salas de artes e leitura.

 

Assisti ao organizadíssimo desfile escolar comemorativo e me impressionou o garbo da meninada em seus impecáveis uniformes. Teve como tema central os Jogos Mundiais Indígenas que acontecem em Palmas no final de outubro deste ano. A destacar também a formação musical nas escolas municipais com fanfarras que mais parecem orquestras.

 

Visitei a UPA Norte, inaugurada nesse dia, com estrutura igual às melhores do país. Mais do que unidade de pronto atendimento, é quase um hospital, com equipamentos de primeira geração e conforto para os usuários que dispõem inclusive de sala de espera com TV de 50 polegadas e chamada nominal por painel eletrônico.

 

Ainda na saúde, destaque para o envolvimento das crianças nas campanhas de prevenção da dengue, tirando Palmas de um dos maiores índices dessa doença para pequeno número de casos.

 

A Prefeitura promoveu a reestruturação da Escola de Governo para capacitação continuada dos funcionários e foi instituído o programa de valorização dos servidores baseada na produtividade. No setor de ensino, noventa professores foram conhecer os melhores sistemas de educação do mundo em Cingapura, Coreia do Norte e Finlândia para trazer subsídios ao ensino municipal.

 

No serviço público Palmas tem muitos exemplos, o mais recente é que um terço dos ônibus urbanos já conta com ar condicionado e foram implantadas linhas exclusivas para mulher, com os veículos pintado em cor-de-rosa.

 

Conheci também o projeto do Centro de Convenções, cuja construção será no meio do lago e se tornará sem dúvida cartão de visitas da cidade.

 

Foi realizado neste ano o primeiro Carnaval da Paz com participação das igrejas cristãs e da população em geral foi sucesso, uma festa alegre e sadia.

 

Isso tudo é mais uma prova de que com vontade, dedicação e trabalho é possível muito realizar. Palmas, uma cidade planejada, é hoje embelezada por uma administração que está resgatando a dignidade da população que é tratada com dedicação, lealdade e respeito. Por isso o prefeito Carlos Amastha conta com altíssima aprovação popular refletida nas pesquisas de opinião e em sua popularidade pessoal.
 

Parabéns, Palmas!
 

Borges Da Silveira é empresário, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde.

Comentários (0)