Policiamento turístico e o desenvolvimento regional do Jalapão

Tenente Coronel da PMTO, João Leyde de Souza Nascimento.
Descrição: Tenente Coronel da PMTO, João Leyde de Souza Nascimento. Crédito: Divulgação

A indústria do turismo é um dos ramos da economia que possui maior potencial de distribuição de renda, com elevadas taxas de crescimento no mundo na pré pandemia e a retomada contínua, lenta e gradual atualmente. Os negócios do turismo ocupam posição de destaque na geração de novas oportunidades de emprego e renda para populações onde são implantadas.

 

Em um mundo cada vez mais dinâmico devido à revolução tecnológica e digital, segurança é uma meta a ser seguida, pois buscamos maior segurança sanitária, alimentar, segurança jurídica e, sobretudo, maior segurança pública para apoiar as ações dos setores públicos e privados no desenvolvimento de políticas públicas, equilíbrio social, ambiental e econômico com objetivo de ampliar e explorar as riquezas naturais existentes sempre no intuito de preservar para usufruto das próximas gerações. 

 

São enormes os desafios do Estado do Tocantins. No entanto, o gestor público comprometido, capaz, motivado, atento às necessidades de seu povo e com elevado espírito público, busca canalizar as oportunidades e gerar benefícios para criar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de acordo com o potencial de cada região. Sendo a área do Jalapão o local onde temos baixos indicadores de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em relação aos outros municípios do Tocantins e do Brasil, segundo dados do IBGE/2021, impulsionar esse nicho de mercado e essa região poderá aumentar a qualidade de vida dos moradores em conjunto com outras ações integradas.

 

Com a alta do dólar no mercado internacional frente a desvalorização da moeda nacional (real), o Brasil passa a ser um destino procurado tanto pelo turista internacional quanto o próprio brasileiro, que se volta para conhecer seu país em viagens de lazer e aventura.

 

Segundo dados a WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), em 2019, no mundo, o Turismo representou 10,3% do PIB e no Brasil gerou cerca de 7,9 milhões de empregos ligados à essa atividade econômica. Um dos fatores que podem contribuir para o retorno desse segmento é o aumento das pessoas imunizadas contra a Covid-19 e a melhoria da infraestrutura da região.

 

A instalação de uma companhia de policiamento de turismo na região do Jalapão que atenderá um complexo de cidades/distritos que formam a cadeia de sustentação do turismo de aventura e paisagens naturais. Teremos policiais militares capacitados, treinados e ávidos a aumentar a sensação de segurança aos turistas, moradores locais e empresários que estão investindo nessa região.

 

Através de um policiamento especializado em sintonia com as ações publicas em todos os níveis de governo (municipal,  estadual e federal) e a população local. Haverá convergência de ações estatais interagências (PMTO/SEBRAE/ADETUC/SICS, entre outras).

 

Essa visão estatal visa fortalecer a cadeia produtiva do turismo que possui enormes belezas quase intocáveis (cachoeiras, dunas, fervedouros, lagoas, etc) e um cultura valorosa em solo tocantinense levando a população nativa novas oportunidades de negócios e interações sociais criando ambiente propício para melhoria do desenvolvimento socioeconômico e preservação dos recursos naturais existentes.

 

João Leyde de Souza Nascimento - Tenente Coronel da PMTO.

Graduado em Economia, Segurança Pública e Direito. Pós Graduado em Gestão Pública e Criminologia.

Comentários (0)